A respeito do processo administrativo federal, consoante a L...
A respeito do processo administrativo federal, consoante a Lei n.º 9.784/1999, ao controle da administração pública, à responsabilidade civil do Estado, ao acesso à informação e ao previsto no Decreto n.º 9.830/2019, julgue o item a seguir.
Caso fortuito, força maior e culpa concorrente da vítima são causas excludentes da responsabilidade do Estado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (63)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nesta questão espera-se que o aluno julgue a assertiva em tela como CERTA ou ERRADA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da responsabilidade do Estado. Vejamos:
De fato, o caso fortuito e a força maior são causas excludentes da responsabilidade civil do Estado, pois rompem o nexo de causalidade entre a conduta administrativa e o dano sofrido pelo particular. Nesses casos, o prejuízo resulta de um acontecimento inconcebível e incontrolável, que foge da atuação do Estado, o que impossibilita a responsabilização do Poder Público.
Entretanto, a culpa concorrente da vítima não exclui a responsabilidade do Estado, ela apenas atenua o dever de indenizar. “Art. 945, CC. Se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenização será fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.”
Assim, enquanto caso fortuito e força maior excluem o nexo causal e, portanto, afastam totalmente a responsabilidade do Estado, a culpa concorrente da vítima apenas mitiga a indenização, sem afastá-la integralmente.
Portanto, a afirmação está incorreta, pois considerou a culpa concorrente da vítima como um fator de exclusão total, quando, na verdade, é uma causa que atenua a responsabilidade do Estado.
GABARITO: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab - E
No âmbito da responsabilidade civil do Estado, a ocorrência de caso fortuito ou força maior pode, de fato, excluir o dever de indenizar, pois tais eventos rompem o nexo causal entre a ação estatal e o dano sofrido.
O caso fortuito e a força maior são caracterizados por eventos imprevisíveis e inevitáveis que não poderiam ser impedidos pela Administração Pública. Por exemplo, desastres naturais de grande magnitude podem ser considerados causas excludentes da responsabilidade estatal.
Quanto à culpa concorrente da vítima, esta não exclui totalmente a responsabilidade do Estado, mas pode atenuá-la. Nesses casos, a indenização devida pelo Estado pode ser reduzida proporcionalmente ao grau de culpa atribuível à vítima.
Culpa concorrente é causa atenuante
Responsabilidade Civil
Excludentes:
1 - Caso Fortuito e Força Maior: existem autores que defendem que a força maior decorre de fenômenos da natureza, enquanto o caso fortuito seria decorrente da atuação humana. Por outro lado, há quem defenda justamente o contrário. Logo, diante de uma divergência doutrinária, é importante buscarmos o posicionamento da jurisprudência, ou seja, o entendimento dos nossos juízes e tribunais. A esse respeito, o STF não faz distinção entre caso fortuito e força maior, considerando ambas as causas como excludentes de responsabilidade do Estado.
2 - Culpa Exclusiva da Vítima ou de Terceiro: quando a vítima do evento danoso for a única responsável pela sua causa, o Estado não poderá ser responsabilizado.
Atenuantes:
Quando a culpa for concorrente (e não exclusiva) da vítima, não haverá exclusão da responsabilidade do Estado, mas atenuação.
Culpa exclusiva ==> isenção
Culpa concorrente==> atenuação
Causas que excluem a Responsabilidade Civil do Estado
→ Culpa Exclusiva da Vítima
→ Culpa Exclusiva de Terceiro
→ Caso Fortuito ou Força Maior
Se a culpa foi do EXCLUSIVA do particular, então EXCLUI A RESPONSABILIDADE DO ESTADO.
Se um cidadão sofre dano em seu patrimônio por evento da natureza, isso caracteriza força maior, que afasta a possibilidade de responsabilização civil do poder público.
É causa excludente? sim
Existe a possibilidade do Estado ser responsabilizado? Sim, em caso de omissão.
► Causas que ATENUAM / REDUZEM a Responsabilidade Civil do Estado
→ Culpa Concorrente da Vítima
→ Culpa Concorrente de Terceiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo