Questões de Concurso Público Prefeitura de Peritiba - SC 2022 para Auxiliar de Educação Básica
Foram encontradas 20 questões
Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos.
É um dos piores crimes que se podem cometer. As vítimas são homens, mulheres e crianças doentes - presas fáceis, capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes. Quando alguém decide cheirar cocaína, tem absoluta consciência do que coloca no corpo adentro. Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha. Para o doente, o remédio é compulsório. Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr risco de piorar ou até morrer. Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva.
PASTORE, Karina. O Paraíso dos Remédios Falsificados. Veja, nº 27. São Paulo: Abril, 8 jul. 1998, p. 40-41.
A ideia central do texo é que:
Observe atenciosamente o texto abaixo:

Infere-se que a ideia central defendida pelo autor é:
Leia a tirinha abaixo e responda:

As palavras utilizadas na tirinha: cestas, sestas e sextas são palavras:
A imagem abaixo representa a piscina que Lucas vai construir na sua casa.

Qual será o volume (V) de água que Lucas vai usar para encher completamente essa piscina?
Fonte: Schramm, S.M.O.; Macedo, S.M.F.; Costa, E.W.C. Fundamentos da Educação Infantil. Ceará: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2019.
Diante do exposto no texto, marque a alternativa de como esse profissional da educação deve observar a sua prática de ensino.
Fonte: https://edisciplinas.usp.br e de Lima, L. D. (2018).
A qual teórico(a) da educação refere-se o texto acima? Marque a alternativa CORRETA.
Identifique abaixo, as opções que podem constar nessa atividade sequencial que facilitaria o aprendizado das crianças no desenvolvimento da atividade proposta:
I.Atividades de representação a partir de interferências previamente planejadas pelo educador.
II.Observação de pessoas, de desenhos ou pinturas de artistas e de fotografias.
III.Atividades de representação a partir das observações das pessoas.
Marque a alternativa que contém todos os itens CORRETOS.
O texto refere-se à qual das alternativas abaixo que deverá ser realizada uma adaptação para a inclusão escolar? Marque a alternativa CORRETA.
Caso aconteça por exemplo de: Certos alunos juntarem-se para rejeitar ou agredir um colega por ser diferente dos demais. Em geral, o agredido é mais frágil que os outros e não tem condições de defender-se sozinho. Fonte: Tiba, Içami. Disciplina, limite na medida certa / Içami Tiba. - São Paulo: Editora Gente, 1996.
Qual das opções abaixo deverá ser a atitude do professor? Marque a alternativa CORRETA.
Diante do exposto no texto, como atualmente são vistas as práticas de higiene na Educação Infantil e nos documentos oficiais referentes à essa faixa educacional? Marque a alternativa CORRETA.
I.(__) Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.
II.(__)Configuram-se como um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País e também à autonomia de professores e equipes pedagógicas.
III.(__)São referenciais para que as escolas possam se organizar e garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Portanto, abaixo estão alguns problemas bastante comuns relacionados aos comportamentos dos professores em sala de aula que podem gerar a indisciplina, EXCETO:
Diante do texto acima, qual a técnica descrita utilizada nos primeiros socorros? Marque a alternativa CORRETA.