Questões de Concurso Público Prefeitura de Dormentes - PE 2023 para Professor de Matemática

Foram encontradas 10 questões

Q3701673 Pedagogia

A educação brasileira tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. (LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia Da Educação. São Paulo: ed. Cortez, 1994. p. 54)

Considerando a divisão de Luckesi em relação à pedagogia liberal, assinale a alternativa que identifica as tendências liberais que se manifestam na prática pedagógica da educação brasileira.

Alternativas
Q3701674 Pedagogia

Segundo Luckesi em alguns casos as tendências se complementam, em outros, divergem. De qualquer modo, a classificação e sua descrição poderão funcionar como um instrumento de análise para o professor avaliar a sua prática de sala de aula. (LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia Da Educação. São Paulo: ed. Cortez, 1994. p. 54)


A partir da afirmação do autor assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e ( F) para as alternativas FALSAS. 


( ) Na tendência tradicional Os conteúdos, os procedimentos didáticos, a relação professor-aluno não têm nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais.


( ) A pedagogia progressista apresentada na tendência renovada não-diretiva, está orientada para os objetivos de auto-realização (desenvolvimento pessoal) e para as relações interpessoais, na formulação do psicólogo norte-americano Carl Rogers.


( ) A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação – daí ser uma educação crítica. Essa pedagogia tem como mentor e inspirador Paulo Freire.


( ) A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais, essa caracterização refere- se a

Alternativas
Q3701675 Pedagogia

O planejamento, entendido como ato político, será dinâmico e constante, pois estará afeito a uma constante tomada de decisão e essa ação envolve a elaboração de planos de ensino. 


Sobre esse assunto É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q3701676 Pedagogia

A LDB 9.394/96 estabelece alguns artigos destinados à compreensão de aspectos pedagógicos relacionado ao funcionamento da escola entre eles pode destacar o artigo 26 sobre currículo. Analise as afirmativas e dê valor (V) VERDADEIRO e ( F) FALSO para as orientações legais acerca do currículo escolar.


( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.


( ) Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural.


( ) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.


( ) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular facultativo da educação básica.


( ) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Q3701677 Pedagogia
De acordo com Constituição Federal 1988 no seu artigo 214 o plano nacional de educação, de duração decenal, tem o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração definindo diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidade, por meio de ações integradas das diferentes esferas federativas que conduzam a: 

I - Erradicação do analfabetismo. II- Universalização do atendimento escolar. III- Melhoria da qualidade de ensino. IV- Formação para vida. V-Promoção da diversidade, conhecimento científico e tecnológico. VI- Estabelecimento de meta da aplicação dos recursos públicos para 75% como proporção do produto interno bruto

Marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3701678 Pedagogia
Brincar, jogar agir ludicamente exige uma entrega total do ser humano, corpo e mente ao mesmo tempo. (Luckesi, 2000, p.21). Assim, podemos afirmar de acordo com Luckesi que:
Alternativas
Q3701679 Pedagogia
O conceito de zona do desenvolvimento proximal de Vygotsky é muito importante para compreender as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, pois segundo esse autor trata-se de um desnível intelectual avançado. Sobre essa perspectiva assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3701680 Pedagogia

Paulo Freire um dos educadores mais influentes do planeta desenvolveu um trabalho nos círculos de cultura voltado para alfabetizar adultos. Analise as alternativas em relação à vasta construção teórica de Freire.


I - Seu primeiro projeto educacional se volta à alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias no Rio Grande do Norte.

II - O método freireano deve ser entendido como filosofia ou teoria do conhecimento.

III - Nos círculos de cultura existia um programa de conteúdos definidos previamente para desenvolver a leitura e a escrita dos adultos.

IV - Freire defendia a existência da sabedoria popular, para ele os alunos trazem vivências, conhecimentos e hábitos.

V - A forma de trabalhar de Paulo Freire baseava-se numa hierarquia vertical entre educador e educando. 


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3701681 Pedagogia

Segundo Luckesi (2012) O ato avaliativo é um ato de investigar a qualidade da realidade, presente em todo ato humano e subsidia escolhas. Trata-se de um modo de investigar a qualidade da realidade e implica em dois passos.  


Marque a alternativa CORRETA que indica os dois passos defendidos por Luckesi:

Alternativas
Q3701682 Pedagogia
A organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o TDAH como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, sobre esse tema é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: A
6: D
7: C
8: E
9: B
10: B