Questões de Concurso Público UFT 2019 para Residência Médica - Cirurgia Vascular

Foram encontradas 40 questões

Q1089011 Medicina
Durante a guerra da Coréia, em 1952, foi descrito pela primeira vez o uso de inserção de cateter, dentro da veia subclávia, como método rápido e eficaz de reposição volêmica. Após esse período, a técnica se popularizou e o seu uso foi difundido para medir pressão venosa central, administração de nutrição parenteral, soluções hiperosmolares dentre outros. Com relação à confecção de acesso venoso profundo, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1089012 Medicina
Os aneurismas da aorta abdominal (AAA) são de importância especial por se tratar daqueles mais frequentes na prática clínica. Mesmo quando comparados a outros segmentos da própria aorta, eles se mostram pelo menos 3 vezes mais presentes que aneurismas e dissecções da aorta torácica, e 3 a 7 vezes mais frequentes quando comparados apenas aos aneurismas desse segmento torácico. O cirurgião vascular deve estar atento à investigação de aneurismas de outras localidades. Dentre os aneurismas periféricos, qual é o mais frequente?
Alternativas
Q1089013 Medicina
As anomalias vasculares, angiodisplasias ou hemangiomas, de uma forma mais ampla, são comuns, compreendidas como tumores benignos, com apresentações clínicas diversas, e devem ser tratados de forma multidisciplinar. A partir da década de 1980, as anomalias vasculares ou angiodisplasias foram classificadas com mais critério clínico, bem definidas e divididas entre: hemangiomas e malformações vasculares. Com relação às angiodisplasias, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1089014 Medicina
As complicações graves nos estudos angiográficos são raras. Os índices de mortalidade estão em torno de 0,05%, excetuando-se a coronariografia. As complicações com uso de cateterismo variam de 0,5% a 2,3%. Elas podem ser divididas em locais e distais, sendo a trombose uma complicação local. Assinale a alternativa que está relacionada à complicação local.
Alternativas
Q1089015 Medicina
Diferentemente da angiografia convencional, que utiliza o contraste iodado intravenoso, na angioRM tridimensional administra-se o gadolínio, um agente paramagnético não nefrotóxico. Com relação ao uso da angiRM para as artérias perfiféricas, é correto afirmar que a melhor técnica é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: C
5: D