Questões de Pedagogia - Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática para Concurso
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Em um Instituto Federal de Educação, uma professora que leciona química para as turmas do segundo ano do Ensino Médio organizou, com bastantes detalhes, o trabalho pedagógico do semestre. Ela utilizou como recurso metodológico um júri simulado ao qual os experimentos feitos pelos alunos em pequenos grupos deveriam ser submetidos. Cada experimento realizado pelos grupos deveria ser acompanhado da descrição do que foi realizado, dos meios empregados e da sequência das ações. O júri, formado pela professora e por alunos previamente sorteados, deveria avaliar o que foi realizado e observar se os critérios científicos foram corretamente empregados. O veredito final do júri fechava o bloco de aulas, com as respectivas devolutivas a respeito do que foi realizado por cada grupo.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Com base no que foi descrito, é possível afirmar que a professora utilizou, em suas aulas, o que se denomina de
Itens para verificação:
1. Projetos escolares fomentam a colaboração e a interdisciplinaridade.
2. São incompatíveis com métodos tradicionais de ensino.
3. Auxiliam no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas dos alunos.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso. 2017, p. 3
Refletindo-se acerca das metodologias ativas e modelos híbridos, analise as afirmativas a seguir.
I- Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. II- A aprendizagem mais intencional, formal ou escolar, se constrói em exclusivamente em dois movimentos ativos híbridos principais: em grupo ou por tutoria. A aprendizagem individual, na qual cada aluno escolhe e percorre seu caminho, não é considerado movimento ativo. III- A sala de aula pode ser um espaço privilegiado de cocriação, maker, de busca de soluções empreendedoras, em todos os níveis, onde estudantes e professores aprendam a partir de situações concretas, experiências, games, com recursos que tem em mãos, sendo estes materiais simples ou tecnológicos.
Estão CORRETAS as afirmativas: