Os procedimentos previstos Lei de Acesso à Informação (LAI) ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Lei nº 12.527/2011, art. 3º, incisos I, II, III, IV e V: "Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes: I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção; II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações; III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação; IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública; V - desenvolvimento do controle social da administração pública." Como o enunciado cobra uma diretriz da LAI, a alternativa correta é a que reproduz os incisos IV e V, isto é, a letra D.
- Em questões sobre diretrizes da LAI, procure a alternativa que reproduz literalmente o art. 3º.
- Memorize a fórmula legal decisiva: publicidade é a regra; sigilo é a exceção.
- Se a alternativa disser que a informação só pode ser fornecida mediante pedido, confronte com o art. 3º, II: há divulgação independentemente de solicitações.
- Se a alternativa limitar a LAI à administração direta, elimine-a com base no art. 1º, parágrafo único, e no art. 2º.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: D
Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:
I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;
II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;
III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;
IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;
V - desenvolvimento do controle social da administração pública.
Quando se fala em controle social da Administração, está se falando do controle da sociedade sobre a máquina pública.
A) Errada. O preceito geral da administração pública é a publicidade, sendo que os órgãos públicos têm o dever de divulgar informações de interesse geral (transparência ativa).
B) Errada. A divulgação de informações ocorre também via transparência ativa, por meio da qual os órgãos públicos fazem a divulgação de ofício, independentemente de solicitação.
C) Errada. Entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos para ações de interesse público se sujeitam ao dever de prestação de contas, razão pela qual também se submetem aos ditames da LAI, afinal, gerem recursos públicos. Portanto, a sociedade tem direito legítimo de obter informações à respeito das atividades desempenhadas, de como os valores vêm sendo gastos, etc.
D) Gabarito. Literalidade do art. 3º, inciso IV, da Lei n. 12.527, de 2011 (LAI).
E) Errada. O âmbito de aplicação da LAI é amplo, não se restringindo apenas à administração direta dos poderes constituídos. Inclui também as Cortes de Contas, o Ministério Público, as entidades que compõem a administração indireta e as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos para realização de ações de interesse público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo