Questões de Concurso Sobre tecnologia assistiva e do direito à participação na vida pública e política em estatuto da pessoa com deficiência - lei nº 13.146 de 2015

Foram encontradas 209 questões

Q4306618 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Uma instituição de ensino da Rede Federal passa a utilizar uma plataforma digital para disponibilizar materiais didáticos, atividades avaliativas e conteúdo de suas disciplinas. Após a implementação, alguns estudantes relatam dificuldades para acessar e utilizar determinados recursos da plataforma, embora todos tenham recebido login e senha e tenham acesso aos mesmos materiais. Considerando os princípios de acessibilidade, inclusão educacional e uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, analise as assertivas a seguir:

I. A acessibilidade digital deve ser considerada desde o planejamento pedagógico, de modo que recursos, materiais e estratégias possam contemplar diferentes formas de participação e expressão dos estudantes.
II. Diante de dificuldades de acesso aos conteúdos digitais, a instituição deve priorizar a adaptação do estudante à plataforma já existente.
III. Recursos de TA e outras estratégias de acessibilidade devem ser utilizados para reduzir ou eliminar barreiras, favorecendo a autonomia, a participação e o acesso do estudante às atividades educacionais.
IV. A existência de recursos tecnológicos na instituição indica que as condições de acessibilidade foram asseguradas, ainda que alguns alunos não consigam utilizá-la, o que é previsto que aconteça.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q4304647 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
O Estatuto da Pessoa com Deficiência define um conjunto de produtos, equipamentos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços destinados a ampliar a funcionalidade, a autonomia, a independência e a inclusão social da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a denominação desse conjunto de recursos. 
Alternativas
Q4301427 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Uma pessoa com deficiência visual solicita auxílio no balcão da biblioteca para localizar informações específicas disponíveis no acervo. O auxiliar constata que a instituição possui parte de suas coleções em formato digital acessível e computadores com softwares de leitura de tela. Diante das diretrizes de acessibilidade e inclusão em ambientes informacionais, a conduta adequada é:
Alternativas
Q4294722 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
 Durante as primeiras semanas de aula, um estudante cego demonstrava insegurança ao deslocar-se pelos diferentes ambientes da escola. Considerando a importância da orientação e mobilidade para a autonomia e a participação do estudante nos espaços escolares, uma medida adequada é
Alternativas
Q4281839 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
A inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas constitui um importante desafio para a educação brasileira. Nesse contexto, é necessário promover ações que garantam o exercício da cidadania e o acesso à educação, assegurados pela Constituição Federal e por outras normas da legislação brasileira. Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. A tecnologia assistiva, por si só, é suficiente para promover a inclusão escolar, independentemente da atuação dos profissionais da educação.
II. Garantir o acesso à educação também implica assegurar recursos didático-pedagógicos adequados às necessidades dos estudantes.
III. No caso do estudante com deficiência visual, é recomendável puxá-lo pelo braço para direcioná-lo.


É CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q4277868 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
A Tecnologia Assistiva (TA) compreende equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidos e aplicados com a finalidade de promover a autonomia, a funcionalidade e a participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. Sobre a Tecnologia Assistiva, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q4259337 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Em relação à nota técnica do CFESS (2026) sobre sigilo profissional em atendimentos envolvendo pessoas com deficiência junto com profissional de apoio (como intérpretes de Libras, ledoras(es), cuidadoras(es)/ atendentes pessoais, transcritor/estenotipista, agente facilitador(a) de apoio ou outra(o)) ou acompanhante e pessoas não falantes da língua portuguesa do Brasil, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4232884 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Com base no processo de atendimento do estudante no Atendimento Educacional Especializado, analise as afirmativas e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Ao receber o estudante no AEE, o professor inicia o Estudo de Caso e investiga as barreiras relacionadas ao acesso, à participação, à aprendizagem e à permanência escolar.
II. O Plano de AEE deve ser elaborado antes da investigação das barreiras, pois orienta a realização posterior do Estudo de Caso.
III. Após identificar as barreiras, o professor elabora o Plano de AEE como instrumento de mediação pedagógica.
IV. A implementação e a demonstração de recursos de Tecnologia Assistiva podem integrar o Plano de AEE.
V. A articulação de estratégias pedagógicas diversificadas não integra o Plano de AEE, devendo ocorrer no planejamento da classe comum.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Q4229219 Zootecnia
Um nutricionista de uma fazenda leiteira está formulando a dieta de vacas em lactação. Ele precisa garantir fornecimento adequado de energia, proteína, vitaminas e minerais, considerando tanto alimentos volumosos quanto concentrados. Com base nas características dos alimentos, ele observa:
1- Silagens e pastagens possuem mais de 18% de fibra na matéria seca;
2- Farelos de soja, amendoim e algodão contêm mais de 20% de proteína na matéria seca;
3- Milho, sorgo e subprodutos de grãos possuem menos de 20% de proteína na matéria seca;
4- Minerais como cálcio e fósforo podem estar presentes em alimentos volumosos, concentrados ou em suplementos específicos.
Considerando essas informações, assinale a alternativa mais correta sobre a utilização dos alimentos na dieta de bovinos leiteiros:
Alternativas
Q4229054 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
O uso das tecnologias digitais pode ampliar as possibilidades de alfabetização. Nesse sentido, muitos estudantes das gerações atuais nascem familiarizados com as novas tecnologias e têm acesso a diferentes recursos digitais desde cedo. No caso dos estudantes surdos, tablets, smartphones e outros recursos tecnológicos podem constituir importantes ferramentas para favorecer sua percepção visual.

Fonte: SOUZA, Ligiane Oliveira dos Santos; NUNES, Antonio Veras (org.). Tecnologia Assistiva e metodologias ativas na perspectiva da educação inclusiva. Formiga, MG: Editora Progresso, 2025.

No que concerne aos recursos de acessibilidade e à tecnologia assistiva, julgue os itens a seguir:

I.A tecnologia assistiva pode ser considerada uma área do conhecimento de caráter interdisciplinar.
II.A tecnologia assistiva engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.
III.A tecnologia assistiva visa promover a autonomia, a independência, a qualidade de vida e a inclusão social.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q4220778 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
A sustentabilidade e a acessibilidade em grandes eventos contemporâneos exigem uma abordagem holística para garantir a inclusão e a segurança de todos os participantes. De acordo com os estudos sobre práticas de inclusão em eventos, uma das estratégias fundamentais para assegurar a melhoria contínua da acessibilidade e demonstrar compromisso real com os participantes é
Alternativas
Q4219397 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Durante uma reunião pedagógica, a equipe discute a aquisição de recursos para apoiar estudantes com deficiência. A professora Laura propõe adquirir softwares de comunicação alternativa e suportes para lápis adaptados. Já o professor Vitor questiona se esses materiais se enquadram no conceito de tecnologia assistiva, argumentando que esse conceito se refere a equipamentos eletrônicos de alta complexidade. Com base na definição de tecnologia assistiva, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4219395 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Em uma turma do ensino fundamental, um estudante com deficiência física tem dificuldades para registrar as atividades escritas. O professor percebe que ele compreende os conteúdos, mas não consegue expressar suas respostas da mesma forma que os colegas. Com base na tecnologia assistiva e na acessibilidade educacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4164506 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
As práticas pedagógicas voltadas a estudantes com deficiência visual pressupõem análise das barreiras de acessibilidade e organização de estratégias adequadas às necessidades educacionais apresentadas. Considerando esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4161626 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
A tecnologia assistiva amplia a funcionalidade e a participação dos estudantes com deficiência nas atividades escolares. Acerca do assunto, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__)A tecnologia assistiva se identifica com os equipamentos de informática de última geração, ficando os objetos artesanais de baixo custo fora do seu alcance conceitual.
(__)O uso dos recursos de tecnologia assistiva na escola depende de prescrição médica renovada a cada semestre, documento que habilita o professor a disponibilizá-los ao aluno.
(__)A tecnologia assistiva abrange produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovem a funcionalidade, a atividade e a participação de pessoas com deficiência.
(__)Os engrossadores de lápis, os planos inclinados para leitura e as pranchas de comunicação ilustram recursos de baixa tecnologia aplicáveis ao cotidiano pedagógico.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q4160194 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
A tecnologia assistiva integra os recursos disponíveis para apoiar a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil.

Assinale a alternativa que conceitua corretamente a tecnologia assistiva: 
Alternativas
Q4131098 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como finalidade identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que favoreçam a eliminação de barreiras à participação e à aprendizagem dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. No que se refere às atividades desenvolvidas no âmbito desse atendimento, julgue os itens a seguir:

I.O AEE pode contemplar programas de enriquecimento curricular destinados a substituir os conteúdos pedagógicos trabalhados no ensino regular.
II.O AEE pode contemplar o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização.
III.O AEE pode envolver a promoção e utilização de recursos de tecnologia assistiva voltados à autonomia e participação do estudante.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q4127936 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Sobre o conceito de Tecnologia Assistiva, sua finalidade e aplicação no contexto da educação inclusiva e da promoção da autonomia, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q4127169 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Em sentido amplo, a evolução tecnológica tem contribuído para tornar as atividades do cotidiano mais práticas e acessíveis. Sem percebermos, utilizamos constantemente recursos desenvolvidos para facilitar diferentes tarefas, como talheres, canetas, computadores, controles remotos, automóveis e telefones celulares. Ao relacionarmos esse conceito à vida cotidiana das pessoas com deficiência, assinale a alternativa CORRETA sobre a Tecnologia Assistiva.
Alternativas
Q4062654 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
As bibliotecas devem atuar como espaços inclusivos, garantindo que pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social tenham acesso pleno à informação. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A acessibilidade em bibliotecas envolve a eliminação de barreiras arquitetônicas, informacionais e atitudinais para o atendimento a todos os cidadãos.
(__)O uso de softwares leitores de tela em computadores da biblioteca é uma ação que promove a autonomia de usuários com deficiência visual no ambiente digital.
(__)A inclusão digital restringe-se à oferta de conexão Wi-Fi, desconsiderando a necessidade de capacitação dos usuários para o uso crítico das ferramentas.
(__)O acervo em Braille e os audiolivros são recursos essenciais para garantir o direito à leitura de usuários cegos ou com baixa visão em bibliotecas públicas.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: A
5: C
6: A
7: D
8: A
9: B
10: A
11: B
12: C
13: A
14: B
15: A
16: C
17: C
18: C
19: A
20: C