Foram encontradas 183 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I- Realizar monitoramento e varredura em tempo real. II- Criar e gerenciar backups para proteção dos arquivos. III- Utilizar detecção heurística para identificar vírus suspeitos.
É CORRETO o que se afirma em:
“Novos debates surgiram após a aproximação do cometa com o Sol no final de outubro. Instrumentos de observação detectaram que ele acelerou de maneira inesperada, movendo-se mais rápido do que a gravidade permitiria. Essa anomalia fez muitos cientistas reavaliarem o comportamento de cometas.”
Apartir dessa leitura, é CORRETO afirmar que:
I- O uso de sinônimos como cometa, objeto celeste e corpo contribui para a coesão lexical, evitando repetições excessivas.
II- A sinonímia colabora com a compreensão do texto, pois permite retomar ideias já apresentadas de forma variada, sem alterar o sentido principal.
III- O emprego de sinônimos prejudica a objetividade de textos de divulgação científica, que deveriam repetir sempre a mesma palavra para não gerar ambiguidades.
IV- Apresença de sinônimos ocorre apenas em textos literários, sendo inadequada em textos jornalísticos e científicos.
É CORRETO o que se afirma em:
“Instrumentos de observação detectaram que ele acelerou de maneira inesperada, movendo-se mais rápido do que a gravidade permitiria.”
I- Apalavra “que” é um pronome relativo.
II- Apalavra “que” introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
III- O termo “que” é classificado como conjunção integrante.
IV- O pronome “ele” funciona como complemento do verbo “acelerou”.
V- O pronome “ele” exerce a função sintática de sujeito da oração subordinada.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- No trecho “Além da aceleração, o cometa surpreendeu ao mudar de cor” (4º parágrafo), o substantivo aceleração retoma o fenômeno físico mencionado anteriormente no texto, garantindo coesão referencial e continuidade temática.
II- Em “passando de um tom avermelhado para um azul intenso”, observa-se o uso de um adjunto adverbial de tempo, que expressa o momento em que a mudança ocorreu, marcando o processo gradativo descrito.
III- O uso dos substantivos aceleração, cometa, coloração e luz solar reforça a coerência temática do período, pois contribui para a construção de um campo semântico ligado à observação astronômica e aos fenômenos físicos.
É CORRETO o que se afirma em: