Questões de Concurso Sobre licitações e lei nº 14.133 de 2021 em direito administrativo

Foram encontradas 10.099 questões

Q4378201 Direito Administrativo

Após o julgamento das propostas, determinado licitante pretende impugnar, pela via recursal própria, decisão proferida no certame. Em processo distinto, uma empresa busca a revisão da sanção de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar que lhe foi aplicada. A partir dessa distinção, analise as assertivas.



I. Nas hipóteses previstas no art. 165, I, da Lei nº 14.133/2021, como julgamento das propostas e ato de habilitação ou inabilitação, cabe recurso no prazo de três dias úteis, contado da data da intimação ou da lavratura da ata.


II. A declaração de inidoneidade submete-se exatamente ao mesmo recurso e ao mesmo prazo aplicáveis ao julgamento das propostas.


III. Da aplicação da declaração de inidoneidade cabe apenas pedido de reconsideração, a ser apresentado no prazo de quinze dias úteis contado da data da intimação.


IV. O acolhimento do recurso implicará invalidação apenas do ato insuscetível de aproveitamento.



Assinale a opção correta.

Alternativas
Q4378200 Direito Administrativo

Durante a preparação de Sistema de Registro de Preços, foram formuladas as proposições seguintes.



I. A existência de preços registrados obriga a Administração a contratar os quantitativos estimados.


II. A existência de preços registrados implica compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, mas não obriga a Administração a contratar, sendo admitida licitação específica para a aquisição pretendida, desde que devidamente motivada.


III. O Sistema de Registro de Preços poderá ser utilizado para contratação de bens e serviços, inclusive obras e serviços de engenharia, quando atendidos os requisitos legais.


IV. A ata de registro de preços terá vigência de um ano e poderá ser prorrogada por igual período, desde que comprovado o preço vantajoso.


V. A Lei admite, observados requisitos e limites específicos, a utilização da ata por órgãos ou entidades que não tenham participado do procedimento inicial.



Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q4378197 Direito Administrativo
Na preparação de contratação de solução tecnológica complexa, a Administração identificou eventos capazes de repercutir significativamente sobre custos, prazos e responsabilidades das partes. Decidiu, por isso, disciplinar contratualmente a distribuição desses riscos. A interpretação compatível com a Lei nº 14.133/2021 é a de que a matriz de riscos:
Alternativas
Q4378196 Direito Administrativo

Relacione as sanções previstas na Lei nº 14.133/2021 às características indicadas.


Imagem associada para resolução da questão


A sequência correta é:

Alternativas
Q4378191 Direito Administrativo
Uma unidade gestora possui necessidade anual previsível e homogênea de determinado material. Embora a demanda pudesse ter sido planejada conjuntamente, o responsável promove sucessivas contratações de pequeno valor, todas enquadradas individualmente na hipótese de dispensa em razão do valor. Para aferir a regularidade dessa conduta, deverá ser considerado que:
Alternativas
Q4378189 Direito Administrativo
A Administração pretende manter cadastro permanentemente aberto a interessados que preencham condições previamente estabelecidas para a prestação de determinado serviço. Não se deseja selecionar um único vencedor: diversos prestadores poderão ser contratados conforme critérios objetivos definidos previamente. O instrumento descrito corresponde:
Alternativas
Q4378187 Direito Administrativo
Um município pretende adquirir equipamento técnico que, segundo informações obtidas durante o planejamento, seria comercializado por fornecedor exclusivo. Para demonstrar essa circunstância, foi juntada apenas declaração elaborada pela própria empresa interessada, sem qualquer outro elemento apto a corroborar a exclusividade. Nesse cenário, a solução juridicamente adequada é reconhecer que:
Alternativas
Q4378186 Direito Administrativo
Encerrado o julgamento das propostas, o agente de contratação iniciou a análise dos documentos de habilitação apresentados pelo licitante mais bem classificado. Um concorrente sustentou a nulidade do procedimento, afirmando que a habilitação deveria, necessariamente, ocorrer antes do julgamento. De acordo com a Lei nº 14.133/2021, a alegação:
Alternativas
Q4378185 Direito Administrativo
Na instrução de determinado processo de contratação direta, foram apresentadas a razão da escolha do contratado e a justificativa de preço. O setor responsável, entretanto, deixou de demonstrar a compatibilidade da previsão de recursos orçamentários com o compromisso a ser assumido, sob o argumento de que essa exigência seria própria dos procedimentos licitatórios. À luz da Lei nº 14.133/2021, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q4378184 Direito Administrativo
Um órgão público pretende adquirir equipamentos padronizados, disponíveis no mercado e cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos pelo edital mediante especificações usuais. Na fase de planejamento, estimou-se valor significativo para a contratação. Um servidor sustentou que, em razão do elevado valor estimado, a Administração poderia optar entre pregão e concorrência, desde que justificasse tecnicamente a escolha. Outro afirmou que a modalidade deveria ser definida principalmente em razão da natureza do objeto, e não de seu valor. A segunda manifestação está:
Alternativas
Q4378183 Direito Administrativo

A respeito da atuação dos agentes públicos envolvidos nas licitações e contratações regidas pela Lei nº 14.133/2021, analise as afirmativas.



I. A licitação será conduzida por agente de contratação, pessoa designada pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública, incumbida de tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento e executar outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação.


II. O agente de contratação será auxiliado por equipe de apoio e responderá individualmente pelos atos que praticar, salvo quando induzido a erro pela atuação da equipe.


III. Em licitação que envolva bens ou serviços especiais, poderá o agente de contratação ser substituído por comissão de contratação formada por, no mínimo, três membros, observados os requisitos legais.


IV. Na modalidade pregão, o agente responsável pela condução do certame será designado pregoeiro.



Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q4378182 Direito Administrativo
Durante a fase preparatória de uma licitação destinada à contratação de solução integrada de gestão administrativa, a unidade requisitante elaborou o Documento de Formalização da Demanda e, logo em seguida, produziu o Termo de Referência, contendo especificações detalhadas da solução, quantitativos e requisitos de execução. Somente depois de concluído o TR foi elaborado o Estudo Técnico Preliminar, no qual se compararam diferentes alternativas disponíveis no mercado e se concluiu pela viabilidade da solução que já havia sido detalhada no Termo de Referência. Considerando a sistemática de planejamento estabelecida pela Lei nº 14.133/2021 e a orientação do Tribunal de Contas da União, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4377941 Direito Administrativo
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, a licitação é inexigível quando
Alternativas
Q4377937 Direito Administrativo
De acordo com o Regulamento de Licitações e Contratos do Senar, consolidado pela Resolução nº 30/2024/CD, quanto à publicidade do procedimento licitatório, é correto afirmar que 
Alternativas
Q4376779 Direito Administrativo
De acordo com a Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), sobre os casos de dispensa de licitação, assinalar a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4376654 Direito Administrativo
Na fase preparatória de determinada contratação, a Administração verificou que o objeto pretendido somente poderia ser fornecido por determinada empresa, circunstância cuja exclusividade poderia ser comprovada de forma idônea. Um integrante da equipe afirmou que a Administração deveria realizar pregão, ainda que houvesse efetiva inviabilidade de competição, pois a contratação direta somente seria admitida quando o valor estivesse abaixo dos limites legais de dispensa. À luz da Lei nº 14.133/2021, essa afirmação: 
Alternativas
Q4376258 Direito Administrativo
Determinado município, com população de 35.000 habitantes, celebrou contrato administrativo decorrente de contratação direta. Após a assinatura, transcorreram 12 dias úteis sem que o contrato fosse divulgado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
Considere que a contagem foi regularmente realizada e que não se trata de contratação em caso de urgência.
Com base no art. 94 da Lei Federal nº 14.133/2021, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q4376254 Direito Administrativo
Um município pretende realizar duas contratações:
Contratação I: aquisição mediante dispensa de licitação em razão do valor, com entrega imediata e integral dos bens, sem obrigações futuras.
Contratação II: aquisição decorrente de licitação, com entrega imediata e integral dos bens, sem obrigações futuras, inclusive quanto à assistência técnica. A Administração pretende substituir o instrumento de contrato por nota de empenho em ambas as contratações.
Considerando o disposto no art. 95 da Lei Federal nº 14.133/2021, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q4376198 Direito Administrativo
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, sobre a contratação direta e fiscalização contratual, podemos afirmar, exceto que: 
Alternativas
Q4376138 Direito Administrativo
A Câmara pretende adquirir novos equipamentos sem documentar claramente a necessidade administrativa, deixando a justificativa para depois da publicação do edital. Conforme a Lei nº 14.133/2021:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D
5: E
6: C
7: E
8: B
9: D
10: A
11: E
12: C
13: C
14: D
15: A
16: B
17: B
18: D
19: C
20: C