No que se refere à transformação digital e ao governo eletrô...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3257004 Arquivologia

No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.


A implementação da transformação digital no governo eletrônico tem como desvantagem o fato de que a automação de processos públicos resulta em um aumento da burocracia e uma redução da eficiência administrativa, além de que, em alguns casos, complica o acesso da população sem letramento digital aos serviços públicos.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva ERRADA, conforme site do Governo Federal.

##Do Eletrônico ao Digital##

Desde o ano 2000, o governo brasileiro tem buscado evoluir seus processos e a prestação de serviços públicos com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O Programa de Governo Eletrônico iniciou no Brasil uma série de adaptações, inovações e desafios para a realização da melhoria da qualidade do serviço público.

Diversas políticas e iniciativas foram realizadas até 2016, mas com a publicação da Estratégia de Governança Digital (EGD), foi implantado um novo paradigma de gestão pública e das relações entre o Estado brasileiro e a Sociedade. Desburocratização, modernização do Estado, simplificação de processos, melhoria no acesso à informação pública, transparência, melhoria nos atendimentos e racionalização de gastos públicos são alguns avanços que a política de governança eletrônica e digital proporcionaram.

Atualmente, o Brasil comemora os avanços em relação à utilização das novas tecnologias nas relações do Estado e Sociedade. Em 2019, a transformação digital dos serviços públicos ocorreu num ritmo mais acelerado e mediante o esforço conjunto do governo, mais de 500 serviços públicos digitais foram entregues à população brasileira.

Com a nova Estratégia de Governo Digital, o Estado brasileiro sinaliza um esforço ainda mais vigoroso e colaborativo para enfrentar possíveis desafios e entregar muito mais serviços digitais à população. O que se pretende é melhorar ainda mais o nível de confiança no governo e sua relação com os cidadãos por meio do digital.

Fonte: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital

Resposta: Errado

Justificativa: Conforme o Decreto nº 9.319/2018 e a Lei nº 14.129/2021, a transformação digital no governo eletrônico busca desburocratização, maior eficiência administrativa e inclusão digital, contrariando a afirmação de que aumenta a burocracia, reduz eficiência ou complica o acesso, que é mitigado por políticas de acessibilidade.

Decreto nº 9.319/2018, Art. 3º:

A Estratégia de Governança Digital tem como objetivos:

I - ampliar o acesso da sociedade a serviços públicos por meios digitais;

II - promover a eficiência e a eficácia da gestão pública por meio da automação e integração de processos;

III - garantir a inclusão digital e a acessibilidade.

Lei nº 14.129/2021, Art. 4º:

São princípios do governo digital:

I - simplificação e desburocratização dos processos;

II - promoção da eficiência administrativa;

III - garantia de acesso universal aos serviços digitais, com inclusão digital.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo