Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Veneza - GO 2025 para Motorista
Foram encontradas 6 questões
Considerando o disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre registro e licenciamento de veículos, assinale a alternativa CORRETA.
Com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), analise as afirmativas a seguir sobre o uso do cinto de segurança e a responsabilidade do condutor:
I.O uso do cinto de segurança é obrigatório para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo exceções previstas em regulamentação específica.
II.O condutor pode ser responsabilizado por transportar passageiro sem cinto de segurança, ainda que o passageiro seja maior de idade.
III.Em trechos de baixa velocidade dentro do perímetro urbano, o uso do cinto de segurança torna-se facultativo, desde que o condutor esteja atento.
IV. O CTB prevê que apenas o passageiro responde pela infração de não utilizar o cinto de segurança, não havendo qualquer responsabilização do condutor.
Está CORRETO o que se afirma em:
(__)Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima, sujeita a penalidades de multa e suspensão do direito de dirigir.
(__)A condução de veículo com capacidade psicomotora alterada em razão de álcool ou outra substância psicoativa pode configurar crime de trânsito.
(__)O CTB permite ao motorista de veículo oficial consumir pequena quantidade de bebida alcoólica, desde que esteja em serviço interno e em baixa velocidade.
(__)A recusa em se submeter a teste, exame clínico ou outro procedimento que permita certificar a influência de álcool pode gerar penalidade específica, mesmo sem comprovação de embriaguez.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Considerando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a legislação complementar sobre equipamentos obrigatórios, analise as afirmativas a seguir:
I.A circulação de veículo em via pública sem equipamentos obrigatórios ou com equipamentos ineficientes ou inoperantes constitui infração de trânsito.
II.Faróis, lanternas, pneus em condições mínimas de segurança e dispositivos de sinalização são exemplos de equipamentos que podem ser exigidos conforme regulamentação.
III.A exigência de equipamentos obrigatórios está relacionada à segurança ativa e passiva do veículo, visando à prevenção de acidentes e à proteção dos ocupantes.
IV.A falta de qualquer equipamento obrigatório impede o registro do veículo, mas não gera infração de trânsito quando ele já está em circulação.
Está CORRETO o que se afirma em:
Com base nas normas de segurança para transporte de cargas, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando as disposições gerais, tipificação e penalidades dos crimes de trânsito, assinale a alternativa INCORRETA.