O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 2.781 questões

Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958459 Não definido

Considere as seguintes enfermidades nas culturas:

Anel vermelho em coqueiro; Mancha anelar em mamoeiro; Meloidoinose em meloeiro; Fusariose em maracujazeiro, Murcha de fitomonas em coqueiro; Espiroplasma em milho. Alternativas de manejo são: 1) controle do vetor, 2) solarização; 3) fungicidas, 4) roguing, 5) rotação com brachiarias, 6) NaCLO.

Assinale o conjunto de medidas que melhor se adequam para adoção no pomar/lavoura, respectivamente.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958458 Não definido
A agricultura orgânica, representando todos os sistemas alternativos à agricultura convencional, dispõe de marco regulatório oficial no Brasil, desde a publicação da Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, regulamentada pelo Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007, aos quais, ao longo do tempo, somaram-se diversos decretos e instruções normativas complementares. Para além do arcabouço jurídico existente e suas frequentes atualizações, são necessários o conhecimento e a compreensão da nomenclatura referente às diferentes vertentes da alternativa orgânica na produção agropecuária, empregados em diferentes condições ambientais, com base em vários princípios filosóficos, tendo em comum a base científica e a sustentabilidade. Nesse contexto, é correto afirmar que a:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958457 Não definido

No manejo agrossilvopastoril, a organização e operação das atividades agrícolas, assim como o seu planejamento e desenvolvimento, deve ser feito de maneira criteriosa, tendo em vista o cumprimento das várias etapas do processo. Acerca do manejo agrossilvopastoril, julgue as sentenças a seguir:

(1) Os pequenos produtores, especialmente do Norte e Nordeste do Brasil, devem iniciar o manejo agrossilvopastoril com a semeadura de espécies de ciclo curto, como milho, arroz e feijão, que servem como produtos de subsistência. Simultaneamente, o produtor deve plantar fruteiras perenes como pupunha, açaí, graviola, entre outras, que iniciarão a produzir comercialmente no terceiro ano. Em seguida, deverão ser plantadas espécies de ciclo longo, geralmente espécies florestais, podendo ser madeireiras, que deverão iniciar sua produção com aproximadamente 15 anos. Completando o sistema com animais, o produtor poderá introduzir animais silvestres, como paca, tamanduá, tatu e cutia.

(2) O manejo agrossilvopastoril poderá ser feito em região de criação de bovinos com a introdução e plantio de espécies produtoras de biocombustíveis, como a macaúba consorciada com pastagens, utilizando espaçamentos adensados em áreas com grande quantidade de árvores que ofereçam elevado sombreamento, fundamental para o bem-estar animal.

(3) O manejo agrosilvopastoril sustentável poderá ser executado racionalmente por produtores do semiárido brasileiro que adotarem práticas agrícolas que causem o menor impacto ambiental, com preparo do solo adequado, plantio adequado da mamona para produção de biocombustível e recuperação dos solos degradados com adubação orgânica verde, rotação de cultura, manejo racional da caatinga e uso da ovinocaprinocultura.

(4) agrossilvipastoril integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente "lavoura" restringe-se, exclusivamente, à fase inicial de implantação do componente florestal.

Verifica-se que:

Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958456 Não definido

O cultivo consorciado de uma ou mais culturas numa mesma área é uma prática muito frequente no semiárido nordestino, onde predomina a exploração de pequenas propriedades rurais e a mão-de-obra familiar. Entre os sistemas de produção mais utilizados no meio rural nordestino está o consórcio feijão e milho, principalmente o feijão-caupi (Vigna unguiculata L.), base protéica da região. Sobre cultivos consorciados entre milho e feijão, considere as assertivas a seguir:

(1) No consórcio entre essas duas espécies, além de o feijão contribuir na dieta protéica do agricultor, a sua capacidade de fixação biológica de nitrogênio pode suprir as necessidades nutricionais do milho e, principalmente, a manutenção da sustentabilidade do solo.

(2) Inúmeros indicadores agroeconômicos têm sido utilizados para avaliar os sistemas consorciados, mas o índice de uso de eficiência da terra (UET) ainda é a variável mais importante na determinação da eficiência da consorciação. Para Willey (1979), o UET pode ser definido como a área relativa sob cultivo consorciado na qual se espera obter rendimento equivalente ao monocultivo, ou seja, possibilita comparar os rendimentos das culturas no consórcio em relação ao cultivo solteiro, sendo representado pela área de terra necessária com as culturas em monocultivo para proporcionar rendimento equivalente ao obtido com as culturas consorciadas.

(3) A distribuição espacial e temporal de culturas resulta numa maior diversidade de nichos e recursos que estimulam a biodiversidade dos solos.

Está correto o que se afirma:

Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2018 - UFC - Engenheiro Agrônomo |
Q958455 Não definido

Atualmente, tem sido aplicado a culturas, como em algumas hortícolas e frutícolas, o conceito de produção integrada. Sobre os princípios da produção integrada, analise as sentenças a seguir:

(1) Deve ser aplicada de forma holística, pois está baseada na formulação de normas levando em consideração as características próprias de cada ecossistema e a importância do bem-estar e da exploração racional dos recursos naturais.

(2) Equilibrar os ciclos de nutrientes, reforçar a diversidade biológica local, minimizar perdas, propor o manejo ótimo dos recursos naturais e de técnicas utilizadas na agricultura;

(3) Utilizar métodos que fomentem o aumento e a conservação da fertilidade intrínseca do solo;

(4) Não podem ser aplicados quaisquer produtos químicos, porque a agricultura integrada segue, em linhas gerais, os princípios da agricultura orgânica.

São princípios básicos desse conceito de produção:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: A
5: B