O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões Militares de Enfermagem - Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem

Foram encontradas 86 questões

Q1833640 Enfermagem
Segundo o Protocolo de Identificação do Paciente (ANVISA, 2013), a identificação correta é o processo pelo qual se assegura ao paciente que a ele é destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que o possam lesar. Em relação à essa temática, analise as afirmativas abaixo:  I- Erros de identificação do paciente podem ocorrer, desde a admissão até a alta do serviço, em todas as fases do diagnóstico e do tratamento. II- A confirmação da identificação do paciente será realizada antes do cuidado. III- O número do quarto/enfermaria/leito do paciente não pode ser usado como um identificador. IV- A identificação de todos os pacientes deve ser realizada em sua admissão no serviço através de uma pulseira. Estão CORRETAS as assertivas: 
Alternativas
Q1820136 Enfermagem
A identificação dos diagnósticos de enfermagem envolve o raciocínio clínico sobre o estado de saúde do indivíduo, mediante a utilização dos dados oriundos da entrevista e exame físico. Trata-se de uma criança de 12 anos, admitida no pronto-socorro infantil em 04/06/2013, às 18h, com quadro de edema generalizado, face Cushingoide e dor em MMII onde, ao exame, apresentava: PA 100x80mmHg, T 36,3º; P 86bpm; FR 18irm e diurese 30ml. Segundo a mãe, a criança foi diagnosticada como portadora de síndrome nefrótica corticorresistente – Bx renal e glomerulonefrite com lesão tubular, aos cinco anos de idade, desde então a paciente iniciou tratamento em hospital na capital do estado. A criança também possui diagnóstico de hipertensão.
Assinale a alternativa correta quanto aos diagnósticos de enfermagem.
Alternativas
Q1820115 Enfermagem
A dor afeta indivíduos de qualquer idade, sexo, raça e classe socioeconômica. É o principal motivo pelo qual as pessoas buscam cuidados de saúde e uma das condições mais comumente tratadas pelos profissionais da área da enfermagem. As enfermeiras têm participação importante no manejo da dor. No plano de cuidado de enfermagem do paciente com dor, o diagnóstico de enfermagem é ferramenta importante para conquistar e manter o conforto-funcionalidade do paciente.
Sobre um plano de cuidados de um paciente diagnosticado com dor, associe as colunas.
PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM (1) Intervenções de enfermagem (2) Justificativa (3) Resultados esperados

AÇÕES REFERENTES AO PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM
( ) Realize e documente uma avaliação abrangente da dor. ( ) Demonstra compreensão do plano de tratamento e dos objetivos dos cuidados. ( ) A reavaliação possibilita a avaliação da efetividade e da segurança das intervenções. ( ) Faça a reavaliação quanto ao grau de alívio da dor e a ocorrência de efeitos adversos na ocasião do efeito máximo da intervenção. ( ) Se incapaz de relatar dor, demonstra comportamentos que indicam o alívio da dor e a participação em atividades funcionais importantes. ( ) A avaliação abrangente da dor é o fundamento do plano de tratamento da dor; a documentação assegura a comunicação entre os membros da equipe.
A sequência correta é

Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1774825 Enfermagem
A ausculta cardíaca clássica é realizada em pontos do tórax do paciente, denominados focos de ausculta, nos quais é captado o ruído das valvas. Em se tratando do foco aórtico, o enfermeiro deve posicionar o diafragma do estetoscópio
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1774801 Enfermagem
Para responder à questão, considere o relato a seguir.

     J.R., 69 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete tipo 2, há 12 anos, insulinodependente, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para consulta de enfermagem. Relatou que vinha se alimentando e fazendo caminhadas de acordo com as orientações recebidas, ingeria regularmente os medicamentos prescritos, mas estava confuso sobre o uso de dispositivo caneta com agulha de 4 mm para aplicação de insulina, que havia recebido há poucos dias. Queixou-se que, eventualmente, vinha apresentando episódios de tonturas ao se levantar da cama ou da poltrona. Ao realizar o exame físico de J.R., o enfermeiro obteve: peso = 76800 g; altura = 170 cm, e aferiu a pressão arterial com o objetivo de investigar a ocorrência de hipotensão ortostática. Dando prosseguimento à consulta, o enfermeiro completou o exame físico e, em conjunto com J.R., elaborou o plano de cuidados e metas a serem atingidas, orientando-o sobre a aplicação da insulina com caneta.
Ao orientar J.R. sobre a aplicação da insulina, com o dispositivo que dispõe, deve-se esclarecer que
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: E