Questões de Concurso
Sobre choques em enfermagem
Foram encontradas 477 questões
I. Nesse intervalo, a administração de noradrenalina deve aguardar a instalação do cateter venoso central, mantendo-se a reposição com cristaloide como suporte hemodinâmico isolado.
PORQUE
II. Em adultos com choque séptico em uso de vasopressor, a meta inicial de pressão arterial média é de 65 mmHg, com faixa de 60 a 65 mmHg sugerida a partir dos 65 anos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
Puérpera de 29 anos, 40 minutos após parto vaginal em maternidade de risco habitual, apresenta sangramento vaginal contínuo, útero amolecido e palpável acima da cicatriz umbilical, frequência cardíaca de 118 bpm e pressão arterial de 90 × 60 mmHg. A equipe aciona o protocolo institucional de hemorragia pós-parto, e a técnica de enfermagem participa das medidas iniciais e do registro dos sinais vitais. Acerca desse atendimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A ocitocina profilática preconizada no parto vaginal corresponde a 10 unidades internacionais por via intramuscular, administradas logo após o nascimento.
II. O achado uterino descrito é compatível com a causa mais frequente de hemorragia pós-parto entre os 4 Ts, responsável por cerca de 70% dos casos.
III. O índice de choque da puérpera, obtido pela divisão da pressão arterial sistólica pela frequência cardíaca, é de 0,76, abaixo dos limiares de alerta.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. Palidez pode ocorrer em pacientes em choque.
II. Sudorese fria pode estar presente em pacientes em choque.
III. Hipotensão pode estar associada ao choque.
Está correto o que se afirma em:
Com base nesse caso clínico hipotético e considerando as recomendações do PALS (Pediatric Advanced Life Support), as recomendações internacionais para manejo da anafilaxia e os princípios de segurança na administração de medicamentos, assinale a opção correta.
No atendimento inicial, encontrava-se pálida, com extremidades frias e sudorese discreta. Apresentava PA 118/74 mmHg; FR 24 irpm; SpO₂ 92% em ar ambiente; e FC 88 bpm. Observou-se confusão mental aguda com flutuação do nível de consciência e desorientação temporal. A paciente é portadora de hipertensão arterial em uso de metoprolol.
Durante a avaliação, a Enfermeira considerou que os sinais vitais não pareciam refletir a gravidade do quadro clínico de forma adequada.
Sobre esse caso, com base nas alterações fisiológicas do envelhecimento e nas respostas da paciente, assinale a afirmativa correta.
Ao exame físico, o Enfermeiro observou: hálito cetônico, mucosas ressecadas, turgor cutâneo diminuído. Sinais vitais: FC 128 bpm, PA 88/60 mmHg, FR 30 irpm com padrão de Kussmaul, glicemia capilar 480 mg/dL. O paciente encontra-se sonolento, porém responsivo a estímulos verbais. Ele é portador de Diabetes Mellitus tipo 1, insulinodependente, com relato de suspensão recente do uso de insulina.
Diante do quadro clínico apresentado, com base na taxonomia NANDA-I (2024–2026), assinale a opção que indica o diagnóstico prioritário de Enfermagem.
Com base no caso apresentado e considerando a classificação dos estágios do choque descritas por Brunner e Suddarth no Tratado de Enfermagem Médico-cirúrgica (apud Hinkle; Cheever; Overbaugh, 2023), é CORRETO afirmar que as manifestações clínicas descritas correspondem ao estágio:
Durante atendimento em unidade de urgência, um paciente de 68 anos apresentou dispneia súbita, extremidades frias, sudorese intensa e pressão arterial de 80x50 mmHg. No monitor cardíaco, observou-se taquicardia persistente. A equipe suspeitou de comprometimento importante da perfusão sistêmica associado a possível alteração cardiovascular aguda.
Com base na assistência ao paciente em urgência clínica, analise as afirmativas a seguir.
I- Extremidades frias, sudorese e hipotensão podem representar sinais de hipoperfusão tecidual em situações de choque.
II- Em situações de instabilidade hemodinâmica, a monitorização contínua dos sinais vitais e do estado clínico do paciente constitui cuidado importante da equipe de enfermagem.
III- Em quadros de choque, a presença de hipotensão arterial exclui a necessidade de avaliação do nível de consciência e da perfusão periférica.
É CORRETO o que se afirma em:
Assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada do enfermeiro.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada do enfermeiro.
Analise as afirmativas.
I. A identificação precoce do choque contribui para o tratamento oportuno do paciente.
II. A avaliação contínua dos sinais vitais auxilia no reconhecimento da evolução clínica.
III. A presença de pele fria e alteração do nível de consciência pode estar associada ao choque.
Está correto o que se afirma em:
I. O reconhecimento precoce dos sinais clínicos do choque contribui para o atendimento oportuno ao paciente.
PORQUE
II. O atraso na identificação das alterações clínicas pode comprometer o prognóstico do paciente.