Questões de Concurso
Foram encontradas 3.323 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é uma orientação para a realização de ações que fortaleçam o campo profissional da educação museal e garantam condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência não dispõe, até o momento, de título específico relacionado à inclusão, embora apresente título destinado a tratar especificamente da acessibilidade.
Para ser eficientemente concretizada na educação, a gamificação requer o uso de tecnologias da informação e de comunicação.
Julgue o item que se segue, relativos a conceitos de gamificação na educação.
A gamificação pode ser considerada uma proposta de engajamento na educação coorporativa, podendo ser usada para promover o trabalho em equipe, a resolução de problemas, o alcance dos objetivos propostos, a interatividade entre os membros da equipe e o engajamento.
No âmbito da gestão de conhecimento organizacional, as comunidades de práticas são grupos de pessoas com interesses comuns que se reúnem para trocar experiências e conhecimentos, a partir de objetivos definidos e alinhados a metas organizacionais.
Na gestão do conhecimento organizacional, a criação de comunidades de prática e o uso de ferramentas tecnológicas colaborativas são indispensáveis para o compartilhamento de experiências e para a difusão do conhecimento, além de tornarem a gestão do conhecimento autossustentável.
A gestão do conhecimento nas organizações é caracterizada pela ausência de currículos rígidos e estruturados e pela informalidade dos processos de aprendizagem, de modo que a experiência imediata dos participantes de determinado curso substitui o registro e a disseminação do conhecimento nele apreendido.
Nas organizações, a gestão do conhecimento depende da construção coletiva de saberes, pois é por meio da troca de informações e experiências entre os colaboradores que o conhecimento tácito se transforma em conhecimento explícito e acessível a todos.
O Moodle permite a personalização e a centralização de ambientes de aprendizagem de acordo com as necessidades dos estudantes, além de apoiar integração com outras ferramentas tecnológicas, promovendo uma educação mais acessível e dinâmica.
A fragilidade operacional da plataforma Moodle está na impossibilidade de se fazer upload das atividades realizadas pelos participantes do curso.
Acerca dos níveis de avaliação de ações de capacitação, julgue o próximo item.
A avaliação somativa tem capacidade de informar, situar e classificar os estudantes, e coloca em evidência a perspectiva de conclusão, uma vez que ocorre no final de um processo educativo.
A capacitação e o desenvolvimento dos profissionais se restringe ao treinamento de ações a serem executadas no cotidiano das instituições.
Segundo as teorias construtivistas, o desenvolvimento cognitivo é determinado majoritariamente pela maturação biológica do indivíduo, sendo o ambiente e as interações sociais fatores que possuem pouca ou nenhuma influência sobre essa dinâmica.
Conforme a teoria sociocultural de aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem são processos socialmente mediados, nos quais a interação e o uso de ferramentas culturais exercem papéis centrais.
Embora sejam divergentes as formas de organização do currículo disciplinar, do currículo interdisciplinar e do currículo baseado em competências, os elementos centrais de todas essas abordagens são o conteúdo e o foco na especialização.
A relação entre currículo e conhecimento é estática e baseada em verdades absolutas.
Questões de avaliação que fornecem informações necessárias à resolução do problema proposto, tais como fórmulas matemáticas ou conceitos básicos, estão pautadas no ensino tradicional e na memorização.
O PPP é uma exigência para a gestão escolar e do ambiente organizacional, expressa na legislação educacional desde o período do regime militar.
O processo de construção e implementação do PPP deve priorizar a formulação de soluções para problemas presentes, devendo ser contemplados em outros documentos da escola os aspectos relativos a intervenções em realidades futuras.
A partir da instituição do regime militar em 1964, implanta-se na educação brasileira uma concepção crítica de formação humana.