O acidente em serviço refere-se a um evento inesperado e não...
O acidente em serviço refere-se a um evento inesperado e não planejado que ocorre durante o desempenho das atividades laborais do trabalhador. Esse tipo de incidente pode resultar em lesões físicas, danos à saúde ou, até mesmo, em fatalidades, dependendo da gravidade do acidente. É uma questão de grande importância tanto para a segurança dos trabalhadores quanto para o empregador. Em relação ao acidente em serviço nos termos da Lei Complementar 796, analise as afirmativas a seguir.
I. Expirado o período de licença e estando em condições de reassumir o cargo ou de ser readaptado, o servidor será aposentado.
II. O servidor aposentado por invalidez poderá ser submetido, periodicamente, a inspeção médica, conforme se dispuser em regulamento.
III. A aposentadoria compulsória será automática e terá vigência a partir do dia imediato àquele em que o servidor atingir a idade limite de permanência no serviço ativo.
IV. No caso de aposentadoria voluntária, deverá o servidor permanecer na atividade, até a concessão da mesma, computando-se este tempo como de efetivo exercício para todos os efeitos legais.
Está correto o que se afirma apenas em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da Questão:
1. Interpretação do Tema
A questão explora licença, aposentadoria e procedimentos ligados a acidente em serviço, conforme a Lei Complementar 796/1999 de Miracema-RJ, pontos essenciais para o cargo de Arquiteto.
2. Fundamentação Legal
Destacam-se dois dispositivos legais da Lei Complementar 796/1999:
- Art. 40: “A aposentadoria compulsória será automática, declarada pela autoridade competente e com vigência a partir do dia imediato àquele em que o servidor atingir a idade limite de permanência no serviço público ativo.”
- Art. 41: “No caso de aposentadoria voluntária, deverá o servidor permanecer na atividade, até a concessão da mesma, computando-se este tempo como de efetivo exercício para todos os efeitos legais.”
3. Justificativa das Alternativas
Alternativas III e IV (Corretas):
III – Descreve fielmente o texto do Art. 40 e esclarece que a aposentadoria compulsória é automática a partir do dia seguinte ao atingimento da idade-limite.
IV – Alude ao Art. 41, dispondo que o servidor deve permanecer na atividade até a concessão da aposentadoria voluntária, com o período sendo considerado como tempo de serviço. Ambas refletem o que prevê a legislação municipal e devem ser marcadas como corretas.
Alternativas I e II (Incorretas):
I – Está incorreta. Se o servidor, após licença, estiver em condições de retornar, ele é readaptado ao cargo se necessário, porém não é aposentado automaticamente. Somente se não for possível a readaptação e não houver condições de retorno, poderá ser aposentado.
II – Apesar de estar em conformidade parcial com práticas gerais, não é texto direto ou expresso da Lei Complementar 796/1999 para acidente em serviço. O fundamento para inspeção periódica normalmente decorre de regulamentação específica, não estando claro no contexto da lei municipal da questão.
4. Ilustração Prática
Exemplo: Servidor arquiteto atinge idade-limite em 10/05. Em 11/05, sua aposentadoria compulsória já está em vigor, sem necessidade de processo ou requerimento.
5. Estratégias e Pegadinhas
A questão pode induzir ao erro na alternativa I, pois associa “readaptação” diretamente à “aposentadoria”, fato que depende de exame médico e imposição legal; já II traz conceito geral, não expresso na lei cobrada.
Gabarito: D (III e IV)
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
II. O servidor aposentado por invalidez poderá (SERÁ) ser submetido, periodicamente, a inspeção médica, conforme se dispuser em regulamento.
O erro da questão esta em dizer que poderá ser submetido, pois o correto é SERÁ submetido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo