Questões de Medicina - Neurologia para Concurso

Foram encontradas 3.594 questões

Q2457150 Medicina
Paciente do sexo masculino, 64 anos, com diagnósticos de hipertensão arterial, diabetes, hipotireoidismo, tabagista e sedentário, é levado para atendimento na emergência com quadro de afasia, paralisia facial à direita e hemiparesia à direita.

Assinale a opção com o território cerebrovascular acometido nesse quadro.
Alternativas
Q2455212 Medicina
Sobre as síndromes medulares, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2455080 Medicina
Analise as afirmativas a baixo, relativas a sangramentos no Sistema Nervoso Central.

I. A hemorragia subaracnoidea não traumática é caracterizada pelo extravazamento de sangue para os espaços que cobrem o Sistema Nervoso Central que são preenchidos por Líquido céfaloraquidiano.

II. O local mais frequente dos aneurismas intracranianos é a artéria comunicante anterior.

III. Acidentes vasculares encefálicos são complicações possíveis na Síndrome de Sturger-Weber e na Doença de Moya-Moya


Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2455079 Medicina
Dá entrada a um Serviço de Emergência, uma criança de 6 anos com histórico de mialgia, cefaleia e dificuldade na marcha, que progrediram até a impossibilidade de deambular. Apresentou episódio de retenção urinária. Apresentava fraqueza muscular em membros inferiores, com arreflexia. Fundo de olho demonstrou borramento na região inferior da papila, em ambos os olhos, que evoluiu para edema de papila à esquerda e hemorragia retiniana sugestiva de neurite. TC de crânio mostrou área hipodensa frontal e temporal direita. TC de coluna vertebral sem anormalidades. No quinto dia de internação, referiu dificuldade para enxergar. Houve excelente resposta ao tratamento com Predinisona. Com base nesse relato, a principal hipótese diagnóstica seria:
Alternativas
Q2455078 Medicina
O Neurologista Pediátrico deve dominar bem causas, sintomas e tratamento dos Sangramentos em Sistema Nervoso Central. Analise as afirmativas a baixo.

I. Em geral, as hemorragias intraventriculares e as hemorragias intraparenquimatosas ocorrem em recém-nascidos muito prematuros e, geralmente, são causadas pelo subdesenvolvimento do cérebro e não por uma lesão de nascimento.

II. Um hematoma epidural pode ser causado por uma fratura do crânio. Se o hematoma provocar o aumento da pressão no cérebro, é possível que ocorra a protrusão das partes moles entre os ossos do crânio e fontanelas.

III. Hemorragia subaracnoidea é o sangramento mais comum em recém-nascidos e, em geral, ocorre em recém-nascidos a termo.


Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: C