Questões de Concurso
Foram encontradas 14.309 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
(__) O arquivo corrente é aquele utilizado com frequência, armazenando documentos em uso regular pelos setores da instituição.
(__) O método numérico de arquivamento organiza os documentos conforme a ordem alfabética dos nomes dos remetentes.
(__) O sistema de arquivamento geográfico é recomendado para documentos que tratam de assuntos jurídicos e normativos.
(__) Os clips, pastas e classificadores são acessórios comuns utilizados para organizar fisicamente os documentos arquivados.
A sequência está correta em:
"Em uma instituição pública ou privada, os arquivos são aqueles documentos que, por sua relevância histórica, legal ou administrativa, devem ser preservados por tempo indeterminado, pois sua conservação é essencial para comprovar a veracidade de fatos e para atender aos requisitos legais ou regulamentares. Esses arquivos são fundamentais para a gestão da memória institucional e podem incluir registros históricos, documentos que comprovam a posse de bens públicos, contratos, entre outros. A destinação destes arquivos deve seguir critérios estabelecidos pela legislação vigente e normas arquivísticas, com a finalidade de garantir que a informação seja acessível e preservada ao longo do tempo."
Assinale a alternativa que descreve corretamente o tema abordado no texto.
Marque a alternativa que descreve o que tem como parâmetro conceitual a identificação do tipo, cuja fixação depende primeiramente do(a):
Nesse contexto, qual alternativa abaixo descreve corretamente a etapa de registro de documentos no protocolo?
A função básica do arquivo é servir à Administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história (1ª parte). A principal finalidade do arquivo é tornar disponíveis as informações contidas no acervo documental sob sua guarda (2ª parte).
A sentença está:
Com relação ao tema “práticas de arquivos nas instituições / arquivos permanentes”, analise as afirmativas a seguir.
I. A difusão é a fase de detalhamento, complementação, esclarecimento e facilitação do acesso ao documento.
II. A classificação de documentos é a etapa de análise, sintetização, fundamentação e estabelecimento do acesso aos documentos.
III. A classificação é a função mais importante da atividade arquivística, impactando todas as fases do ciclo documental, sobretudo dos arquivos permanentes.
Estão corretas as afirmativas
No que se refere à atuação do historiador em arquivos e centros de documentação, julgue o item subsequente.
Os documentos de valor permanente no arquivo são inalienáveis e imprescritíveis.
No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.
A interoperabilidade entre sistemas públicos possibilita que diferentes plataformas e bases de dados compartilhem e processem informações de maneira integrada e eficiente, de maneira a evitar duplicação de esforços, melhorar a qualidade dos serviços prestados e tornar as ações governamentais mais coordenadas e responsivas às necessidades da população.
No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.
A implementação da transformação digital no governo eletrônico tem como desvantagem o fato de que a automação de processos públicos resulta em um aumento da burocracia e uma redução da eficiência administrativa, além de que, em alguns casos, complica o acesso da população sem letramento digital aos serviços públicos.
Acerca da preservação digital, julgue o item subsequente.
A migração de formatos, também conhecida como conversão de formatos, constitui uma estratégia fundamental de preservação digital que envolve a transferência de documentos de formatos obsoletos para formatos mais atuais e amplamente aceitos.
Acerca da preservação digital, julgue o item subsequente.
A preservação digital constitui um conjunto de práticas, políticas e tecnologias específicas com o objetivo principal de garantir a autenticidade, acessibilidade, legibilidade e utilidade dos documentos digitais ao longo do tempo, apesar das mudanças tecnológicas e da obsolescência dos formatos.