Questões de Concurso
Para pedagogia
Foram encontradas 144.808 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Tanto Piaget como Vygotsky defendem o brincar como um aspecto fundamental do desenvolvimento Infantil, levando em consideração os estágios de desenvolvimento, tais como: o sensóriomotor (do nascimento aos 2 anos) e o préoperacional (de 2 a 7 anos).
II. De acordo com Vygotsky (1998), é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de uma esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não pelo dos incentivos fornecidos pelos objetos externos.
III. Conforme as DCNEI (Brasil, 2010), os eixos estruturantes das práticas pedagógicas são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos. Nesse sentido, as brincadeiras orientadas com intencionalidade pedagógica devem ser prioridades em relação as brincadeiras espontâneas, garantindo maior controle do processo de aprendizagem pelo professor.
Após análise, conclui-se que é correto o que se afirma em:
( ) Rousseau (1999) defende a infância como um momento específico da vida, em que as crianças não tem características próprias. Assim sendo, para ele, o adulto deve saber elaborar um projeto de educação voltado para a sua formação cidadã, o que o faz se distanciar de um desenvolvimento natural da criança.
( ) De acordo com Sarmento e Pinto (1997), crianças existiram sempre, desde o primeiro ser humano, e a infância como construção social — a propósito da qual se construiu um conjunto de representações sociais e de crenças e para a qual se estruturam dispositivos de socialização e controle que a instituíram como categoria social própria – existe desde os séculos XVII e XVIII.
( ) Para Kuhlmann Jr. (1998), é preciso considerar a infância como uma condição da criança. Um conjunto de experiências vividas por ela em diferentes lugares históricos, geográficos e sociais é muito mais do que uma representação dos adultos sobre esta fase da vida. É preciso conhecer as representações de infância, e considerar as crianças concretas, localizá-las nas relações sociais, etc, reconhecê-las como produtoras da história.
( ) A pesquisa de Ariès (1981) mostrou que as crianças, até o século XVII, eram tratadas como se não tivessem características nem necessidades próprias, o que implica em uma ausência de uma particularidade da infância. Essa concepção vem se modificando assim como se transformam as sociedades.
( ) Em se tratando da história social da infância, no Brasil, não era muito diferente da história escrita por europeus. Vários estudos têm afirmado que essa distinção ficava muito clara no Brasil Colonial e Imperial, em que a exploração do trabalho de crianças indígenas e africanas era aceita por toda sociedade, pois não existia o sentimento de infância.
Após análise, conclui-se que a sequência correta é:
I. O trabalho da professora e do professor da Educação Infantil é selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças com vista em prepará-las para o primeiro ano do Ensino Fundamental.
II. As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
III. O olhar e a escuta se tornam elementos fundamentais para o planejamento do professor. Cabe a ele reconhecer os interesses das crianças a fim de, a partir deles, ampliar as experiências de aprendizagem.
IV. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
V. Segundo a BNCC, priorizar os direitos de aprendizagem, possibilitando que as crianças exerçam o protagonismo no espaço educativo, é uma condição crucial para o aprimoramento das habilidades e competências para sua inserção no Ensino Fundamental.
Após análise, conclui-se que é correto o que se afirma em:
I. A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve considerar as áreas de conhecimento no desenvolvimento das crianças, em consonância com as orientações dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI - (Brasil, 1998), por se tratar de um documento normativo principal nesse nível de Educação.
II. As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo às crianças, dentre outros aspectos, experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
III. Todas as crianças precisam ser tratadas de modo igualitário. Nesse sentido, o planejamento deve ser uniforme para todas as crianças, uma vez que não devemos tratar as pessoas de forma diferenciada.
IV. A organização do currículo deve estar pautada pelo exercício do respeito à dignidade humana, valorização da diversidade, defesa do meio ambiente, dos direitos humanos, do respeito às diferenças étnicas, geracionais, de gênero, religiosas e políticas, desde a Educação Infantil, proporcionando a criação de novos olhares inclusivos sobre a sociedade.
V. A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças (Res CNE/CEB nº 5/2009, art.8º).
Após análise, conclui-se que estão corretas:
I. As instituições que oferecem Educação Infantil, integrantes dos Sistemas de Ensino, são as creches e as pré-escolas, dividindo-se a clientela entre elas pelo critério exclusivo da faixa etária (zero a três anos na creche e quatro a cinco na préescola).
II. Os Sistemas de Ensino assegurarão às unidades escolares públicas de Educação Básica que os integram, progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.
III. As instituições privadas da Educação Infantil são mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado e se organizam em dois grupos: os particulares com fins lucrativos e as comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos.
IV. As Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI -, asseguram às creches, a função de cuidado, em regime de colaboração com a assistência social, e às pré-escolas o caráter educativo, em consonância com as secretarias de educação.
Após análise, conclui-se que é correto o que se afirma em:
I. Avaliação Diagnóstica. II. Avaliação Formativa. III. Avaliação Somativa.
( ) Ocorre durante o processo e tem como finalidade acompanhar e melhor a aprendizagem.
( ) Ocorre geralmente no início de um processo de ensino e busca identificar conhecimentos prévios.
( ) Tem como principal função classificar ou certificar o estudante ao fim de um período de ensino.
Após análise, conclui-se que a sequência correta é:
I. Do ponto de vista pedagógico, ela centraliza a atenção nos exames e não auxilia a aprendizagem dos estudantes.
II. Este modelo de avaliação permite o desenvolvimento de personalidades ativas nos estudantes e o engajamento nas atividades.
III. A pedagogia do exame está mais articulada com a reprovação do que com a aprovação, contribuindo para a seletividade social.
Após análise, conclui-se que está correto o que se afirma em:
I. O ensino deve ser organizado, disciplinado e centrado na figura do professor, a didática é a oportunidade de o professor organizar a transmissão do conhecimento.
II. A didática compreende que o professor é o mediador da aprendizagem, devendo estimular a participação ativa dos estudantes.
III. Ela tem uma preocupação com o contexto social dos estudantes, relacionando o conteúdo escolar com a realidade social do aprendiz.
Após análise, conclui-se que está correto o que se afirma em:
I. A atuação do Acompanhante estimula e convoca os professores e funcionários, por exemplo, a se relacionarem diretamente com o aluno, contribuindo com a autonomia tanto da criança quanto dos demais atores escolares.
II. A educação terapêutica deve oferecer às crianças palavras, produção de cultura e códigos compartilhados para que algo de significante e de simbólico possa advir.
III. A importância desse profissional no processo inclusivo ocorre em diversos contextos, exceto na elaboração do programa e nas flexibilizações curriculares necessárias a determinados alunos.
Está(ão) CORRETA(S).
De acordo com o ponto de vista da psicologia histórico-cultural, o ensino deve promover o desenvolvimento, atuando na zona de desenvolvimento proximal ou iminente dos estudantes. A atividade do professor “[...] se constituirá como práxis pedagógica se permitir a transformação da realidade escolar por meio da transformação dos sujeitos, professores e estudantes”.
MOURA, M. O. de et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In. MOURA, M. O. (org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 93-125.
De acordo com essa perspectiva teórica, assinale a alternativa correta.