Questões de Concurso
Foram encontradas 90 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Coluna I
1.Ebulição.
2.Evaporação.
3.Calefação.
Coluna II
a.Líquido em presença de superfície superaquecida.
b.Processo rápido com formação de bolhas gasosas na massa líquida.
c.Processo lento na temperatura ambiente.
Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Fonseca, Albino. Ciências, 9° ano. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2013.
A reação do exemplo é denominada:
[Texto adaptado de: Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. - Go TANI, Andréa Michele FREUDENHEIM, Cássio de Miranda MEIRA JÚNIOR, Umberto Cesar CORRÊA].
Analise as seguintes afirmações sobre a aprendizagem motora e o desenvolvimento motor:
I.A aprendizagem motora é um processo que ocorre exclusivamente na infância, após a adolescência esse processo é encerrado devido a maturação neurológica que ocorre com a chegar da fase adulta.
II.O feedback positivo durante a prática de habilidades motoras colabora significativamente para ampliar o repertório motor dos indivíduos. A variabilidade de atividades com foco em aspectos específicos é essencial para a melhoria no desenvolvimento motor.
III.O desenvolvimento motor é um processo linear e preciso, onde cada habilidade deve ser dominada na idade adequada e antes que a próxima possa ser aprendida.
É correto o que se afirma em:
"O estudo, realizado por uma equipe internacional de cientistas, analisou dados de 550 rios em todo o mundo. Os resultados mostraram que as taxas de decomposição da matéria orgânica variam significativamente entre os rios, e que essas variações estão fortemente relacionadas às atividades humanas. Em áreas com alta densidade populacional e intensificação agrícola, as taxas de decomposição tendem a ser mais elevadas. Isso se deve ao aumento da entrada de nutrientes e poluentes nos rios, que estimulam o crescimento de microrganismos decompositores."
Fonte: https://cidadeverde.com/cienciaviva/126610/atividadeshumanas-e-padroes-globais-de-decomposicao-em-riossituacao-do-parnaiba-e-do-poty-em-teresina
O impacto ambiental das atividades humanas pode ser observado em diversas áreas, como desmatamento e poluição dos recursos hídricos. Sobre esses impactos, assinale a alternativa correta:

Fonte: https://mundogeo.com/2020/06/03/drones-pulverizadores-sao -realidade-no-campo-parceria-entre-dji-e-allcomp-no-brasil/
Em países em desenvolvimento, a agropecuária tem sido impulsionada por novas tecnologias, porém enfrenta desafios ambientais. No caso do Brasil, uma das culturas mais impactantes para a balança comercial e que gera preocupação ambiental é:
"Puxando o crescimento da economia do país, a agropecuária brasileira cresceu 15,1% em 2023, com um total de R$ 677,6 bilhões. O setor teve a maior alta entre as atividades e refletiu diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que aumentou 2,9% em relação ao ano anterior, com R$ 10,9 trilhões. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados nesta sexta-feira (1º). O crescimento anual do setor agropecuário foi o maior da série histórica da pesquisa, que teve início em 1995. Segundo o relatório, a alta decorreu, principalmente, do crescimento da produção e ganho de produtividade da atividade Agricultura. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE) revelou que várias culturas registraram crescimento de produção no ano de 2023, tendo como destaque a soja (27,1%) e o milho (19,0%), que alcançaram produções recordes na série histórica."
Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/ crescimento-da-economia-brasileira-e-impulsionado-pelaalta-de-15-a-agropecuaria-em-2023
Com a expansão da agricultura e da pecuária, o Brasil tornou-se um dos maiores exportadores de produtos agrícolas no mundo. Entre os fatores climáticos que mais favorecem a produtividade agrícola brasileira está:
"A classificação climática objetiva caracterizar uma grande área ou região em zonas com características climáticas e biogeográicas relativamente homogêneas (PEREIRA; ANGELOCCI; SENTELHAS, 2002). Dentre essas, a classificação climática proposta por Wladimir Peter Köppen (1846-1940) é universalmente a mais utilizada. Esta classificação está baseada, principalmente, nas características térmicas e na distribuição sazonal da precipitação, cujos critérios são descritos a seguir: 1ª letra − maiúscula, representa a característica geral do clima de uma região: A − Clima tropical chuvoso; B − Clima seco; C − Clima temperado chuvoso; D − Clima frio; E − Clima polar." Fonte: Vanda M. S. de Andrade; Iracema M. C. C. Cordeiro Gustavo Schwartz; Livia G. T. Rangel-Vasconcelos; Francisco de A. Oliveira. Nordeste Paraense: Panorama geral e uso sustentável das Florestas secundárias. Considerações Sobre Clima e Aspectos Climáticos e Edáicos da Mesorregião Nordeste Paraense. Belém: EDUFRA, 2017. p. 62.
O clima tropical é predominante em várias regiões brasileiras, caracterizado por:
"O bioma, na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é ?um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria." Fonte: Microbacias Hidrográficas: Estudos e pesquisas apresentados no 5º Simpósio Internacional [livro eletrônico] / Editores: Valdemir Antonio Rodrigues ...[ et al.]. − Botucatu: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, 2017, p. 146.
A exploração de diversos biomas brasileiros para fins agrícolas e urbanos gera um impacto significativo nos ecossistemas locais. Marque a alternativa que contém apenas exemplos de biomas brasileiros:
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
"Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:
I.Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;
II.Desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;
III.Tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;
IV.Barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros [...]."
Fonte: BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 7 jul. 2015.
Considerando a legislação acima, a ausência de rampas de acesso ou elevadores em um prédio residencial que obriga uma pessoa em cadeira de rodas a depender de terceiros para subir ou descer escadas seria uma:
I.Ficará sem remuneração até o retorno ao trabalho.
II.Fará jus a remuneração proporcional ao tempo de serviço até o aproveitamento em outro cargo.
III.Será obrigado a se aposentar, caso o cargo seja extinto.
IV.Poderá ser demitido sem processo administrativo.
Sobre as assertivas acima, podemos afirmar que: