Questões de Psicologia - Psicologia Jurídica para Concurso

Foram encontradas 300 questões

Q2343435 Psicologia
Associe os conceitos da coluna da esquerda com as descrições da coluna da direita sobre Psicologia Forense:


Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão


A sequência que preenche corretamente as lacunas da coluna da direita é:
Alternativas
Q2302322 Psicologia
O Psicólogo colabora para a geração do conhecimento científico da psicologia por meio da observação, descrição e análise dos processos de desenvolvimento, inteligência, aprendizagem, personalidade e outros aspectos do comportamento. Associe corretamente a especificidade profissional com a correspondente atribuição e assinale a alternativa com a sequência correta:

1 - Clínico.
2 - Jurídico.
3 - Educacional.
4 - Do trabalho.
5 - Social.

( ) Acompanha psicologicamente gestantes durante a gravidez, parto e puerpério, buscando integrar suas vivências emocionais e corporais.
( ) Atua junto a organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança.
( ) Assessora na formação e na implantação da política de recursos humanos das organizações.
( ) Contribui na formulação e implantação das políticas de cidadania e direitos humanos.
( ) Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes. 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: TJ-RJ Prova: VUNESP - 2023 - TJ-RJ - Juiz Substituto |
Q2255016 Psicologia
Embora a teoria da Alienação Parental apresente controvérsias quanto à sua validação científica, configura-se como tema ainda comum nos tribunais. Após um processo de divórcio litigioso, os genitores enfrentam desgaste emocional e psicológico, fato que pode desencadear conflitos no que se refere à guarda e aos cuidados dos filhos e situações de alienação parental.
Durante a análise de um caso de suspeita de alienação parental, é preciso
Alternativas
Q2223240 Psicologia
A família transformou-se vertiginosamente nas últimas décadas, podendo ser ressaltada a substituição do pátrio poder pelo princípio de coparentalidade, no qual a autoridade deve ser compartilhada entre o pai e a mãe no que se refere à educação e aos cuidados do filho. Para adaptar-se a essas transformações, o direito de família também procura se atualizar, como em algumas leis que impactam diretamente a prática do psicólogo jurídico, por exemplo, a lei da guarda compartilhada (Lei nº 13.058, de 22 de dezembro de 2014).
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma idêntica com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as melhores condições socioeconômicas e os interesses dos filhos. ( ) Se o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá a guarda à pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade. ( ) Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, que deverá visar à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe.
A sequência correta é: 
Alternativas
Q2223233 Psicologia
No Brasil, a violência contra mulheres e crianças ainda é uma triste realidade, e uma das formas de combate e diminuição dessas violências é compreender como se atribuem sentidos às relações tecidas entre homens, mulheres, crianças, travestis, transgêneros, transexuais. Judith Butler define gênero como: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: B