O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 17.975 questões

Q1026990 Pedagogia
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), marque a alternativa INCORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1026989 Pedagogia
A ação docente encontra grandes desafios em relação ao processo ensino e aprendizagem e à construção de uma escola comprometida com a transformação social. Analise as proposições a seguir, considerando a forma como se caracterizam as tarefas de uma escola pública, democrática e de qualidade, segundo Libâneo (1994). I - Proporcionar às crianças e aos jovens a escolarização básica e gratuita, assegurando a todos as condições de assimilação dos conhecimentos sistematizados e a cada um o desenvolvimento de suas capacidades físicas e intelectuais. II - Entender que o processo de assimilação de conhecimentos é resultado da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento. III - Assegurar o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais sobre a base dos conhecimentos científicos, de forma que estimulem o pensamento crítico e independente, permitam o domínio de métodos e técnicas do trabalho intelectual, bem como a aplicação prática dos conhecimentos na vida escolar e na prática social. IV - Assegurar uma organização interna da escola em que os processos de gestão e administração e os de participação democrática de todos os elementos envolvidos na vida escolar estejam voltados para o atendimento da função básica da escola, o processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1026986 Pedagogia
São princípios da LDB (Lei n.º 9.394/1996): I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II - Respeito à liberdade e apreço à intolerância. III - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. IV - Existência de instituições públicas sobrepondo a existência de instituições privadas de ensino. A partir dos princípios acima, assinale a alternativa CORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1026985 Pedagogia
Ao estabelecer o ensino fundamental como único nível de ensino cuja matrícula é obrigatória no país, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei n.º 9.394/1996, trouxe para a escola um grupo de crianças que, ao serem introduzidas nessas instituições, entraram em contato com uma cultura da qual devem se apropriar. Considerando o desenvolvimento da linguagem escrita a partir do primeiro ano do ensino fundamental, analise o que se afirma abaixo: I - Para mobilizar os processos de aprendizagem das crianças de modo a ajudá-las no desenvolvimento das capacidades relacionadas à leitura e à escrita e na construção de representações sobre esse objeto de estudo, as situações de aprendizagem precisam ser sequenciadas, articuladas e contextualizadas, ou seja, as crianças precisam participar de um conjunto de atividades caracterizado por um ciclo de ações e procedimentos de ensino-aprendizagem – as chamadas situações de aprendizagem. Nesse contexto, consideram-se situações de aprendizagem as situações nas quais crianças e professores adotam formas específicas para aprender e ensinar no contexto da escola. II - O desenvolvimento da linguagem escrita em crianças menores de sete anos pode e deve ser trabalhado por meio de estratégias de aprendizagem capazes de respeitar as características das crianças e seu direito de viver plenamente esse momento da vida. Encontrar uma forma de ensinar capaz de respeitar o direito ao conhecimento e, ao mesmo tempo, a capacidade, o interesse e o desejo de cada um de aprender constitui um desafio da Pedagogia para qualquer nível de ensino ou área de conhecimento. Considerando as afirmativas acima, é possível concluir que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1026984 Pedagogia
De acordo com o Artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: B