Foram encontradas 92 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2457835 Pedagogia
Souza, Salgado, Querido e Arantes (2022) definem interdisciplinaridade, transdiciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade a partir do entendimento da produção do conhecimento.
Para esses teóricos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Interdisciplinaridade seria, portanto, o movimento existente entre determinadas disciplinas. Ou seja, a partir desta análise, depreende-se que a interdisciplinaridade só existe porque existem as disciplinas e que ela ocorre justamente nos pontos de convergência (ou de ligação) entre elas.
I. A pluridisciplinaridade condiz com o cruzamento de disciplinas e se articula ao conceito de multidisciplinaridade.

III. A multidisciplinaridade refere-se a campos disciplinares que tratam de temas distintos, por isso não mantém relação com o tema elencado.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457833 Pedagogia
De acordo com Pretto e Bonilla (2022), com a pandemia da Covid19, evidenciou-se a precariedade das políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na educação […] A necessidade de fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais, possibilitaram, por meio de legislações emergenciais, aulas a estratégia denominada de ensino remoto, que demandavam amplo e intenso uso das tecnologias digitais e de conexão à internet de qualidade.
Sobre este período é correto afirmar que
Alternativas
Q2457832 Pedagogia
A formação do educando é de suma importância para a escola; entretanto faz-se necessária a articulação de coletivos à integração ao espaço escolar. Neste sentido, a família ou os responsáveis pelo aluno podem contribuir com o processo ensino-aprendizagem sendo chamados à reunirem-se com a escola.
Nessa ação está a ideia de que
Alternativas
Q2457831 Pedagogia
De acordo com Hargreaves e Fullan (2000) a escola é uma organização social “aprendente”. Uma organização que se desenvolve à medida que seus professores também se desenvolvem. Nesse sentido, a autoridade e a distribuição de poder são ressignficadas na substituição dos processos centralizados e fundamentados em razões de ordem técnica e burocrática por decisões compartilhadas e nascidas da articulação dos interesses dos diversos coletivos da escola (Ferreira, 2004).
Neste contexto, avalie se as seguintes afirmativas estão corretas.


I. A coordenação constitui-se por um educador, e como tal deve estar no combate a tudo aquilo que desumaniza a escola: a reprodução da ideologia dominante, o autoritarismo, o conhecimento desvinculado da realidade, a evasão, a lógica classificatória e excludente [...], a discriminação social na e através da escola.
II. A concepção de uma formação docente descontextualizada do contexto cultural é responsável pela ineficácia do trabalho pedagógico, uma vez que é impossível dissociar o “jogo coletivo” da ação de cada indivíduo. Portanto, a organização do trabalho escolar implica, necessariamente, um processo coletivo, cuja articulação entre supervisores coordenadores, supervisores e professores faz-se necessária à organização social escolar contemporânea.

III. Na organização social escolar, encontram-se e se confrontam culturas e nela os indivíduos se constroem como sujeitos coletivos, mantendo, por vezes, relações contraditórias com a cultura escolar e também com os diferentes coletivos que nela circulam. Nesse cenário, muitas vezes marcado pelo dissenso, se estabelecem contínuas negociações de consenso, compromissos para o trabalho escolar que são reconstruídas em articulação pelos profissionais da educação compromissados com uma “escola aprendeste”.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457830 Pedagogia
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. O conceito de competência proposto por Perrenoud apresenta um olhar sobre as práticas pedagógicas e sobre a compreensão do tempo pedagógico.
Com base nos estudos de Perrenoud, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2457829 Pedagogia
Segundo Lima (2016), sobre o processo de democratização das escolas públicas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2457828 Pedagogia
O brinquedo supõe uma relação com a criança a uma indeterminação quanto a ausência de um sistema de regras, que organizam a sua utilização. O brinquedo, portanto, está em relação direta com um aspecto da realidade e que a criança pode manipular
Acerca da relação brincadeira / ensino-aprendizagem / currículo no projeto pedagógico da escola, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2457827 Pedagogia
Sobre a ideia de organização, prévia ou não, de experiências, situações de aprendizagem realizadas por docentes, redes de ensino de forma de levar a cabo um processo educativo (LOPES, MACEDO, 2011, p.19) está o que tem sido denominado currículo.
Para Silva (2001), as teorias curriculares permitem questionar, ora se complementam e são necessárias para pensarmos nos rumos da educação e nas relações sociais, de modo geral.
Sobre as Teorias Tradicionais de Currículo, As Teorias Críticas e Teorias Pós-críticas avalie as afirmativas a seguir.

I. Teoria tradicional: o saber, expresso no currículo tradicional, está ligado à situação existencial das pessoas envolvidas no ato de conhecer, portanto o papel de uma educação consciente é adaptar os indivíduos de forma participativa à sociedade.
II. Teorias Críticas: problematizaram o que é considerado conhecimento escolar, entendendo que a seleção de conteúdos consiste no resultado de um processo envolvendo conflitos e disputas e relações de poder.
III. Teorias Pós-Críticas: articulam-se às Teorias Críticas ressignificando as relações saber-poder que operam via conhecimento escolar, pois os sujeitos que fixam sentidos de conhecimento escolar têm valor posicional e contingente. Um posicionamento teórico que questiona a ideia de uma modernidade, na qual os sujeitos, as relações e as instituições são percebidos de formas essencializadas e engessadas, passando a operar com a dinâmica de uma sociedade que desestabiliza os sentidos de verdade sobre sujeitos e “coisas deste mundo” até então hegemônicos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457826 Pedagogia
Na sociedade brasileira, o multiculturalismo faz referência às intensas mudanças demográficas e culturais, marcadas pela diversidade em termos de raça, etnia, gênero, sexualidade cultura, religião classe social, idade, necessidades especiais ou a outras dinâmicas sociais.
Em educação, ele diz respeito aos arranjos teóricos, às práticas e às políticas educacionais, marcando ainda a luta contra a opressão e discriminação dos grupos em minoria.
Sobre a organização do trabalho pedagógico pautado na perspectiva multicultural, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2457825 Pedagogia
Nos processos educativos na educação infantil a ação pedagógica de escutar as crianças desde a sua mais tenra idade tem a finalidade de 
Alternativas
Q2457824 Pedagogia
São constantes os relatos de educadores sobre os comportamentos considerados como violência, agressões e indisciplina, e que apontam para a necessidade de se buscar estratégias capazes de melhorar a qualidade das relações interpessoais nas escolas. Conforme dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (2019), metade dos diretores assinalou já ter presenciado agressão física ou verbal de alunos a professores ou funcionários da escola; 68,4% dos professores relataram já ter havido agressão verbal ou física entre alunos; e a indisciplina dos alunos é vista por 68% dos gestores como um dos fatores que mais dificulta o funcionamento das escolas.
Com base no debate sobre tendências pedagógicas contemporâneas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2457823 Pedagogia
De acordo com Werner (2015, p. 35), a constituição do sujeito não é um processo mecânico e linear de ação do meio sobre um indivíduo passivo, nem, ao contrário, decorre da ação isolada de um indivíduo ativo sobre o meio, mas, como afirmam Smolka, Góes e Pino (1995, p. 179) envolve um processo constitutivo recíproco de imersão na cultura e emergência simultânea da individualidade singular no contexto da prática social.
Sobre a relação linguagem, pensamento e ação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2457822 Pedagogia
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Com base nas provas que são aplicadas pelo Saeb, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2457821 Pedagogia
A pedagogia social de Paulo Freire consiste num contributo não só para a educação social, mas, para a educação popular e comunitária.

Avalie se suas principais contribuições à educação incluem

I. teorizar a prática para transformá-la. A prática como base para gerar pensamento. Os sujeitos populares como protagonistas do seu próprio aprendizado e atores de sua emancipação.
II. o reconhecimento da legitimidade do saber científico, necessário à cultura popular, para sobreviver num período de extremado elitismo (academicismo sem prática social).
III. uma teoria cujo ensino e a pesquisa partem da leitura da realidade (leitura da palavra mundo), da observação participante. O concreto, mundo vivido pelos sujeitos, orientam a relação ensino-aprendizagem, como elementos inseparáveis da pesquisa, da cultura popular e da participação da comunidade.
IV. uma teoria crítica do conhecimento, fundamentada numa antropologia do ser humano, como inacabado, incompleto e inconcluso, atribuindo importância às condições de aprendizagem com ênfase nos processos e não nos resultados.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457820 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. As aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais de modo a garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Conforme o texto da BNCC, avalie os itens a seguir.

I. A primeira tarefa de responsabilidade direta da União será a revisão da formação inicial e continuada dos professores para alinhá-las à BNCC.
II. A implementação da BNCC requer o monitoramento pelo MEC em colaboração com o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
III. Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em quatro áreas do conhecimento.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457819 Pedagogia
Pierre Bourdieu foi um importante intelectual do século XX e tornou-se uma referência nos estudos da sociologia da educação. Bourdieu utiliza três conceitos chave: campo, habitus e capital. O conceito de “capital” foi usado para descrever as vantagens socioeconômicas e/ou culturais que indivíduos ou famílias possuem e que lhes permite ou não a mobilidade ou permanência social. Bourdieu passa, então, a conceber a sociedade como hierarquizada com base numa relação de poder e privilégios determinada por diferentes capitais.
Acerca do conceito de capital cultural em Bourdieu, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2457817 Pedagogia
O Decreto nº 7.037/2009 aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH. O Decreto nº 11.851/2023 institui o Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) (Brasil, 2018) é uma política pública que consolida um projeto de sociedade baseado nos princípios da democracia, da cidadania e da justiça social. A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos.
Com base nos referidos documentos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2457816 Pedagogia
A promoção da gestão democrática da educação pública é um princípio constitucional (Brasil, 1988) e uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE – Lei nº 13.005/2014.
Acerca destas legislações e demais documentos nacionais que tratam da gestão democrática da educação pública, do perfil e dos processos de seleção de diretores escolares, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2457814 Pedagogia
Jean Piaget (1896-1980) foi um cientista e biólogo suíço que criou fundamentos para a compreensão sobre a aprendizagem e esquematizou o desenvolvimento em uma sequência de estágios (estádios). Para Piaget, é indispensável compreender a formação dos mecanismos mentais na criança para todos aqueles que desejarem entender sua natureza e seu funcionamento no adulto.
Com base nos estudos de Piaget, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2457813 Pedagogia
Das várias maneiras de responder à diversidade étnica, de classe social, gênero, linguística, cultural, geracional, sexual, religiosa, de deficiências etc., McLaren (1997) identifica as seguintes: multiculturalismo conservador ou monoculturalismo, multiculturalismo liberal, multiculturalismo pluralista, multiculturalismo essencialista de esquerda e multiculturalismo crítico.

Com base no debate educacional acerca do multiculturalismo, avalie as afirmativas a seguir.

I. O multiculturalismo liberal advoga que todas as pessoas compartilham uma igualdade natural e uma condição humana comum que permite a qualquer pessoa, independentemente do seu pertencimento cultural, competir no meio social em condições equivalentes às demais.
II. O multiculturalismo essencialista está mais envolvido com sua autoafirmação do que com a formação de alianças democráticas estratégicas em favor da justiça social.
III. O multiculturalismo crítico entende que os indivíduos produzem, renovam e reproduzem os significados em um contexto constantemente configurado e reconfigurado pelo poder.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: E
5: D
6: D
7: B
8: C
9: C
10: A
11: C
12: D
13: B
14: E
15: B
16: C
17: D
18: E
19: B
20: C