Questões de Concurso Para prefeitura de araucária - pr

Foram encontradas 390 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1823338 Medicina
Recém-nascido com 5 dias de vida é levado ao Pronto-Atendimento Pediátrico com queixa de que está “muito amarelo”. Os pais referem que o bebê chora bastante e quer mamar a toda hora. A mãe tem 17 anos, é primigesta, tipagem sanguínea A, Rh positivo, realizou pré-natal adequado e não apresentou intercorrências durante a gestação. O bebê nasceu de parto normal, com 40 semanas de idade gestacional, pesando 3.300 gramas, escores de Apgar de 9/10 (respectivamente no 1° e 5º minutos), permaneceu em alojamento conjunto por 48 horas, sem intercorrências, e recebeu alta pesando 3.150 gramas, em aleitamento materno exclusivo. Ao exame físico: RN irritado, mucosas secas, corado, acianótico, com icterícia até zona IV de Kramer, afebril, pesando 2.950 gramas; sem outras alterações ao exame segmentar. Levando em consideração os dados apresentados, a hipótese diagnóstica correta é icterícia:
Alternativas
Q1823337 Medicina
A mãe de um bebê saudável que nasceu a termo, com 3.100 gramas, e encontra-se com 10 dias de vida procura atendimento médico referindo que o “seu leite é fraco”. Relata que a criança apresenta irritação, parece ter sede, suga avidamente a mama por cerca de 3 a 5 minutos e acaba dormindo em seguida. Ela explica que oferece sempre um seio de cada vez quando o bebê chora, cerca de 10 a 12 vezes ao dia, e que, na mamada seguinte, começa a oferecer o seio que o bebê não havia sugado na mamada anterior. Ao exame, o bebê encontra-se em bom estado geral, sem anormalidades no exame segmentar, porém ainda não recuperou o peso de nascimento. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823336 Medicina
A infecção do trato urinário (ITU) é uma das doenças mais comuns em pacientes pediátricos, podendo ocorrer complicações significativas, principalmente disseminação bacteriana e lesão do parênquima renal. Por essa razão, é fundamental que, na abordagem da criança com ITU, o pediatra possua um domínio sobre as formas de apresentação clínica, métodos diagnósticos, interpretação dos resultados de exames e conduta terapêutica. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823335 Medicina
Um lactente de 3 meses de idade apresenta história de dificuldade de ganho de peso, sudorese cefálica e cansaço às mamadas, que iniciou a partir do fim do 1o mês de vida, com piora progressiva. Ao exame, apresenta-se afebril, corado, acianótico, com frequência cardíaca = 180 bpm, frequência respiratória = 75 ipm, saturação de oxigênio no oxímetro de pulso = 90% em ar ambiente, precórdio hiperdinâmico, com sopro holossistólico 3+/6, mais audível em bordo esternal esquerdo baixo, estertores em bases pulmonares, fígado a 3,5 cm do rebordo costal direito. A radiografia de tórax evidencia aumento da área cardíaca e padrão sugestivo de hiperfluxo pulmonar. Levando em consideração os dados apresentados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Alternativas
Q1823334 Medicina
Uma menina de 6 anos é levada ao pediatra devido ao aparecimento de pelos axilares e pubianos há cerca de 1 mês. A mãe notou também o surgimento de um “odor de suor mais forte” nas axilas, semelhante ao de adulto. Não há antecedente de outras doenças, nem de uso de medicamentos. Ao exame, observa-se a presença de pelos esparsos na região dos grandes lábios, bem como nas axilas; peso no percentil 50 para idade, estatura no percentil 75 para idade; ausência de outros caracteres sexuais secundários; genitália normal para idade; sem outras anormalidades ao exame segmentar. A radiografia de punho revelou que a idade óssea está levemente adiantada em relação à idade cronológica. Levando em consideração os dados apresentados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: E
5: B