Questões de Concurso
Sobre conceitos básicos de alimentos em nutrição em nutrição
Foram encontradas 368 questões
I- Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.
II- Moderação: não se deve comer demais, e sim menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos e, caso exceda o peso ideal, começar a restrição alimentar.
III- Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.
Assinale CORRETAMENTE:
I. Desempenha função estrutural e faz parte de todas as membranas dos animais, membrana plasmática e também das diferentes organelas. A presença do colesterol inserido entre os fosfolipídios que constituem a bicamada das membranas confere certa fluidez à membrana.
II. É precursor da vitamina D3 (colecalciferol) e de hormônios esteroides, como os hormônios sexuais masculinos e femininos, e outros, como cortisol e aldosterona.
III. É precursor dos ácidos biliares, que atuam como agentes emulsificantes e participam da digestão dos lipídeos e das proteínas da dieta e são o meio para excreção do colesterol nas fezes.
Está correto o que se afirma em
Você realizou uma oficina de educação nutricional numa escola e nela executou-se um bolo. Agora, os participantes da oficina querem saber o valor energético aproximado da porção de 60g deste bolo. Qual a alternativa correta?

Uma família foi ao supermercado fazer suas
compras do mês. Ao chegar à prateleira dos laticínios
refrigerados, encontrou um iogurte três grãos, com a
seguinte lista de ingredientes:

A respeito deste produto, assinale a alternativa correta:
A ingestão é o processo que leva à introdução dos alimentos no ser vivo. A digestão é o conjunto de processos que leva à simplificação de macromoléculas em micromoléculas por reações de hidrólise catalisadas pelas enzimas e a absorção é a passagem desses nutrientes simples através das membranas celulares, de forma a poderem ser utilizadas no metabolismo celular. Sobre esse processo no ser humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No estômago há a digestão física; os músculos das paredes do estômago contraem fazendo uma onda peristáltica, facilitando o contato do bolo alimentar com o suco gástrico; e, a digestão química, através do suco gástrico, que é constituído por enzimas e ácido clorídrico, fundamental para proporcionar o pH ideal para atuação das enzimas do estômago (protease e lipase gástricas).
( ) A digestão das proteínas começa no estômago, seguida pela ação das enzimas proteolíticas provenientes do pâncreas e da mucosa do intestino delgado. Essas enzimas não são secretadas na forma ativa; posteriormente, pela ação de outros compostos, são ativadas pela perda de uma pequena parte da cadeia polipeptídica por meio de uma hidrólise parcial.
( ) A absorção de grande parte de nutrientes e da água é realizada no intestino grosso. O intestino grosso também é o local da síntese de pequenas quantidades de vitamina (como a vitamina K e B12) e do armazenamento e excreção de resíduos fecais.
A sequência está correta em