Questões de Concurso Público Prefeitura de Caraguatatuba - SP 2024 para Procurador

Foram encontradas 8 questões

Q2346669 Direito Constitucional

Nos termos do Art. 19, inciso I, da Constituição da República, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.



Considerando a classificação das normas constitucionais, é correto afirmar que, a partir da interpretação do referido preceito, é obtida uma norma de eficácia 

Alternativas
Q2346670 Direito Constitucional

O Estado Alfa editou a Lei nº X, na qual dispõe sobre matéria afeta à sua competência legislativa concorrente com a União, acrescendo-se que este ente federativo, na ocasião, ainda tinha editado lei sobre a temática.



Em momento posterior, a União editou a Lei nº Y, que veiculou normas gerais sobre a temática em sentido diametralmente oposto ao da Lei nº X.



O Partido Político Beta entende que ambos os diplomas normativos afrontam a Constituição da República, de modo que a sua incidência em alguma situação concreta seria extremamente prejudicial ao interesse público.



Por essa razão, consultou sua assessoria a respeito dos efeitos da sucessão entre os referidos diplomas normativos e sobre a possibilidade de submetê-los ao controle concentrado de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, considerando os mencionados efeitos deletérios que produzirão.



A assessoria respondeu, corretamente, que 

Alternativas
Q2346671 Direito Constitucional

O Prefeito do Município Alfa, após praticar quatro conjuntos de atos administrativos, solicitou que sua assessoria analisasse a necessidade, ou não, de a sua legalidade ser apreciada pelo Tribunal de Contas para fins de registro. 



Os atos praticados foram os seguintes:


I. nomeação de ocupantes de cargos em comissão;


II. nomeação de ocupantes de empregos públicos;


III. concessão de aposentadoria; e


IV. concessão de melhorias em pensões já concedidas, sem alteração do fundamento legal do ato concessório.



A assessoria respondeu, corretamente, que devem ser submetidos à apreciação do Tribunal de Contas os atos 

Alternativas
Q2346672 Direito Constitucional

Maria, professora de Direito Municipal, instou João, seu aluno, a apresentar quatro características afetas ao regime estipendial dos vereadores.



Em resposta, João, entre outras informações, afirmou que:


I. é fixado em lei;


II. é fixado em uma legislatura para viger na subsequente;


III. a Câmara não pode gastar mais de sessenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluindo o gasto com subsídio dos Vereadores; e


IV. o total da despesa com o estipêndio dos vereadores não pode superar cinco por cento da receita do Município.



À luz da sistemática constitucional, em relação às respostas de João, está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2346673 Direito Constitucional

O Procurador-Geral do Município Alfa, com base em dados estatísticos, constatou que o Município vinha sendo parte em diversas demandas, nas quais eram discutidas questões de direito que já tinham sido apreciadas pelo Supremo Tribunal Federal, de modo favorável à edilidade, em inúmeras ações de controle concentrado de constitucionalidade a respeito de normas afetas a outros entes federativos.



Após realizar alentada análise dessa situação, o Procurador-Geral concluiu, corretamente, que 

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: D