Foram encontradas 1.569 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I.O reconhecimento prévio da área permite identificar obstáculos à visibilidade e definir os melhores locais para a instalação dos marcos de apoio.
II.O uso de coletes refletivos e a sinalização de segurança são medidas necessárias para proteger a equipe durante medições realizadas em vias de tráfego.
III.O planejamento de projetos dispensa a verificação da carga de baterias dos equipamentos eletrônicos, pois a energia solar carrega os teodolitos analógicos.
Está correto o que se afirma em:
(__)O azimute é o ângulo horizontal medido a partir do norte, variando de zero a trezentos e sessenta graus no sentido horário de rotação.
(__)O rumo é o menor ângulo formado entre a linha meridiana e o alinhamento, variando de zero a noventa graus em quadrantes específicos.
(__)A declinação magnética é o valor angular constante e imutável que representa a diferença entre o norte verdadeiro e o norte magnético da terra.
(__)A utilização de uma bússola de precisão dispensa a correção da declinação magnética em levantamentos destinados ao georreferenciamento de imóveis rurais.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)A compactação visa aumentar a resistência do solo e reduzir a sua permeabilidade por meio da redução dos vazios entre as partículas sólidas.
(__)O ensaio de Proctor Normal é utilizado em laboratório para determinar a umidade ótima na qual o solo atinge o seu peso específico seco máximo.
(__)A utilização de solos com alto teor de matéria orgânica é a recomendação técnica para a execução de aterros destinados à fundação de grandes edifícios.
(__)O empolamento é o fenômeno de aumento do volume do solo que ocorre quando o material é removido do seu estado natural devido à descompressão.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)Os sensores ativos, como o radar, emitem sua própria radiação para iluminar o alvo e registrar a energia que retorna para o equipamento sensor.
(__)A resolução temporal refere-se ao intervalo de tempo necessário para que o satélite retorne à mesma posição e capte uma nova imagem da área.
(__)As imagens multiespectrais são formadas por uma única banda de alta resolução espacial que impede a visualização de cores naturais pelo técnico.
(__)O georreferenciamento de uma imagem de satélite consiste em atribuir coordenadas geográficas aos pixels com base em pontos de referência no terreno.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I.O método das coordenadas (fórmula de Gauss) permite calcular a área de um polígono a partir das coordenadas Norte e Este de seus vértices.
II.O cálculo do volume de terra entre duas seções transversais sucessivas pode ser realizado por meio do método da média das áreas das seções.
III.O volume de um corte é determinado multiplicando-se a altura média do barranco pelo valor do salário mínimo vigente na data da medição.
Está correto o que se afirma em:
(__)O nivelamento geométrico é considerado o método mais preciso, baseando-se na leitura de miras verticais com a utilização de um nível topográfico.
(__)No nivelamento trigonométrico, a diferença de nível é calculada a partir da distância inclinada e do ângulo vertical medidos com uma estação total.
(__)A utilização de curvas de nível com equidistância constante permite a visualização da declividade do terreno em mapas planialtimétricos.
(__)O erro de fechamento altimétrico de uma poligonal deve ser ignorado pelo técnico caso o levantamento seja realizado em períodos de lua cheia.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I.A utilização de pontos de controle no solo é necessária para realizar o ajuste do modelo fotogramétrico e garantir a precisão posicional das imagens.
II.O recobrimento longitudinal e lateral entre as fotos sucessivas é o requisito técnico que permite a visão estereoscópica e a restituição tridimensional.
III.A aerofotogrametria deve ser realizada preferencialmente em horários de chuva intensa para que o sensor identifique as variações térmicas das camadas de solo.
Está correto o que se afirma em:
I.O levantamento relativo exige a utilização simultânea de pelo menos dois receptores, sendo um instalado em um ponto de coordenadas conhecidas (base).
II.O multicaminhamento é um erro causado pela reflexão dos sinais dos satélites em superfícies próximas à antena do receptor, como edifícios ou cercas.
III.A refração ionosférica tem seus efeitos significativamente reduzidos em levantamentos relativos estáticos de curta duração, podendo ser adequadamente compensada pelo uso de receptores de frequência simples, especialmente em linhas de base curtas.
Está correto o que se afirma em:
Considerando as disposições legais acerca das sanções por atos de improbidade administrativa, assinale a alternativa correta.
1.Os cristais tiniam na bandeja de prata. 2.Os mortais penam e sofrem nesse mundo. 3.Muitas famílias procuram um teto para morar.
Após a devida análise, identifique a figura de linguagem comum aos três trechos apresentados.
Considerando a função sintática que os termos exercem no enunciado acima, julgue as afirmativas:
I.A expressão 'Os estrangeiros' exerce a mesma função sintática do substantivo 'calor' na frase 'Faz muito calor aqui'.
II.O termo 'para eles' exerce função de complemento nominal de 'formigas', funcionando como complemento nominal que indica a quem o objeto é entregue.
III.O particípio 'embaladas' exerce função de predicativo do sujeito, caracterizando a condição em que as formigas se encontram ao serem levadas.
IV.O pronome oblíquo 'nos' em '...eles nos forneciam' exerce a função sintática de objeto indireto.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições corretas.