Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Vigilância Molecular e Sequenciamento de Nova Geração com foco em Genômica e Transcriptômica

Foram encontradas 33 questões

Q3331641 Biologia
Quando verificamos o número de genes evidenciados pelo Projeto Genoma Humano e o número de proteínas produzidas pelos vários tipos celulares humanos, verificamos que não há uma correlação direta. O número de genes é menor. Sendo assim, um dos mecanismos que poderia melhorar essa correlação seria:
Alternativas
Q3331642 Biologia
A duplicação (Replicação) do DNA in vivo em eucariotos ocorre:
Alternativas
Q3331643 Biologia

Relacione a função celular com as diferentes classes de RNA.


Coluna I


1. estrutural e catalítica

2. informacional

3. translacional

4. regulatórios


Coluna II


( ) RNAs mensageiros (mRNAs)

( ) RNAs ribossomais (rRNAs)

( ) RNAs transportadores (tRNAs)

( ) Pequenos RNAs nucleares (snRNAs, snoRNAs)

( ) RNAs não codificadores (miRNAs, lincRNAs)



A sequência correta, de cima para baixo, é:



Alternativas
Q3331644 Biologia
A enzima responsável pela transcrição de mRNA em eucariotos é a RNA polimerase:
Alternativas
Q3331645 Biologia
Em eucariotos, o processamento do mRNA (“splicing”) ocorre de várias formas (Alça, laço). As sequências gênicas fundamentais para esse processo são:
Alternativas
Q3331647 Biologia
O tipo de mutação mais difícil de ser classificada como deletéria (patogênica) é:
Alternativas
Q3331648 Biologia
Um passo importante da clonagem é a seleção do clone recombinante. Os Plasmídeos da série pUC possuem um gene (lacZ) que codifica a produção da enzima β-galactosidase. A inserção do DNA exógeno (inserto) no sítio de clonagem do plasmídeo causa a interrupção do gene, levando à perda da função da β-galactosidase, mudando a cor da colônia para branca. Assim as colônias bacterianas são:
Alternativas
Q3331649 Patologia
No caso do Câncer Colorretal Hereditário há uma mutação que pode ocorrer em vários genes que estão envolvidos em um sistema de reparo. Este reparo seria o: 
Alternativas
Q3331650 Biologia
Seriam elementos Cis e Trans da regulação da síntese proteica, respectivamente:
Alternativas
Q3331651 Biologia
Uma ferramenta amplamente utilizada na genômica funcional é o silenciamento gênico. Pode ser transitório ou estável, dependendo do tipo de molécula que está sendo utilizada. No caso do silenciamento transitório, geralmente se utiliza como ferramenta:
Alternativas
Q3331652 Biologia
Para testar se uma sequência de DNA (fragmento) tem propriedades de induzir a transcrição, pode-se utilizar o:
Alternativas
Q3331653 Veterinária
A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) trouxe um grande avanço para o diagnóstico molecular, mas, como todo método, tem suas limitações e desvantagens quando comparado aos métodos que eram utilizados no momento. No caso da PCR convencional pode-se citar como limitação e desvantagem, respectivamente:
Alternativas
Q3331654 Veterinária
Em um teste molecular para identificar a mutação F508del da Fibrose cística (autossômica recessiva), foi utilizada a Reação em Cadeia da Polimerase associada à digestão com uma enzima de restrição específica. No entanto, ao realizar a PCR, muitos fragmentos foram sintetizados, impedindo o seguimento do teste. Para resolver esse problema, a solução seria: 
Alternativas
Q3331655 Técnicas em Laboratório
Para a identificação e quantificação de um vírus que tenha como material genético o RNA, o método apropriado seria:
Alternativas
Q3331656 Técnicas em Laboratório
Ao se realizar um sequenciamento de Sanger do gene β globina para identificação das mutações de um paciente com diagnóstico de Talassemia Beta, foi encontrada uma variante patogênica (deletéria), uma mutação sem sentido, no códon 39 em homozigose. No entanto, ao se analisarem os pais desse paciente, apenas o pai apresentava essa variante. Partindo do princípio de que as reações de sequenciamento foram bem-sucedidas e com alta qualidade, uma possível explicação seria:
Alternativas
Q3331657 Biologia
Uma ferramenta muito utilizada na Biologia Molecular é a enzima de restrição. O uso dessa enzima permite diferenciar a presença ou não de determinada variante. Uma determinada enzima de restrição tem um sítio de corte justamente em uma sequência mutante e não tem sítio de corte na sequência normal. Assim, ao se realizar uma Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), seguida da digestão enzimática específica, na eletroforese, espera-se encontrar em um indivíduo heterozigoto:
Alternativas
Q3331658 Técnicas em Laboratório
Nos casos em que é necessário sintetizar simultaneamente várias regiões gênicas simultaneamente, deve-se utilizar: 
Alternativas
Q3331659 Técnicas em Laboratório
Na técnica da PCR alelo específico (também denominada ARMS - amplification of refractory mutation systems e PCR/ SSP - Sequence-specific Primer) para diagnosticar uma variante patogênica:
Alternativas
Q3331660 Técnicas em Laboratório
Os estudos de Epigenética do Genoma (WGBS) tem como ponto fundamental a análise da metilação do DNA (5mC). Para permitir essa análise é necessário o uso de:
Alternativas
Q3331663 Patologia
Segundo “the American College of Medical Genetics and Genomics and the Association for Molecular Pathology”, as variantes gênicas são classificadas em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: B
5: A
6: C
7: E
8: B
9: X
10: A
11: B
12: D
13: C
14: E
15: X
16: C
17: A
18: B
19: B
20: A