
A decisão de estudar para concursos públicos é acompanhada de uma série de escolhas. A principal está no foco total nos estudos, abdicando das sessões de cinemas, saída com amigos e outras atividades de lazer. Entretanto, especialistas alertam para o excesso e indicam o equilíbrio como a solução para ter o melhor rendimento e manter o bem-estar emocional.
De acordo com o psicólogo e especialista em psicologia positiva, saúde e bem-estar João Marcos Wilkinson, as pessoas tendem a se dedicar ao preparo intelectual, investindo em cursos e professores, e acabam perdendo de vista a saúde mental ou saúde emocional. E esquecem ainda do fato de que intelecto e emoção se complementam.
“Para você conseguir acessar a parte do seu cérebro onde está armazenada aquela informação necessária aos estudos, você precisa, minimamente, estar com as suas emoções gerenciadas”, explica o psicólogo.
Para Wilkinson, de nada adianta usar técnicas elaboradas de estudo e de memorização se a mente não estiver bem preparada.
“Quem nunca ouviu falar no ‘dar branco’ na hora da prova em questões que você estudou e tem a ciência de que sabe aquele conteúdo? Depois que a prova passa, a resposta fica óbvia”, relata o especialista, exemplificando o típico nervosismo durante as provas: “De nada adianta horas e horas de estudo, se não conseguirá acessar o conteúdo no momento da prova”.
Como manter a saúde mental durante os estudos
É possível conciliar as diversas disciplinas do conteúdo programático trazido no edital com alguns momentos de descanso para preservar a mente. Veja alguns exemplos:
Cronograma de estudos
Criar um calendário ou ciclo de estudos é uma das estratégias mais indicadas para quem busca a aprovação em um concurso público. Além de manter a rotina organizada, definindo as horas para cada disciplina, o cronograma possibilita reservar um tempo para outros afazeres, como o lazer.
🗓 Leia mais: como montar um ciclo de estudos para concursos
O interessante do cronograma de estudos é a sua adaptação ao seu estilo de vida. Assim, a preparação para a prova ficará mais fácil.
Atividade física
A rotina de exercícios físicos traz benefícios em todos os aspectos da vida, incluindo aos estudos. Além de ajudar a manter o corpo saudável, a atividade física auxilia na memorização do conteúdo estudado e na concentração durante as horas de estudo.
Há ainda a famosa endorfina, hormônio liberado pelo organismo durante a atividade física que traz a sensação de prazer, ajudando a regular o humor e a relaxar corpo e mente; um detalhe que fará a diferença quando retomar a leitura dos PDFs e a resolução de questões.
Grupo de apoio
Não esqueça de manter o convívio social durante a jornada de estudos. Mantenha contato com amigos, familiares e até mesmo, caso sinta necessidade, com pessoas que estejam na mesma batalha, os concurseiros. Além de distrair nos momentos certos, a troca de ideias pode ajudar a solucionar dificuldades encontradas.
Acompanhamento profissional
Estudar para concurso público não é uma tarefa fácil. A frase é até um pouco batida, de tão real. Nesse percurso, podem surgir momentos de ansiedade e até de desistência.
Se mesmo com todas as estratégias indicadas o equilíbrio não se consolidar, é possível ainda recorrer a profissionais durante toda a trajetória. Um psicólogo, por exemplo, poderá ajudar no enfrentamento dos momentos difíceis para que haja menos barreiras no caminho.
Pratique as dicas, encontre o seu equilíbrio. Com a mente sã, o tempo dedicado ao estudos será mais proveitoso e a aprovação ficará mais próxima.