Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados do Si...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q308459 Direito Sanitário
ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)
Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados do Sistema Único de Saúde, responsáveis pelo controle social das políticas públicas na respectiva esfera de governo e, por isso, na sua composição, deverá ser assegurada uma maior representação governamental em relação a dos usuários.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender a questão proposta, é importante entender o papel dos Conselhos Municipais de Saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses conselhos são órgãos colegiados que têm como função principal o controle social das políticas públicas de saúde em nível municipal.

A legislação que rege a composição dos Conselhos Municipais de Saúde é a Lei nº 8.142/1990. Segundo o artigo 1º, §2º, dessa lei, a composição dos conselhos deve assegurar a paridade entre os representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Essa paridade reflete a importância do controle social, garantindo que a opinião dos usuários seja representativa e tenha peso nas deliberações.

Portanto, a afirmação de que "na sua composição, deverá ser assegurada uma maior representação governamental em relação a dos usuários" está errada. A legislação assegura que a representação dos usuários deve ser, na verdade, maior ou pelo menos igual à dos outros segmentos, especialmente a representação governamental, para promover um equilíbrio e um verdadeiro controle social.

Vamos a um exemplo prático: imagine um Conselho Municipal de Saúde que é composto por 20 membros. Segundo a legislação, deve-se buscar a seguinte composição: 50% de representantes dos usuários, e os outros 50% divididos entre representantes do governo, prestadores de serviços e profissionais de saúde.

A alternativa correta é "E - errado", porque a proposição apresentada vai de encontro ao que é estabelecido pela legislação vigente, que preconiza a paridade e a maior representação dos usuários nos conselhos.

Ao resolver questões como essa, esteja atento a palavras-chave como "composição", "representação" e "controle social", que são fundamentais para entender o papel e a estrutura dos Conselhos Municipais de Saúde no SUS.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nos Conselhos de Saúde ocorre a chamada paridade: enquanto os usuários têm metade das vagas, o governo tem um quarto e os trabalhadores outro quarto. Busca-se, portanto, estimular a participação popular na discussão das políticas públicas da saúde, conferindo maior legitimidade ao sistema e às ações implantadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_%C3%9Anico_de_Sa%C3%BAde
 Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1039
Errado.

na sua composição, deverá ser assegurada uma maior representação governamental em relação a dos usuários.
Resolução n. 333 de 4/11/2003.
DA ORGANIZAÇÃO DOS CONSELHOS DE SAÚDE
II - Mantendo ainda o que propôs a Resolução nº 33/92 do CNS e consoante as recomendações da 10ª e 11ª Conferências Nacionais de Saúde, as vagas deverão ser distribuídas da seguinte forma:

a) 50% de entidades de usuários;
b) 25% de entidades dos trabalhadores de Saúde;
c) 25% de representação de governo, de prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.


Conselho Municipal de Saúde 
 
1. O que é: 
 
• Conselho de Saúde nacional, estadual ou municipal é o órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros; 

2. Composição: 
 
• São constituídos por formação paritária, sendo usuários (50%), trabalhadores de saúde (25%), representantes do governo e prestadores de serviços (25%); 

Faltou falar a lei. Art. 1º, §§ 2º e 4º, da Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo