Questões de Concurso Para técnico em laboratório - histopalogia

Foram encontradas 38 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3364956 Técnicas em Laboratório

Equipamentos de proteção individual (EPI´s) são equipamentos de uso individual, projetados para proteção de quem os utiliza contra agentes químicos, físicos, biológicos, frio ou calor, assim como outros riscos presentes no ambiente laboratorial (Rodrigues et al., 2022). (Observação PFF = peças faciais filtrantes). Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:



I- O jaleco forma uma barreira de proteção de contaminantes, protegendo a pele e as roupas por baixo, por isso, deve ser obrigatoriamente de manga longa e de tecido de algodão ou algum outro tecido não inflamável.


II- As luvas de látex podem ser utilizadas para proteção contra agentes biológicos e para manipulação de ácidos, bases diluídas e solventes orgânicos.


III- As máscaras PFF1 são indicadas para poeiras e névoas, mas não protegem contra agentes biológicos, sendo as máscaras PFF2 (equivalentes à N95) as mais utilizadas para proteção contra agentes biológicos.


IV- Deve-se usar no laboratório calçados que tenham um desenho que minimize escorregões e tropeções e possa reduzir a probabilidade de ferimentos causados por queda de objetos e exposição a agentes biológicos.


V- Os óculos protegem os olhos contra gotas, impacto, borrifo e salpicos, sendo os óculos de grau uma alternativa adequada como forma de proteção para os olhos.



É CORRETO o que se afirma apenas em: 

Alternativas
Q3364955 Técnicas em Laboratório

A maioria das células e tecidos humanos é incolor. Para que possam ser visualizados ao microscópio, é essencial que as lâminas passem pelo processo de coloração. Considerando a coloração de rotina (hematoxilina-eosina), analise as assertivas abaixo:



I- Antes da coloração, é necessário remover a parafina presente nos cortes, pois a hematoxilina-eosina é aquosa e não penetra na parafina.


II- Antes da coloração, as lâminas de vidro com os cortes nelas aderidos são mergulhadas em álcool absoluto para remoção da parafina.


III- A eosina é a parte ácida do corante, com afinidade pelas estruturas básicas. A coloração final obtida varia do rosa claro ao vermelho.


IV- A hematoxilina é parte básica do corante e cora em azul ou violeta o núcleo das células e regiões citoplasmáticas ricas em ácido ribonucleico (RNA).


V- Após a coloração, os cortes são montados para preservação e observação. Para tal, aplica-se uma gota de xilol sobre o corte ou sobre uma lamínula.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3364954 Técnicas em Laboratório

Tecidos mineralizados, como ossos e dentes, requerem uma etapa extra no processamento histológico. Devido à presença de sais de cálcio, essas estruturas apresentam grande rigidez, o que dificulta ou até impede a obtenção de cortes finos para análise microscópica. Assim, o processo de descalcificação tem como objetivo facilitar a microtomia, preservar a integridade das lâminas de corte e aprimorar a qualidade da coloração. A remoção do cálcio contribui para uma coloração mais homogênea, fator essencial para a observação detalhada da morfologia tecidual. Qual das afirmativas abaixo é a CORRETA no que concerne às técnicas histológicas de descalcificação?

Alternativas
Q3364953 Técnicas em Laboratório

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Parecer Nº 31/2005: “Considerando os dispositivos legais vigentes, a Sociedade Brasileira de Patologia recomenda que: No prazo legalmente estabelecido para a guarda de blocos e lâminas histológicas, estes só poderão ser retirados do Laboratório de Patologia com a autorização expressa e devidamente protocolada do paciente ou de seu representante legal, obrigando-se o uso de Termo de Consentimento Informado, para esclarecimento do objetivo da cessão do material”. Por quanto tempo o serviço de patologia deve manter em arquivo as lâminas histológicas?

Alternativas
Q3364952 Técnicas em Laboratório

Imediatamente após a coleta do material através do ato cirúrgico, a amostra deve ser colocada em solução fixadora. A fixação tem por finalidade a interrupção do metabolismo celular, estabilizando as estruturas e os componentes bioquímicos intra e extracelulares para preservar e conservar os elementos teciduais. Com relação à fixação e às técnicas de preparo de fixadores, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3364951 Técnicas em Laboratório

De acordo com Caputo, Gitirana e Manso (2010), a coleta do material para análise histopatológica consiste em remover amostras de tecido de um determinado organismo. Essa coleta pode ser feita quando o organismo ainda está vivo, por meio de biópsia ou durante uma cirurgia, ou mesmo post mortem, durante a realização de necropsia de animais ou seres humanos. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Q3364950 Técnicas em Laboratório

A solicitação de coloração especial, ou específica, é um procedimento feito pelo patologista ou pesquisador sempre que a lâmina corada por Hematoxilina & Eosina (HE) não for suficiente para diagnóstico ou para mostrar estruturas que necessitam serem esclarecidas (Dorigan Neto, 2012). Qual coloração é a indicada para detectar glicogênio em cortes histológicos?

Alternativas
Q3364949 Técnicas em Laboratório

Durante o processamento histológico, o material biológico deve ser incorporado em um meio de suporte sólido, para permitir o corte em lâminas ultrafinas no micrótomo. Considere esta etapa do processamento histológico de rotina e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3364948 Técnicas em Laboratório

“A técnica histológica compreende uma série de procedimentos técnicos, os quais visam a obtenção de preparados histológicos através de amostras biológicas para a análise do tecido sob o microscópio óptico, seja por interesse do ensino, da pesquisa científica ou do diagnóstico patológico” (Santos et al., 2021). Qual das alternativas abaixo é a CORRETA com relação ao processamento histológico de rotina? 

Alternativas
Q3364947 Técnicas em Laboratório

Em um laboratório de histopatologia, diversos equipamentos são necessários para as variadas etapas que vão desde a confecção até a observação dos cortes histológicos. De acordo com Moreira (2013), “O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu. O microscópio óptico utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras”. Além da parte óptica, o microscópio também possui uma parte mecânica que proporciona estabilidade, suporte e movimentação para as diferentes partes do equipamento, permitindo o ajuste adequado para a observação das amostras. Considere as afirmações sobre este equipamento e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3364777 Português

Leia o texto II para responder à questão.


Texto II- 3ª do Plural – Engenheiros do Hawaii


Corrida pra vender cigarro

Cigarro pra vender remédio

Remédio pra curar a tosse

Tossir, cuspir, jogar pra fora

Corrida pra vender os carros

Pneu, cerveja e gasolina

Cabeça pra usar boné

E professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender

Eles querem te comprar

Querem te matar (de rir)

Querem te fazer chorar

Quem são eles?

Quem eles pensam que são?

(...)


Corrida contra o relógio

Silicone contra a gravidade

Dedo no gatilho, velocidade

Quem mente antes diz a verdade

Satisfação garantida

Obsolescência programada

Eles ganham a corrida

Antes mesmo da largada

Eles querem te vender

Eles querem te comprar

Querem te matar (a sede)

Eles querem te sedar

Quem são eles?

Quem eles pensam que são?

(...)


Vender, comprar, vendar os olhos

Jogar a rede, contra a parede

Querem te deixar com sede

Não querem te deixar pensar

Quem são eles?

Quem eles pensam que são?


Composição: Humberto Gessinger

Leia o trecho abaixo, observando a palavra em destaque. “Satisfação garantida/Obsolescência programada/Eles ganham a corrida/Antes mesmo da largada”.


Considerando-se o contexto em que ocorre, é CORRETO afirmar que a palavra destacada nesse trecho significa:

Alternativas
Q3364776 Português

Leia o texto II para responder à questão.


Texto II- 3ª do Plural – Engenheiros do Hawaii


Corrida pra vender cigarro

Cigarro pra vender remédio

Remédio pra curar a tosse

Tossir, cuspir, jogar pra fora

Corrida pra vender os carros

Pneu, cerveja e gasolina

Cabeça pra usar boné

E professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender

Eles querem te comprar

Querem te matar (de rir)

Querem te fazer chorar

Quem são eles?

Quem eles pensam que são?

(...)


Corrida contra o relógio

Silicone contra a gravidade

Dedo no gatilho, velocidade

Quem mente antes diz a verdade

Satisfação garantida

Obsolescência programada

Eles ganham a corrida

Antes mesmo da largada

Eles querem te vender

Eles querem te comprar

Querem te matar (a sede)

Eles querem te sedar

Quem são eles?

Quem eles pensam que são?

(...)


Vender, comprar, vendar os olhos

Jogar a rede, contra a parede

Querem te deixar com sede

Não querem te deixar pensar

Quem são eles?

Quem eles pensam que são?


Composição: Humberto Gessinger

Sobre a canção lida, quem seria a 3ª do plural e o que isso significa? 
Alternativas
Q3364775 Português

Leia o texto I para responder à questão.


Texto I - INFÂNCIA


    Ora, uma noite, depois do café, meu pai me mandou buscar um livro que deixara na cabeceira da cama. Novidade: meu velho nunca se dirigia a mim. E eu, engolido o café, beijava-lhe a mão, porque isto era praxe, mergulhava na rede e adormecia. Espantado, entrei no quarto, peguei com repugnância o antipático objeto e voltei à sala de jantar. Aí recebi ordem para me sentar e abrir o volume. Obedeci engulhando, com a vaga esperança de que uma visita me interrompesse. Ninguém nos visitou naquela noite extraordinária.

    Meu pai determinou que eu principiasse a leitura. Principiei. Mastigando as palavras, gaguejando, gemendo uma cantilena medonha, indiferente à pontuação, saltando linhas e repisando linhas, alcancei o fim da página, sem ouvir gritos. Parei surpreendido, virei a folha, continuei a arrastar-me na gemedeira, como um carro em estrada cheia de buracos.

    Com certeza o negociante recebera alguma dívida perdida: no meio do capítulo pôs-se a conversar comigo, perguntou-me se eu estava compreendendo o que lia. Explicou-me que se tratava de uma história, um romance, exigiu atenção e resumiu a parte já lida. Um casal com filhos andava numa floresta, em noite de inverno, perseguido por lobos, cachorros selvagens. Depois de muito correr, essas criaturas chegavam à cabana de um lenhador. Era ou não era? Traduziu-me em linguagem de cozinha diversas expressões literárias. Animei-me a parolar. Sim, realmente havia alguma coisa no livro, mas era difícil conhecer tudo.

    Alinhavei o resto do capítulo, diligenciando penetrar o sentido da prosa confusa, aventurando-me às vezes a inquirir. E uma luzinha quase imperceptível surgia longe, apagava-se, ressurgia, vacilante, nas trevas do meu espírito.

    Recolhi-me preocupado: os fugitivos, os lobos e o lenhador agitaram-me o sono. Dormi com eles, acordei com eles. As horas voaram. Alheio à escola, aos brinquedos de minhas irmãs, à tagarelice dos moleques, vivi com essas criaturas de sonho, incompletas e misteriosas. À noite meu pai me pediu novamente o volume, e a cena da véspera se reproduziu: leitura emperrada, mal-entendidos, explicações.

    Na terceira noite fui buscar o livro espontaneamente, mas o velho estava sombrio e silencioso.

    E no dia seguinte, quando me preparei para moer a narrativa, afastou-me com um gesto, carrancudo. Nunca experimentei decepção tão grande. Era como se tivesse descoberto uma coisa muito preciosa e de repente a maravilha se quebrasse. E o homem que a reduziu a cacos, depois de me haver ajudado a encontrá-la, não imaginou a minha desgraça. A princípio foi desespero, sensação de perda e ruína, em seguida uma longa covardia, a certeza de que as horas de encanto eram boas demais para mim e não podiam durar.


Fonte: RAMOS, Graciliano. Infância. São Paulo: Record, 2003.

Sabendo que o uso do verbo dirigir normalmente exige o uso de preposição, observe o trecho: “Novidade: meu velho nunca se dirigia a mim.”. Qual explicação que pode ser dada para a falta de crase neste contexto?
Alternativas
Q4011202 Técnicas em Laboratório
Quanto ao processo de coloração, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q4011201 Técnicas em Laboratório
O bálsamo do canadá é considerado no processamento histológico e citopatológico como um:
Alternativas
Q4011200 Técnicas em Laboratório
Quanto ao processamento histológico, assinale a alternativa carreta: 
Alternativas
Q4011199 Técnicas em Laboratório
Quanto ao processo de desidratação de um corte histológico, assinale a melhor alternativa quanto à substância usada para tal finalidade e processo: 
Alternativas
Q4011198 Técnicas em Laboratório
Sobre o processo de fixação, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q4011197 Segurança e Saúde no Trabalho
A respeito da Segurança Ocupacional, a alternativa incorreta:
Alternativas
Q4011196 Técnicas em Laboratório
São exemplos de resíduos de do grupo A, exceto:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: D
5: C
6: C
7: B
8: A
9: A
10: E
11: C
12: A
13: B
14: E
15: B
16: X
17: A
18: X
19: D
20: B