Questões de Concurso Público Prefeitura de Tunápolis - SC 2019 para Professor de Artes
Foram encontradas 20 questões
“Entre os anos 20 e 70, as escolas brasileiras viveram outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de arte, fortemente sustentadas pela estética _____________ e com base na tendência _____________. O ensino de Arte volta-se para o desenvolvimento natural da criança, centrado no respeito às suas necessidades e aspirações, valorizando suas formas de expressão e de compreensão do mundo, dando ênfase nos processos de desenvolvimento do aluno e sua criação.”
A alternativa que completa, respectivamente, as lacunas acima é:
I. O termo faz referência a um movimento artístico que tem lugar nos séculos XVII e XVIII na Europa, sobretudo na Grã-Bretanha;
II. Elementos do estilo neogótico entraram como componentes do rococó arquitetônico da segunda metade do século XIX, que teve grande difusão no Brasil;
III. O neogótico recupera a regularidade da linha e da construção, assim como rejeita efeitos insólitos desnecessários, sendo um tipo de arte minimalista;
IV. Retomar a forma gótica em seu sentido construtivo e religioso, assim como o lugar que a sociedade medieval adquire como modelo orientador para uma reforma da Inglaterra vitoriana.
Estão corretos:
(__) - Recusa da arte anterior, o barroco e o rococó, associado ao excesso e aos detalhes ornamentais;
(__) - Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;
(__) - Arte entendida como imitação da natureza;
(__) - Supervalorização do uso da razão, deixando temas religiosos de lado;
(__) - Por sua discordância com ideais da revolução francesa, muitos artistas neoclássicos fugiram da Europa, o que ajudou a difundir o movimento.
Levando-se em consideração de (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a ordem correta das proposições acima é:




“Desenvolvido sob orientação de um professor, [...]” (linhas 6 e 7)

“A aluna Helena Salles criou um aplicativo...”
A polêmica decisão do primeiro-ministro, que foi derrotada consistia em: