Questões de Concurso
Para see-ac
Foram encontradas 2.214 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere o texto abaixo para responder a questão.
“La Andragogía se puede definir como una ciencia que trata los aspectos históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos y organizacionales de la educación de adultos y un arte ejercido en una práctica social que se evidencia gracias a todas las actividades educativas organizadas especialmente para el adulto (Bernard 1985). Mientras que la Pedagogía es la “Ciencia que se ocupa de la educación y la enseñanza, especialmente la infanto-juvenil”.
La Pedagogía tiene como objeto de estudio la formación de la persona a través de la educación, considerándola como un proceso debidamente organizado, planificado, dirigido y evaluado. Así, podemos concluir que la educación es el objeto esencial de la Pedagogía. Tomando a la educación como objeto, se deducen conceptos como: educar, enseñar y escolarizar, utilizando un modelo pedagógico, concebido y diseñado para maximizar el aprendizaje de niños y adolescentes. Mientras que la Andragogía es la ciencia que estando inmersa en la educación permite incrementar el pensamiento, la autogestión, la calidad de vida y la creatividad del estudiante adulto, con el propósito de proporcionarle una oportunidad para que logre su autorrealización.
Por eso, el proceso pedagógico y el andragógico son diferentes y no se deben realizar del mismo modo, ya que los niños y adultos tienen visiones diferentes y se debe llegar a ellos con diferentes métodos.”
(Conoce las diferencias entre Pedagogía y Andragogía.Disponível em: https://utel.mx/blog/estudia-en-linea/conoce-las-diferenciasentre-pedagogia-y-andragogia/. Acesso em 08/04/2023)
( ) “Mi hermana lee tantos libros como yo” é uma sentença que expressa uma comparação de igualdade.
( ) Na sentença “Paulo es un buen amigo”, há a apócope do adjetivo bueno por estar diante de um substantivo masculino singular.
( ) Na sentença “Me gustan los pantalones blanco”, o adjetivo blanco concorda perfeitamente com o número do substantivo pantalones.
( ) A sentença “Fuimos aprobados en el examen” não apresenta adjetivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Na sentença: “ᵢCómprame un regalo, mamita, porfa!”, o pronome me se refere a uma pessoa.
II. Na sentença “Él no sabe que el dueño de aquél coche soy yo.”, a palavra el (sem o acento agudo) é um pronome.
III. A sentença “Al mal tiempo, buena cara” apresenta um pronome relativo.
IV. Na sentença “No salió mal la ponencia presentada por Lucía.”, não há pronomes.
Estão corretas as afirmativas:
(LOPES, et. al., 2014).
Considerando o texto acima, analise as afirmativas abaixo.
I. Tanto a família quanto a escola desempenham papéis decisivos na educação e formação da criança.
II. É somente no espaço da família que o estudante vai exercitar a sua criatividade, cabendo à escola o único papel de compartilhar conteúdos.
III. A família possui um papel muito importante para que a aprendizagem aconteça.
IV. A educação acontece em todos os lugares e não somente no espaço escolar.
Estão corretas as afirmativas:
(VIEIRO, 2018).
Considerando o texto acima, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A educação do campo deve priorizar todos os sujeitos do campo.
( ) A concepção de campo e de educação deve contemplar o desenvolvimento territorial das famílias que trabalham e vivem da terra.
( ) Os sujeitos do campo não são sujeitos do seu próprio desenvolvimento.
( ) Considerar as particularidades do campo no espaço escolar é um entrave para a educação do campo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.
II. É necessário destacar que, em especial nos dois primeiros anos da escolaridade básica, em que se investe prioritariamente no processo de alfabetização das crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado para a ampliação dos contextos de letramento.
III. É importante motivá-los com desafios cada vez mais abrangentes, o que permite que os questionamentos apresentados a eles, assim como os que eles próprios formulam, sejam mais complexos e contextualizados.
IV. À medida que se aproxima a conclusão do Ensino Fundamental, os alunos são capazes de estabelecer relações ainda mais profundas entre a ciência, a natureza, a tecnologia e a sociedade, o que significa lançar mão do conhecimento científico e tecnológico para compreender os fenômenos e conhecer o mundo, o ambiente, a dinâmica da natureza.
V. É fundamental que tenham condições de ser protagonistas na escolha de posicionamentos que valorizem as experiências pessoais e coletivas, e representem o autocuidado com seu corpo e o respeito com o do outro, na perspectiva do cuidado integral à saúde física, mental, sexual e reprodutiva.
Estão corretas as afirmativas:

I. Autonomia que considera o aluno adulto capaz de tomar suas próprias decisões e concede a ele a condição participativa no processo de ensino.
II. Dificuldade para aprender os temas, as situações novas, o uso das mídias. Não acompanha as propostas educativas.
III. Aplicação da aprendizagem reconhecendo que os desafios para o ensino de adultos são superados quando o conhecimento adquirido revela serventia imediata.
IV. A Motivação considera os valores e os objetivos profissionais do aluno adulto, valoriza a motivação interna (mais forte e essencial) do que a externa (nota de prova, etc).
Estão corretas as afirmativas:
I. Determina um progresso de ensino que parte da compreensão do conhecimento prévio do aluno da EJA para desenvolver o planejamento educativo.
II. A contextualização como base das decisões pedagógicas sobre a EJA acontece depois da alfabetização porque o processo planejado a priori assegura a padronização da didática.
III. O processo da alfabetização pensado para ensinar os jovens e adultos da EJA atendem às necessidades do desempenho profissional, mas a prioridade é a formação da criticidade à vida social.
IV. Durante a alfabetização dos alunos da EJA os temas (conteúdos) em discussão não são questionados porque o objetivo de explorar o diálogo é articular a teoria e a prática qualificando o processo.
Estão corretas as afirmativas:
I. Os gestos e os movimentos fazem parte dos recursos de comunicação que o ser humano utiliza para expressar suas emoções e sua personalidade, comunicar atitudes interpessoalmente e transmitir informações.
PORQUE
II. Um gesto pode pertencer a várias categorias e seu significado é determinado pelo contexto. O gesto e mesmo o movimento de caráter técnico são essenciais à construção de significados e respeito às individualidades.
Diante dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
I. O desenvolvimento motor da criança não é alterado quando participa de atividades como brincadeiras pois, não são atividades sistematizadas.
II. O desenvolvimento motor, associado ao processo maturação do sistema nervoso central (cérebro) permite que a criança receba tanto informações do meio quanto interaja com o meio ambiente. Isso ocorre através de estímulos.
III. O desenvolvimento é um processo de mudanças complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
Estão corretas as afirmativas:
I. Os alunos devem conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito.
II. Cabe aos alunos refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
III. Compreender que a saúde é um processo decorrente do seu próprio esforço sendo as questões relacionadas ao contexto social no qual se encontra inserido parte de menor importância neste processo.
IV. A aluno cabe reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos de exercícios e alimentação de modo a obter um padrão/modelo físico que lhe permita a inserção em seu grupo de referência.
Estão corretas as afirmativas: