Foram encontradas 1.202 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I- A avaliação de risco é um processo fundamentado em conhecimento científico que consiste nas seguintes etapas: a) identificação do perigo; b) caracterização do perigo; c) avaliação da exposição; e d) caracterização do risco.
II- A avaliação da exposição: é uma avaliação qualitativa ou quantitativa da natureza dos efeitos adversos à saúde associados com agentes biológicos, químicos e físicos que podem estar presentes nos alimentos.
III- Gerenciamento de risco: é um processo de ponderação das opções de intervenção à luz dos resultados da avaliação de risco e, caso necessário, da seleção e aplicação de possíveis medidas de controle apropriadas, incluídas as medidas normativas.
IV- Caracterização do perigo: é uma avaliação qualitativa ou quantitativa da ingestão provável de perigos dos alimentos, assim como das exposições decorrentes de outras fontes, caso sejam relevantes.
V - Análise de risco: é um processo que compreende as seguintes etapas: a) avaliação de risco; b) gerenciamento de risco; e c) comunicação de risco.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Quando da aplicação do controle químico, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes.
II- A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas urbanas.
III- Quando as medidas de prevenção adotadas não forem eficazes, o controle físico deve ser empregado e executado por empresa especializada, conforme legislação específica, com produtos desinfectantes regularizados pelo Ministério da Saúde.
IV- Deve existir um conjunto de ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas, com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e/ou proliferação dos mesmos.
V- Quando da aplicação do controle químico, a empresa especializada deve estabelecer procedimentos pré e pós-tratamento a fim de evitar a contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Os ornamentos e plantas localizados na área de consumação ou refeitório não devem constituir fonte de contaminação para os alimentos preparados.
II- Os utensílios utilizados na consumação do alimento, tais como pratos, copos, talheres, devem ser descartáveis ou, quando feitos de material não-descartável, devidamente higienizados, sendo armazenados em local protegido.
III- A área do serviço de alimentação, onde se realiza a atividade de recebimento de dinheiro, cartões e outros meios utilizados para o pagamento de despesas, deve ser reservada. Os funcionários responsáveis por essa atividade não devem manipular alimentos preparados, embalados ou não.
IV- As áreas de exposição do alimento preparado e de consumação ou refeitório devem ser mantidas organizadas e em adequadas condições higiênico-sanitárias. Os equipamentos, móveis e utensílios disponíveis nessas áreas devem ser compatíveis com as atividades, em número suficiente e em adequado estado de conservação.
V- A temperatura dos equipamentos necessários à exposição ou distribuição de alimentos preparados não necessita de temperaturas controladas ou monitoradas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- As caixas de gordura devem ser periodicamente limpas. O descarte dos resíduos deve atender ao disposto em legislação específica.
II- As operações de limpeza, se for o caso, de desinfecção das instalações e equipamentos, quando não forem realizadas rotineiramente, devem ser registradas.
III- Os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias devem utilizar uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados na manipulação de alimentos.
IV- As instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser mantidos em condições higiênico-sanitárias apropriadas. As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários comprovadamente capacitados e com frequência que garanta a manutenção dessas condições e minimize o risco de contaminação do alimento.
V- Aárea de preparação do alimento deve ser higienizada somente antes do início do trabalho de manipulação de alimentos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
. I- As matérias-primas e os ingredientes caracterizados como produtos perecíveis devem ser expostos à temperatura ambiente somente pelo tempo mínimo necessário para a preparação do alimento, a fim de não comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento preparado.
II- O quantitativo de funcionários, equipamentos, móveis e/ou utensílios disponíveis pode ser incompatível com volume, diversidade e complexidade das preparações alimentícias para funcionar.
III- Os funcionários que manipulam alimentos preparados só podem realizar a lavagem e a antissepsia das mãos antes de manusear alimentos crus.
IV- Os alimentos submetidos ao descongelamento devem ser mantidos sob refrigeração se não forem imediatamente utilizados, não devendo ser recongelados.
V- As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens utilizados para preparação do alimento devem estar em condições higiênico-sanitárias adequadas e em conformidade com a legislação específica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Tendo em vista as diretrizes existentes para o início do treinamento de força de crianças e adolescentes, enquanto conhecimento a ser abordado na Educação Física escolar, o aluno deverá ser ensinado a:
I- As diferenças sexuais entre homens e mulheres fazem com que estes respondam ao treinamento físico de maneira muito diferente na água, exigindo a aplicação de princípios distintos para o condicionamento fisiológico de cada um deles.
II- Em uma situação em que tenham o mesmo gasto energético, as atletas do sexo feminino conseguem obter velocidades mais altas na natação do que os atletas do sexo masculino, em razão de possuírem um maior percentual de gordura.
III- A capacidade aeróbica das atletas do sexo feminino é maior do que a dos atletas do sexo masculino, em virtude de a concentração de hemoglobina ser mais alta nas mulheres do que nos homens.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Seja qual for o seu tamanho ou a faixa etária a que atenda, cada grupo de alunos de uma colônia de férias deve ter no mínimo um monitor responsável.
II- Historicamente, a função das colônias de férias sob a visão funcionalista do lazer foi garantir a ordem e manter o tempo dos participantes ocupado.
III- Uma colônia de férias limitada à oferta de pacotes de atividades prontas faz o lazer ser consumido como um produto e não vivenciado como um processo.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Apesar de a Educação Física inclusiva ser voltada para o acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos, o foco das tecnologias assistivas é o aluno com deficiência.
II- A integração, enquanto inserção de pessoas com deficiência em atividades comuns, a partir de sua adaptação ao ambiente, é o conceito fundamental para a perspectiva da Educação Física inclusiva.
III- Mesmo com uma sólida formação para o uso das tecnologias assistivas, a falta de dispositivos legais voltados à inclusão da pessoa com deficiência na escola impede a sua utilização pelos professores de Educação Física.
É CORRETO o que se afirma em:
Com base na organização do trabalho pedagógico da Educação Física, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular para a área, analise as afirmações a seguir sobre a vivência de suas práticas corporais pelos alunos da educação básica.
I- Na Educação Infantil, a vivência das práticas corporais no componente curricular da Educação Física é substituída pelos saberes conceituais relativos à disciplina, visando à transição para o Ensino Fundamental.
II- Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os estudantes de Educação Física devem ter acesso a um conhecimento mais aprofundado de certas práticas corporais, bem como sua vivência dentro e fora da escola.
III- No Ensino Médio, a Educação Física deve limitar suas aulas à vivência das práticas corporais, tendo em vista a necessidade dos alunos de atividades compensatórias às demandas dos outros componentes curriculares.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Diferentemente do drible realizado no futebol, o drible no basquetebol é um fundamento que permite o deslocamento do jogador pela quadra, quicando a bola sobre o solo com uma das mãos.
II- A criação do voleibol ocorreu pela dificuldade que as mulheres adultas mais velhas tinham de participar de atividades muito intensas ou que exigissem contato, sendo inicialmente destinado a esse público.
III- No futsal, o fixo é considerado o jogador mais ofensivo da equipe, jogando próximo e de costas ao gol adversário, de modo a criar possibilidades de finalização para os outros atletas do seu time.
IV- O jogo passivo no handebol ocorre quando uma determinada equipe realiza troca de passes, mantendo a posse de bola, sem a intenção de realizar um ataque ou um arremesso ao gol adversário.
É CORRETO o que se afirma apenas em: