Questões de Concurso Público Prefeitura de Caconde - SP 2024 para Escriturário

Foram encontradas 9 questões

Q3449480 Direito Administrativo

Leia atentamente os itens a seguir: 



I - Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.


II - Opor resistência ao andamento de documento, processo ou à execução de serviço.


III - Ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do superior imediato.



1 - Advertência por escrito.

2 - Punível com a pena de demissão.

3 - Suspensão por até 90 (noventa) dias.



Diante da análise, ligue cada ato com a sua respectiva penalidade.

Alternativas
Q3449481 Direito Administrativo

Acerca das faltas administrativas, puníveis com a pena de suspensão, analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna.



“Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de ______ da remuneração do servidor, ficando este obrigado a permanecer em serviço.”

Alternativas
Q3449482 Direito Administrativo

Acerca dos atos administrativos, analise as afirmações a seguir: 


I - É a declaração jurídica do Estado ou de quem lhe faça, que tenha, por fim, resguardar, adquirir, modificar e declarar direitos ou obrigações aos administrados.



II - É por meio dessa ação que o Estado exerce a função administrativa e cumpre com os seus deveres e obrigações do dia a dia, movimentando a máquina da Administração Pública, e, assim, atende às necessidades da sociedade. 

Alternativas
Q3449483 Direito Administrativo
A responsabilidade civil dos servidores públicos é um tema de grande importância no âmbito do Direito Administrativo. Ela está relacionada à obrigação que esses servidores têm de reparar os danos causados a terceiros no exercício de suas funções públicas. Diante do contexto apresentado, analise as afirmações a seguir:
( ) A responsabilidade civil dos servidores públicos é sempre subjetiva.
( ) A responsabilidade civil objetiva dispensa a comprovação do nexo de causalidade entre a conduta do servidor e o dano causado.
( ) A administração pública nunca pode ser responsabilizada por atos de seus servidores.
Alternativas
Q3449484 Direito Administrativo
Os atos praticados no processo licitatório são públicos:
Alternativas
Q3449485 Direito Administrativo
Em conformidade com a Constituição Federal de 1988 e, acerca da responsabilidade civil, analise e assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3449486 Direito Administrativo

Leia atentamente os conceitos a seguir: 


I - Órgão

II - Entidade.

III - Agente público.

IV - Licitante.



Assinale a alternativa que não contenha a definição correta dos conceitos apresentados. 

Alternativas
Q3449487 Direito Administrativo

Leia atentamente o trecho a seguir: 


“Não poderão disputar licitação ou participar da execução de contrato, direta ou indiretamente: 


Empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou do projeto executivo, ou empresa da qual o autor do projeto seja _______, _______, controlador, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto, responsável _______ ou _______, quando a licitação versar sobre obra, serviços ou fornecimento de bens a ela necessários.” 



Com base na Lei n.º 14.133/2021, assinale a alternativa que não complete corretamente uma das lacunas.

Alternativas
Q3449488 Direito Administrativo

Analise atentamente as afirmações abaixo:



I - Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.


II - Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.


III - Os documentos serão produzidos por escrito, com data e local de sua realização e assinatura dos responsáveis.


IV - O reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade, salvo imposição legal 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: E
6: E
7: A
8: C
9: B