O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

8 maneiras de acabar com a procrastinação e melhorar a produtividade

Você começa a estudar, chega uma mensagem do Whatsapp e dá uma pausa para uma “olhadinha”. Olhou o relógio e percebeu que deu a hora da sua série favorita e após “maratonar”, foi dormir. Por fim, perdeu mais um dia de estudo. Mesmo sem saber, acabou de procrastinar.

A procrastinação é um dos males que assombram quem precisa alcançar um objetivo. E para o concurseiro, que precisa ter maior produtividade, é um pesadelo.

O que é a procrastinação

O significado do verbo procrastinar é “deixar para depois” ou “usar de delongas”. O ato também é comumente chamado de a “arte de deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje”.

Você se identifica neste caso?

Se sim, já deve ter percebido que desperdiçar o tempo impacta diretamente na sua produtividade e, por consequência, nos seus estudos. Quem se prepara para concurso público sabe como a produtividade é essencial durante a preparação.

📝 Como montar um cronograma de estudos para 2022 em 10 passos essenciais?

O que leva as pessoas a procrastinar

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Colorado mostrou que o ato de procrastinar pode ter uma origem genética. Isso porque os primeiros seres humanos não se planejavam  para o futuro, as prioridades eram as necessidades básicas, eles apenas pensavam no que comeriam naquele dia, por exemplo.

Tantos milhares de anos desenvolvendo o instinto de reagir a estímulos imediatos deixaram o homem “acostumado” a dar importância a uma tarefa apenas quando é urgente - e não quando é prioridade. Os pesquisadores que elaboram este estudo também identificaram que há um único gene que define a procrastinação e impulsividade.

O psicólogo, Daniel Gustavson, escreveu um artigo que associa a procrastinação à impulsividade. A impulsividade age por recompensas imediatas, sem pensar a longo prazo. Como esta ação opera com emoções, para controlar o ato de procrastinar precisaríamos trabalhar nossa inteligência emocional.

📑 Leia mais: a importância da saúde mental durante a preparação

Outra pesquisa, feita pela Universidade de Estocolmo, explica que razões emocionais funcionam como gatilho para a procrastinação. Algumas pessoas deixam seus afazeres para a última hora intencionalmente, por acreditarem que funcionam melhor sob pressão e estresse. No entanto, isso pode acabar gerando ainda mais estresse e um mau desempenho.

Para mudar de atitude e aumentar a produtividade, listamos 8 maneiras para acabar com a procrastinação e melhorar seus estudos.

1) Descubra o que te leva a procrastinar

O primeiro passo é identificar quais gatilhos te levam a procrastinar para depois superá-los. Se você está sempre adianto uma atividade, identifique o porquê disso: está cansado? Com sono? Tem medo? Se sente incapaz? Desmotivado? A resposta vai te ajudar a analisar as causas disso e buscar soluções, para que sua produtividade comece a voltar.

💪 Insegurança e você: nada a ver...

2) Faça uma lista de prioridades

Certamente você acredita que possuiu uma lista de tarefas diárias bem maior do que realmente é. Escrever todas elas surte um efeito psicológico importante, provocando a sensação de que você precisa concluí-las. Sem contar, que há atividades que são mais simples do que parecem, então listá-las torna a visualização mais fácil. Dica: comece listando as tarefas que você costuma procrastinar.

📑 Artigo: Falta de tempo para estudar ou de prioridades?

3) Comece pelo mais difícil

A dificuldade das tarefas e o horário do dia são os maiores influenciadores da procrastinação. Com sua lista de prioridades em mãos, separe por períodos: inicie pelas mais difíceis no começo do dia e deixe as mais rápidas e fáceis para a parte da tarde, quando estará mais cansado.

🤔 Cansaço x Motivação: fazer o quê?

4) Planeje o seu tempo

Você conhece o Método Pomodoro de gestão de tempo? Funciona assim: programe um timer para trabalhar e focar em uma tarefa e APENAS nela durante 25 minutos. Tenha o maior foco possível. Após esse tempo, o alarme toca e você tem 5 minutos de descanso. Retome o processo e, depois de 4 rodadas, pode aumentar o descanso para 10 minutos ou meia hora.

5) Divida tarefas complexas em menores

Quando sabemos que uma tarefa demandará demais, seja pelo tempo ou nível de complexidade, a tendência é procrastinar. Para evitar isso, pegue os assuntos mais complexos e divida-os em tarefas menores, para serem cumpridas em etapas. Depois, crie metas e estabeleça uma rotina que permita ir elaborando o trabalho até que esteja completo. À medida que cada uma dessas tarefas são concluídas, tem a sensação de progresso.

💡 Artigo: 9 dicas de como montar um plano de estudos

6) Se presenteie com recompensas

Estipule pequenas recompensas para cada tarefa concluída da sua lista. Pode ser assistir um episódio da sua série favorita, comer um chocolate, aumentar o intervalo de descanso, dar uma olhada nas redes sociais, etc. Quando você define que só pode fazer algo se realizar outro estimula a produtividade.

7) Se desconecte do mundo

Apesar de serem atividades comuns do dia a dia, as redes sociais e aplicativos de conversa podem ser o principal motivo da perda de concentração. Então sempre que precisar de foco total, desligue o celular, saia das redes sociais e, se puder, desligue a internet. Use este tempo para você, que tal?

8) Cuide da sua saúde

Como citado anteriormente, a procrastinação pode ser motivada por fatores emocionais. Então, caso esteja passando por alguma outra situação que esteja influenciando neste aspecto, procure ajuda psicológica.

Além disso, se você continua cansado, sem energia e deixando suas atividades para depois, fique atento aos sinais do corpo. Alguns desses sintomas podem ser causados por falta de vitaminas, má alimentação, falta de sono e até depressão. Procure um médico!

Agora não tem desculpas para procrastinar e adiar os seus estudos. Siga as dicas e conte para a gente se deu certo 😉


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.