Um requerente teve o acesso solicitado a informações indefer...
O requerente recorreu à Controladoria- Geral da União.
De acordo com a Lei nº 12.527/2011, esta poderá deliberar, no prazo de cinco dias, caso
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: Lei nº 12.527/2011, art. 16, IV: “Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se: (...) IV - estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos nesta Lei.” Como o enunciado trata de negativa de acesso por entidade do Poder Executivo Federal e pergunta em que hipótese a CGU poderá deliberar em cinco dias, a alternativa correta é a que reproduz exatamente essa hipótese legal.
- No art. 16 da LAI, confira sempre se a alternativa reproduz exatamente a hipótese legal ou se inverteu algum termo decisivo.
- Diferencie com rigor informação não sigilosa de informação classificada como sigilosa, porque a lei não trata essas hipóteses como equivalentes.
- Em itens sobre indicação de autoridade, o gatilho legal é a falta de indicação, não a sua presença.
- Quando a questão mencionar a CGU deliberando em cinco dias, procure as hipóteses expressas do art. 16 da Lei nº 12.527/2011.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A resposta está literalmente no art. 16 da LAI: A CGU deliberará em 5 dias SE ocorrer alguma das seguintes hipóteses:
- O acesso à informação não classificada como sigilosa for negado;
- A decisão de negativa de acesso a informação classificada não indicar a autoridade classificadora ou a autoridade superior;
- Os procedimentos de classificação não tiverem sido observados;
- Estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos na Lei.
✅ Gabarito: B
Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:
I - o acesso à informação não classificada como sigilosa for negado;
II - a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa não indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação;
III - os procedimentos de classificação de informação sigilosa estabelecidos nesta Lei não tiverem sido observados; e
IV - estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos nesta Lei.
§ 1º O recurso previsto neste artigo somente poderá ser dirigido à Controladoria-Geral da União depois de submetido à apreciação de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior àquela que exarou a decisão impugnada, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias.
§ 2º Verificada a procedência das razões do recurso, a Controladoria-Geral da União determinará ao órgão ou entidade que adote as providências necessárias para dar cumprimento ao disposto nesta Lei.
§ 3º Negado o acesso à informação pela Controladoria-Geral da União, poderá ser interposto recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações, a que se refere o art. 35.
CGU — 5 dias.
- coisas negativas.
- O acesso à informação não classificada como sigilosa for negado.
- A decisão de negativa de acesso à informação classificada não indicar a autoridade classificadora ou a autoridade superior.
- Os procedimentos de classificação não tiverem sido observados.
- Estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos na Lei.
Gabarito: ✅ Alternativa B.
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:
A questão trata do recurso à Controladoria-Geral da União (CGU) previsto na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI).
O dispositivo aplicável é o art. 16, que estabelece:
Assim, a alternativa que reproduz exatamente uma das hipóteses legais é:
✅ B) estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos na Lei.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
A) o acesso à informação classificada como sigilosa for negado. ❌
Incorreta. Art. 16, I - o acesso à informação NÃO classificada como sigilosa for negado;
B) estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos na Lei. ✅
Correta. É exatamente a hipótese do art. 16, IV, da LAI.
C) os procedimentos de classificação de informação sigilosa estabelecidos na Lei foram plenamente observados. ❌
Incorreta. Art. 16, III - os procedimentos de classificação de informação sigilosa estabelecidos nesta Lei NÃO tiverem sidoobservados;
D) a decisão de negativa de acesso à informação classificada como sigilosa indica a autoridade classificadora a quem pode ser dirigido pedido de acesso. ❌
Incorreta. Art. 16, II - a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa NÃO indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso oudesclassificação;
E) a decisão de negativa de acesso à informação considerada parcialmente sigilosa indica a autoridade hierarquicamente superior a quem pode ser dirigido pedido de desclassificação. ❌
Incorreta. Art. 16, II - a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa NÃO indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso oudesclassificação;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo