Proprietário do Sitio Boa Vista, em Pitangui-MG, José da Si...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: MPE-MG Órgão: MPE-MG Prova: MPE-MG - 2014 - MPE-MG - Promotor de Justiça |
Q418389 Legislação Federal
Proprietário do Sitio Boa Vista, em Pitangui-MG, José da Silva foi autuado pela Polícia Florestal porque desmatou 5ha de área de preservação permanente (APP), suprimindo totalmente a cobertura vegetal em torno de três nascentes e do Ribeirão Soberbo, além de utilizar sua água para irrigação, sem autorização. O fato foi confirmado em pericias e depoimentos colhidos no inquérito civil. Composição amigável do dano foi tentada, sem sucesso. Como consequência, a Promotoria prepara-se para elaborar a petição inicial de ação civil pública, deduzindo pedidos que decorrem dos fatos comprovados.

Dentre as seguintes, a única pretensão impertinente, por fugir ao suporte fático amparado na prova colhida, é a seguinte:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder a essa questão, precisamos entender o que é uma Ação Civil Pública e quais são suas finalidades, conforme disciplinado pela Lei nº 7.347/1985. Essa lei regula o uso da Ação Civil Pública, um importante instrumento para a defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.

A questão refere-se a uma situação de dano ambiental, onde o Proprietário do Sítio Boa Vista cometeu infrações ao desmatar uma Área de Preservação Permanente (APP) e utilizar recursos hídricos sem autorização. A Promotoria de Justiça, ao propor uma Ação Civil Pública, visa a reparação e cessação dos danos ambientais provocados. Vamos analisar cada alternativa:

Alternativa A - Imediata cessação das intervenções não autorizadas na APP.

Essa é uma pretensão adequada e está em conformidade com os princípios do Direito Ambiental e da Ação Civil Pública. Exigir a cessação das atividades nocivas faz parte do poder-dever do Ministério Público para garantir a proteção ambiental imediata.

Alternativa B - Imposição da obrigação de realizar a recomposição vegetal.

Também correta e pertinente, essa pretensão visa restaurar o equilíbrio ambiental afetado pelo desmatamento ilegal. A recomposição da vegetação é uma medida reparatória que busca devolver ao ambiente suas características naturais.

Alternativa C - Obtenção de outorga para utilização dos recursos hídricos.

Embora a obtenção de outorga seja uma exigência legal para o uso de recursos hídricos, esta medida não está diretamente relacionada à Ação Civil Pública já que trata-se de regularização de uso, não de reparação de dano ambiental. No entanto, não é uma pretensão impertinente, apenas secundária ao contexto principal.

Alternativa D - Instituição, demarcação e registro da área de reserva legal.

Esta é a alternativa impertinente. A criação de uma reserva legal não decorre diretamente das infrações relatadas no enunciado. A reserva legal é uma exigência legal de propriedade rural, mas sua instituição não é uma consequência direta do dano ambiental e não foi objeto de comprovação no inquérito civil.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa D é a única que foge do contexto específico dos fatos comprovados, pois a questão refere-se à proteção de uma APP e ao uso irregular de recursos hídricos, não à instituição de reserva legal.

Estratégia para Responder Questões Semelhantes: Ao enfrentar questões que envolvem a Ação Civil Pública, é crucial identificar as pretensões diretamente ligadas à reparação ou cessação do dano comprovado. Fique atento às alternativas que introduzem elementos não discutidos no inquérito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO BASTA SABER QUE ÁREA DE RESERVA LEGAL É UMA COISA E ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE É OUTRA!

Art. 3 da L. 12.651/2012 (Novo Código Florestal):  Para os efeitos desta Lei, entende-se por:

II - Área de Preservação Permanente - APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas;

III - Reserva Legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa;


Sinceramente eu não entendi qual é o interresse do parquet em ajuizar ACP para obter outorga de utilização de recursos hídricos. Acredito que o interesse é exclusivo do proprietário. Já quanto à reserva legal, o parquet tem interesse, apesar de não ter pertinência com o caso narrado.

No meu entendimento, água para mera irrigação seria insignificante. 

de qualquer forma, segundo o L.9433, PNRH:
 

Art. 12. Estão sujeitos a outorga pelo Poder Público os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos:

I - derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo;

II - extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo;

III - lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final;

IV - aproveitamento dos potenciais hidrelétricos;

V - outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.

§ 1º Independem de outorga pelo Poder Público, conforme definido em regulamento:

I - o uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural;

II - as derivações, captações e lançamentos considerados insignificantes;

III - as acumulações de volumes de água consideradas insignificantes.

 

Renato Silva, de acordo  plenamente com seu ponto de vista, não vislumbro o interesse do parquet solicitar outorga de utilização de recurso hídrico. Trata-se de interesse particular , o pedido do MP seria pela não utilização, até que o mesmo comprove que obteve a devida autorização. Insta-se mencionar que a questão fala em APP, e nenhum momento relatou fatos referente a Reserva Legal. 

Questões totalmente LHOUCAS!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo