Questões de Pedagogia - Temas Contemporâneos: bullying, violência, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais para Concurso

Foram encontradas 598 questões

Q2457824 Pedagogia
São constantes os relatos de educadores sobre os comportamentos considerados como violência, agressões e indisciplina, e que apontam para a necessidade de se buscar estratégias capazes de melhorar a qualidade das relações interpessoais nas escolas. Conforme dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (2019), metade dos diretores assinalou já ter presenciado agressão física ou verbal de alunos a professores ou funcionários da escola; 68,4% dos professores relataram já ter havido agressão verbal ou física entre alunos; e a indisciplina dos alunos é vista por 68% dos gestores como um dos fatores que mais dificulta o funcionamento das escolas.
Com base no debate sobre tendências pedagógicas contemporâneas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2452704 Pedagogia
Sobre a relação família e escola, julgue os itens a seguir.

( )O trabalho realizado em conjunto pelas instituições, família e escola, faz com que haja uma melhoria tanto no desenvolvimento escolar do aluno, quanto em suas relações em outros contextos sociais, tais como o âmbito familiar.
( )Os vínculos construídos e sustentados entre escola e família são essenciais para o desenvolvimento saudável do aluno, seja nas esferas cognitivas, comportamentais, sociais e emocionais.
( )É importante que tanto a escola como a família se alinhem às necessidades do aluno, colocando este como foco principal, fazendo de tudo para evitar atritos e discordâncias que não são benéficos ao desenvolvimento do sujeito.
( )Quando a família não contribui com as atividades escolares que demandam auxílio das famílias, a criança, geralmente, fica mais motivada para realizar as atividades pedagógicas propostas.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q2451144 Pedagogia
Em diversos documentos da Organização das Nações Unidas e outras importantes instituições, a educação escolar aparece como elemento de destaque quando o assunto é gênero e sexualidade. Trata-se de um assunto de fato importante e que exige bem compreender a lugar da escola face a ele, bem como compreender os conceitos envolvidos. Nesse sentido, uma adequada abordagem do tema envolve considerar que
Alternativas
Q2450994 Pedagogia
Cerca de 38% das escolas brasileiras dizem enfrentar problemas de bullying, segundo dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (…) Mais de 28 mil escolas disseram ter registrado casos de bullying como ameaças ou ofensas verbais. Esse número equivale a 37,8%, pois a pesquisa foi respondida por mais de 74 mil escolas.

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/.)


Em 2015, foi sancionada a Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) em todo o território nacional. A normativa obriga escolas, clubes, agremiações a adotarem medidas de combate e prevenção ao bullying. Sobre o bullying nas escolas, marque V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas.

( ) Vítimas de bullying são mais propensas a desenvolver depressão ou pensamentos suicidas ao longo de sua vida.

( ) A prática do bullying escolar é aceito socialmente, pois é considerada processo de crescimento do ser humano, faz parte do desenvolvimento na adolescência.

( ) O bullying é considerado ato ilícito e, dependendo da idade do agressor, pode ser considerado crime (no caso de ser maior de 18 anos) ou ato infracional (se for menor de idade).

( ) A escola cabe trabalhar a questão do respeito às diferenças em sua grade curricular, incluindo o tema em sequências didáticas de disciplinas, especialmente das humanidades.


A sequência está correta em 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CS-UFG Órgão: IF-SE Prova: CS-UFG - 2024 - IF-SE - Assistente de Aluno |
Q2448216 Pedagogia
Leia o texto a seguir.
Infelizmente a prática de intimidação sistemática (bullying) ainda é muito presente, principalmente no contexto escolar. O bullying é todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2024. [Adaptado].

Entre as ações praticadas que podem ser classificadas como bullying está a ação material, sendo o ato de
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: C