Questões de Concurso Para analista - licitações e contratos

Foram encontradas 806 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4101205 Direito Administrativo
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO apresenta princípios das licitações e contratos administrativos.
Alternativas
Q4101204 Direito Administrativo

Há inexigibilidade de licitação quando a competição é inviável. Analise as afirmativas a seguir e identifique quais apresentam casos em que a licitação é inexigível.



I. Aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos.


II. Contratação de profissional do setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


III. Objetos que devam ou possam ser contratados por meio de credenciamento.


IV. Aquisição ou locação de imóvel cujas características de instalações e de localização tornem necessária sua escolha.

Alternativas
Q4101203 Direito Administrativo

De acordo com a Lei de Licitações e Contratos Administrativos, classifique cada modalidade de licitação a seguir conforme sua correta definição.



MODALIDADES DE LICITAÇÃO



1. Pregão


2. Leilão


3. Diálogo competitivo



DEFINIÇÕES



( ) Modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.


( ) Modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública tem o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades.


( ) Modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.



Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de classificação: 

Alternativas
Q4101202 Direito Administrativo
A respeito das modalidades de licitação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4101201 Direito Administrativo
Legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência são:
Alternativas
Q4101200 Direito Administrativo

Sobre os atos administrativos, assinale a alternativa que preenche a lacuna a seguir corretamente.



"Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser _________________ pela própria Administração."

Alternativas
Q4101199 Legislação Federal

A Lei Complementar n.º 95, de 26 de fevereiro de 1998, dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona. Analise as afirmativas a seguir a respeito dos princípios para articulação dos textos legais.



I. A unidade básica de articulação será o artigo, indicado pela abreviatura "Art.", seguida de numeração ordinal até o nono e cardinal a partir deste.


II. Os artigos se desdobram sempre em parágrafos; os parágrafos em alíneas e as alíneas em incisos.


III. Os parágrafos serão representados apenas por numeração cardinal, utilizando-se, quando existente apenas um, a expressão "parágrafo único" por extenso.


IV. Os incisos serão representados por algarismos romanos, as alíneas por letras minúsculas e os itens por algarismos arábicos.



Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q4101198 Direito Administrativo
O processo licitatório tem por objetivo: 
Alternativas
Q4101197 Redação Oficial
Os documentos oficiais devem conter local e data do documento. A respeito da forma de grafia dessa informação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4101196 Arquivologia

Analise os itens a seguir sobre o arquivamento de documentos e assinale, em seguida, a alternativa correta:



I. Documento arquivístico é qualquer unidade de registro de informações, independente do formato ou suporte, mesmo que não seja retido para ação ou referência.


II. Atividade de arquivamento é a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos. 

Alternativas
Q4101195 Relações Humanas
Ao servidor público cabe o exercício de uma postura ética. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da postura adequada do servidor.
Alternativas
Q4101194 Direito Administrativo
São atributos do ato administrativo: 
Alternativas
Q4101193 Direito Administrativo
O processo administrativo é composto por certas fases, assinale a alternativa INCORRETA sobre a fase de instrução do processo administrativo
Alternativas
Q4101192 Direito Administrativo
A modalidade de licitação concurso é aquela direcionada à escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor. Qual é o critério de julgamento nessa modalidade de licitação?
Alternativas
Q4101191 Direito Administrativo

A respeito da extinção, anulação, revogação e modificação do ato administrativo, analise as assertivas abaixo e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F).



( ) A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.


( ) O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.


( ) Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato.


( ) No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência será de 3 (três) anos e contar-se-á da percepção do último pagamento.



Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q4101190 Direito Administrativo
Assinale a alternativa que apresenta um conceito correto de ato administrativo.
Alternativas
Q4101189 Atendimento ao Público

Sobre a comunicação no trabalho, marque a alternativa que preenche a lacuna a seguir corretamente.


"Um dos deveres do servidor público é _________________ ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo."

Alternativas
Q4101188 Direito Administrativo
São bens públicos os de uso comum do povo, os de uso especial e os dominicais. Assinale a alternativa correta sobre os bens públicos.
Alternativas
Q4101187 Direito Administrativo
O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. A respeito da responsabilidade civil do servidor público assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4101186 Direito Administrativo

Analise as afirmativas a seguir sobre o processo administrativo disciplinar e, em seguida, assinale a alternativa correta.



I. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.


II. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.


III. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia resultará em instauração do processo disciplinar.


IV. Da sindicância poderá resultar arquivamento do processo, aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias, ou instauração de processo disciplinar.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: B
5: E
6: D
7: E
8: B
9: D
10: A
11: C
12: C
13: E
14: B
15: D
16: B
17: C
18: D
19: A
20: C