Questões de Concurso Comentadas para exatus-pr

Foram encontradas 398 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1305061 Medicina
No Brasil, a prevalência de depressão entre as pessoas idosas varia de 4,7% a 36,8%, dependendo fundamentalmente do instrumento utilizado, dos pontos de corte e da gravidade dos sintomas. Considerando a afirmativa, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1305059 Medicina
Sobre os fatores de risco para hipertensão arterial, considere:

I - Há uma associação direta e linear entre envelhecimento e prevalência de hipertensão arterial, relacionada ao aumento da expectativa de vida da população brasileira.
II - O consumo crônico e elevado de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial de forma consistente.
III - Adultos com menor nível de escolaridade (sem instrução ou fundamental incompleto) apresentaram a menor prevalência de hipertensão arterial autorreferida, descartando os fatores socioeconômicos como risco associado.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1305055 Saúde Pública
São Doenças de Notificação Compulsória, com periodicidade de notificação semanal, EXCETO:
Alternativas
Q1305054 Enfermagem
São funções da Atenção Básica, para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, EXCETO:
Alternativas
Q1305053 Direito Sanitário
“Promover mudanças na cultura organizacional, com vistas à adoção de práticas horizontais de gestão e estabelecimento de redes de cooperação intersetoriais” é uma diretriz da:
Alternativas
Q1305052 Direito Sanitário
Considerando a Lei 8.080/1990, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1305051 Psiquiatria
Sobre a Política de Saúde Mental – Reforma Psiquiátrica no Brasil, considere:
I - A partir do ano de 1992, os movimentos sociais, inspirados pelo Projeto de Lei Paulo Delgado, conseguem aprovar em vários estados brasileiros as primeiras leis que determinam a substituição progressiva dos leitos psiquiátricos por uma rede integrada de atenção à saúde mental. II - O processo de redução de leitos em hospitais psiquiátricos e de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação passa a tornar-se política pública no Brasil a partir dos anos 90. III - O processo de desinstitucionalização de pessoas longamente internadas é impulsionado, com a criação do Programa “De Volta para Casa”.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1305050 Conhecimentos Gerais
São datas comemoradas em novembro, EXCETO:
Alternativas
Q1305049 História
Foi o mártir da Inconfidência Mineira:
Alternativas
Q1302581 Noções de Informática
São características de um software livre, EXCETO:
Alternativas
Q1302580 Noções de Informática
Os aplicativos são softwares criados para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. São aplicativos, EXCETO:
Alternativas
Q1302579 Atendimento ao Público
O atendimento ao público é um processo que predispõe exercitar a comunicação e suas diversas possibilidades, podendo proporcionar a satisfação ou a insatisfação de quem atende e de quem é atendido. São aspectos característicos, indispensáveis, ao bom atendimento, EXCETO:
Alternativas
Q1302578 Serviço Social
Considerando as atribuições do Orientador Social e as diversidades sociais e culturais, ou que delas derivam, todas as alternativas apresentam fatores éticos relevantes para o bom desempenho das atividades, EXCETO:
Alternativas
Q1302577 Serviço Social
São ações necessárias na oferta de assistência social e à saúde, quando requeridas pelo usuário ou pelo dependente de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência, EXCETO:
Alternativas
Q1302572 Pedagogia
Sobre o sistema educacional brasileiro, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1302571 Sociologia

Sobre as idades dos alunos, na História Social da criança e da família, considere:


I - A repugnância pela precocidade marcou a diferenciação através do colégio de uma primeira camada: a da primeira infância, prolongada até cerca de 10 anos.

II - A mistura arcaica das idades persistiu nos séculos XVII e XVIII entre o resto da população escolar, em que crianças de 10 a 14 anos, adolescentes de 15 a 18 e rapazes de 19 a 25 frequentavam as mesmas classes.

III - Até fim do século XIX, não se teve a ideia de separá-los.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q1302570 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, EXCETO para:
Alternativas
Q1302568 Serviço Social
Considerando a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a assistência social rege-se pelos seguintes princípios, EXCETO:
Alternativas
Q1302556 Português
O uso correto da pontuação é um requisito importante em qualquer texto e é ainda mais indispensável quando se trata de textos oficiais. Sobre o uso da - vírgula ( , ) é correto afirmar:
Alternativas
Q1302554 Português

Vitamina D não previne Alzheimer, aponta estudo.


     Uma revisão de estudos publicada recentemente no periódico científico Nutricional Neuroscience revelou que a vitamina D não ajuda a prevenir Parkinson e Alzheimer. A análise mostrou que não há evidências suficientes que comprovem o potencial preventivo do nutriente contra doenças neurodegenerativas. No entanto, os pesquisadores indicam que a luz solar pode ser capaz de proteger contra a esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson, independente da produção de vitamina D.

    Segundo especialistas, a prescrição de suplementos vitamínicos para idosos, com o intuito de prevenir doenças neurológicas, é uma prática comum. Mas os novos dados indicam que essa decisão não traz benefícios reais.

    De acordo com a análise, a maioria dos dados atuais que apoiam o efeito neuroprotetor da vitamina D é baseada em estudos pré-clínicos e observacionais que não foram capazes de comprovar o potencial preventivo do nutriente.

    Segundo Renato Bandeira de Mello, geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a associação da vitamina D com a prevenção de doenças neurológicas surgiu porque a maioria dos pacientes com doenças neurológicas, cardíacas e câncer apresentavam deficiência deste nutriente, o que poderia ser a causa dos problemas. No entanto, o novo estudo afirma que não foi possível concluir se a vitamina D tem potencial benéfico, indicando que os baixos níveis da substância são consequência e não causa da doença.

https://veja.abril.com.br/saude/vitamina-d-nao-previne-alzheimeraponta-estudo/ 

Observe o verbo em destaque no período que segue: "No entanto, o novo estudo afirma que não foi possível concluir se a vitamina D tem potencial benéfico, indicando que os baixos níveis da substância são consequência e não causa da doença."

Sobre as regras de acentuação gráfica apresentadas pelo Novo Acordo Ortográfico, é correto afirmar que o verbo -tem, em destaque no período acima, não recebeu acentuação, por obedecer a uma dessas regras.


Assinale a alternativa que apresenta a regra que justifica a ausência do acento no verbo – tem:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: D
6: B
7: A
8: C
9: B
10: D
11: C
12: B
13: D
14: A
15: D
16: A
17: C
18: D
19: A
20: C