O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A MAIOR Black Friday está chegando. Inscreva-se e saia na frente 🧡

Como montar um cronograma de estudos para 2022 em 10 passos essenciais?

Se preparar para uma prova exige esforço e dedicação, mas não é só isso, outro ponto é igualmente essencial para o êxito: organização! Para ajudá-lo em relação a isso, preparamos este tutorial! Por meio dele, você saberá como montar um cronograma de estudos para 2022 sem precisar quebrar a cabeça, de forma prática e intuitiva.

Todos os anos, milhões de pessoas prestam concursos ou realizam exames de ingresso para o ensino superior no Brasil. Só o Enem de 2021, por exemplo, teve mais de 3 milhões de inscritos. Mas quantas dessas pessoas estavam de fato preparadas?

Pois é, fica o questionamento!

O esforço é um ingrediente do sucesso, mas sem organização, ele não rende o resultado esperado. Por isso, separamos alguns passos para você parar de patinar!

O que tem que ter em um bom cronograma de estudos?

Um cronograma de estudos não precisa de muito material para ser montado, basta um caderno ou uma planilha para dar o pontapé inicial e organizar os estudos.

No entanto, ele não se restringe a isso, é claro. Para ser funcional, ele precisa ter o básico: quantas horas por dia/semana/mês você pode se dedicar para os estudos? Aqui você precisa ser honesto, não adianta colocar metas irreais e esperar que algo caia do céu.

O importante é saber sobre suas responsabilidades e ser realista. Se a quantidade de horas para estudo for pouca em relação ao prazo da prova, você precisará abrir horários na sua agenda para ter mais tempo de estudo.

Para saber mais sobre como conseguir tempo para estudar leia o artigo Como ter tempo para estudar: 5 cuidados na rotina.

Quais as vantagens de montar um cronograma de estudos?

Você deve estar se perguntando por que ter um cronograma de estudos é importante, certo? Não é mais fácil apenas sentar e estudar quando der?

Pode até ser mais fácil, mas lembre-se de que você estuda com um objetivo: ser aprovado, e um cronograma irá otimizar esse processo e o aproximará de sua conquista.

Veja algumas vantagens e benefícios de montar um cronograma de estudos:

  • Organização
  • Foco nos estudos
  • Aumento de produtividade
  • Melhor gestão do tempo
  • Aumento de confiança
  • Mais motivação

Como montar um cronograma de estudos para 2022? Passo a passo

Agora que você já entendeu  a importância de ter em um cronograma, vamos montar o seu? Não tire o olho desse passo a passo!

Passo 1: Estabeleça as datas

O primeiro passo para montar um cronograma de estudo para 2022 é estabelecer as datas que você terá como estudar. Se você trabalha de segunda a sexta, por exemplo, os finais de semana precisarão ser usados para estudar algumas vezes.

Crie uma planilha no computador ou em um caderno se preferir e adicione as datas no cabeçalho. Em seguida, insira  os dias da semana, mesmo os que você não for estudar, e repita essa planilha toda semana.

Passo 2: Defina os horários

Tenha em mente quantas horas você poderá dedicar aos estudos, depois coloque os horários na primeira coluna. Mas quantas horas de estudo são suficientes? Bom, isso  dependerá muito do tipo de prova que for fazer.

Pense sobre a dificuldade da sua prova, analise a concorrência, pondere sobre seu ritmo e verifique o seu histórico para se programar melhor.

Leia mais: 10 dicas essenciais para mães concurseiras

Passo 3: Escolha a ordem das disciplinas

Esse ponto é fundamental e nada adiantará saber como montar um cronograma de estudos para 2022, preencher os dias e horários, se não houver uma ordem pré-estabelecida equilibrando seus pontos fracos e fortes.

O que isso quer dizer? Nunca distribua de forma igual os horários para cada disciplina. Priorize as matérias que considerar mais complexas e separe um tempo maior para elas.

Passo 4: Selecione um método de estudo

Sentar e estudar pode ser algo complicado para muita gente. Por isso, existem alguns métodos que ajudam a otimizar os estudos e a potencializar sua capacidade de aprendizado. Vale a pena conhecer alguns deles para melhorar seu desempenho, não é verdade?

Um dos mais famosos, o Método Pomodoro, é uma técnica que separa o estudo em blocos de estudo e descanso, dessa forma aprimora sua concentração.

Passo 5: Preencha sua rotina diária

O ideal é que você monte sua rotina diária e o seu cronograma de estudo juntos, de forma que possa encaixar os horários de estudo e as outras atividades para que eles não coincidam. Isso vai diminuir as chances de se esquecer de alguma coisa.

Além disso, quando algo for cancelado, você pode aproveitar esse tempo para estudar ou realocar outro horário de estudo ali e ter um horário livre onde antes estava previsto estudo. Coloque tudo aqui, desde trabalho, estudo, almoço e claro, não se esqueça do tempo livre!

Passo 6: Organize seu ambiente de estudos

Outro ponto muito importante é ter um ambiente de estudos limpo, organizado e que tenha tudo o que você precisa. Sempre que possível, mantenha seu ambiente de estudo fora do seu quarto, isso evita a procrastinação.

Um ambiente de estudos bem organizado irá te estimular a estudar e será um aliado na concentração e no foco.

Passo 7: Tenha disciplina nos horários

Esse ponto não é bem um passo de como criar um cronograma de estudos para 2022, visto que está mais relacionado a como colocá-lo em prática. Talvez, este seja o item mais difícil dessa lista, mas pode estar certo: ele faz toda a diferença.

É importante que você respeite os horários de estudo e de descanso e evite mudar demais o cronograma.

Veja mais: Como conciliar estudo, trabalho e filhos

Passo 8: Preencha os momentos ociosos com revisões

Outra dica interessante é fazer flashcards, que são cartões físicos ou virtuais com os tópicos mais importantes das matérias. Eles são ótimas ideias para quem quer revisar o conteúdo de forma rápida.

Carregue esses resumos e, sempre que tiver um tempo ocioso, como esperar uma condução, dentro do ônibus ou na sala de espera de um consultório, você deve aproveitá-lo para ler os cartões com os resumos das matérias. Isso o ajudará a fixar o conteúdo.

Confira também : Como fazer revisão de conteúdo estudado

Passo 9: Conte com imprevistos

Você precisa ter um plano B em caso de imprevistos. Por isso, tenha o material salvo no seu computador para dias sem internet e tenha ele impresso caso falte luz, por exemplo.

Em casos de compromissos de última hora, tenha sempre um espaço de “reserva” na agenda da semana seguinte. Dessa forma, caso haja um imprevisto, você utiliza esse horário para estudo.

Passo 10: Conheça sites, apps e softwares para auxiliar seus estudo

Por fim, se você ainda não sabe como montar um cronograma de estudos para 2022 sozinho ou ainda não tem confiança para isso, existem algumas empresas que possuem softwares e apps voltados para ajudar na preparação para provas e concursos.

A dica aqui é: opte por aquelas soluções que sejam bem conceituadas e respeitadas no mercado!

Agora que você já sabe como montar um cronograma de estudos para 2022, divida seu conhecimento com os amigos. Compartilhe este texto em suas redes sociais!


*Esse artigo foi escrito pela Estudaqui, empresa de Educação com soluções inteligentes para proporcionar um estudo de alto desempenho para que estudantes alcancem seus objetivos.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.