No que diz respeito aos princípios e fundamentos da administ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3080861 Legislação dos Municípios do Estado de Pernambuco
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A Lei Orgânica do Município de Cupira consiste em normas que estabelecem a vida política da cidade, respeitando a Constituição Federal e a Constituição do Estado em que o município está inserido. Refere-se a um importante instrumento para forçar o poder público a assumir obrigações de interesse local em favor da população.

No que diz respeito aos princípios e fundamentos da administração municipal e a organização político-administrativa definidos na Lei Orgânica do Município de Cupira, julgue o item abaixo:


Conforme o Art. 2° da Lei Orgânica do Município de Cupira, todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e desta Lei Orgânica.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C (Certo)

Interpretação e Tema:
A questão aborda o princípio da soberania popular expressamente previsto no Art. 2º da Lei Orgânica do Município de Cupira, cujo teor é idêntico ao Parágrafo Único do Art. 1º da Constituição Federal: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e desta Lei Orgânica.”

Legislação Aplicável:
Citação literal da Lei Orgânica de Cupira:
Art. 2º – Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e desta Lei Orgânica.

Explicação do Tema Central:
Esse princípio assegura que a população do município tem o poder de decidir questões políticas locais, seja elegendo vereadores e prefeitos (representação indireta), seja por mecanismos como plebiscitos, referendos ou iniciativa popular (participação direta).

Exemplo prático:
Imagine uma proposta de lei de interesse local apresentada por iniciativa popular, ou um referendo municipal sobre questões urbanísticas. Ambas são formas do poder ser exercido diretamente pelo povo, conforme previsto na Lei Orgânica.

Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa está correta porque repete exatamente a redação do Art. 2º da Lei Orgânica, sem inserir distorções ou omissões quanto à origem e ao exercício do poder no município.

Pegadinha:
Muitos alunos se confundem ao pensar que só a Constituição Federal garante esse exercício do poder, esquecendo que ele também precisa constar na Lei Orgânica Municipal. Fique atento à necessidade de harmonia entre os três níveis normativos: CF, Constituição Estadual e Lei Orgânica do Município.

Doutrina de apoio:
José Afonso da Silva destaca que a soberania popular é fundamento basilar do Estado Democrático de Direito e deve estar refletida nas legislações locais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo