No tocante ao Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: A Lei nº 8.069/1990 (ECA), art. 101, § 1º, estabelece: "O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade." Como A atribui ao acolhimento a suspensão permanente do poder familiar, contraria a natureza provisória da medida e é a alternativa incorreta indicada pelo gabarito.
- Separe a medida de acolhimento dos efeitos sobre o poder familiar: perda e suspensão exigem decretação judicial em procedimento contraditório.
- Confira a competência: a atuação do Conselho Tutelar não equivale ao poder de decretar suspensão ou perda do poder familiar.
- Na colocação em família substituta, verifique antes o esgotamento dos recursos de manutenção na família natural ou extensa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
permanente não. temporária
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo