O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Planos a partir de 12,00/mês

Questões de Concurso Para ibade

Foram encontradas 22.614 questões

Q1908083 Português

Leia atentamente o excerto a seguir.


    “Muito antes da covid-19, a Educação pública brasileira já enfrentava graves problemas. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Cenpec Educação indicavam que, no ano anterior à pandemia, mais de 1 milhão de crianças e adolescentes brasileiros em idade escolar estavam fora das escolas.

    Além disso, um estudo do Todos Pela Educação mostrou que, até 2019, 61,1% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental possuíam nível de proficiência adequada em Língua Portuguesa e pouco mais da metade (51,5%) obtiveram a proficiência esperada em Matemática. O cenário apontava melhora em relação às dez últimas edições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mas também indicava que ainda havia muito trabalho a ser feito. [...]”

SANTOS, Victor. O que é recomposição de aprendizagens e como ela acontece no dia a dia das escolas públicas. Nova Escola, 23 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20976/oque-e-recomposicao-de-aprendizagens-e-como-ela-acontece-no-dia-a-dia-das-escolas-publicas. Acesso em: 10 mar. 2022.


O vocábulo “proficiência” está repetido nesse trecho. A fim de se evitar tal repetição e mantendo-se o sentido original do enunciado, a segunda ocorrência dessa palavra pode ser substituída por:

Alternativas
Q1908082 Português

Leia o texto abaixo, observando as palavras em destaque.


“O brasileiro médio está bastante preocupado com a mudança do clima e com o meio ambiente, considera que as queimadas na Amazônia prejudicam a imagem e a economia do país e não dicotomia entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico. É o que revela o relatório “Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros”, lançado ontem (9/3) pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio) – um instituto de pesquisa que funciona como uma associação civil sem fins lucrativos – em parceria com o Programa de Comunicação Climática da Universidade Yale, nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), sucessor do IbopeInteligência. [...]”

RODRIGUES, Meghie. Brasileiros se preocupam com mudança do clima, aponta pesquisa. Pesquisa Fapesp, 10 de março de 2022. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/brasileiros-se-preocupam-com-mudanca-do-clima-aponta-pesquisa/. Acesso em: 11 mar. 2022.


Qual das alternativas a seguir apresenta uma análise correta sobre a acentuação gráfica das palavras citadas?

Alternativas
Q1908081 Português

Leia o excerto abaixo, atentando-se à sua estruturação.


     “Em dezembro de 1957 pouco mais de 2.200 pessoas moravam na Cidade Livre, nome original do que hoje conhecemos como Núcleo Bandeirante. Era o centro comercial da capital que estava sendo construída, atendendo aos mais de seis mil moradores do Plano Piloto e outros três mil que ficavam nos acampamentos das construtoras.

    A cidade tinha apenas um ano de idade, desde que Bernardo Sayão havia assentado pessoalmente o restaurante Pellechia, um hotel, dois mercados e um açougue. Já tinha outros hotéis, lojas, casas noturnas e até algumas indústrias pequenas, muitas oficinas mecânicas e até uma moagem de café.

     Foi ali que, no dia 14 de dezembro, desabou o primeiro temporal que se tem notícia no que seria o Distrito Federal.

     As construções eram todas precárias, porque aquela cidade nasceu para ser demolida assim que Brasília fosse inaugurada. Paredes e pisos de madeira, teto de zinco ou palha, puxados de lona, ruas de terra batida, conforto mínimo; parecia com as cidades do velho-oeste norte-americano que se via nos filmes – a diferença é que não eram permitidas armas.

     Era uma época de muito trabalho para o incipiente Corpo de Bombeiros. Com tanto material de fácil combustão, fogões de lenha, tempo seco e vento forte, o fogo se alastrava com velocidade. E havia também a esperteza da população: cada sinistro era compensado com uma casa de alvenaria construída pelo governo no mesmo lugar do incêndio… [...]”

PESTANA, Paulo. Água que vem do céu. Correio Braziliense, 06 de março de 2022. Crônicas. Disponível em:https://blogs.correiobraziliense.com.br/paulopestana/agua-que-vemdo-ceu/. Acesso em: 11 mar. 2022.


Com base em suas características, pode-se afirmar que há, nesse trecho, o predomínio de passagens

Alternativas
Q1908080 Português

Leia o fragmento abaixo.


    “[...] em relação às crianças moradoras de condomínios brasileiros, é senso comum a afirmação de que elas são espacialmente confinadas. No entanto, os relatos das famílias mostram1 que elas desfrutam de muita mobilidade pelo condomínio, pela cidade e fora dela, além de experimentarem diversos meios de transporte, embora pouco andem2 a pé e quase nunca desacompanhadas.

    Na cidade de Belo Horizonte, nos últimos anos, tem sido3 comum a realização, nesses estratos sociais, de festas infantis “em trânsito”. Seja em uma boatebus ou em uma luxuosa limusine, as crianças comemoram com os amigos dentro de um veículo em circulação, com parada em pontos da cidade para fotos. Assim, a mobilidade, mais do que o confinamento, é que parece4 caracterizar a socialização dessas crianças, para quem o domínio do espaço é favorecido por práticas multiespaciais. No entanto, esses diversos deslocamentos não garantem5 a essas crianças vivências e relações diversificadas. Ao contrário: embora os deslocamentos sejam intensos, os espaços frequentados são, assim como os condomínios, fortemente selecionados e monitorados. [...]”

CARVALHO, Cibele Noronha de; NOGUEIRA, Maria Alice. “Nascer em berço de ouro”: o quarto infantil como instância socializatória. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e234058, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Dnc9NfW8x4443rSbZx63wpQ/?format=pdf &lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2022.


Assinale a alternativa que apresenta uma explicação correta sobre a concordância dos verbos assinalados nesse fragmento.  

Alternativas
Q1908079 Português

Leia o texto a seguir.


     “Horror, não tenho dúvidas, é temperatura. Ou melhor, é variação de temperatura. Qualquer história assustadora que se pretenda como tal deve conter, em si, uma transição, uma mudança de um estado inicial específico para outro bem distinto. E a temperatura – ou o clima, para usarmos um termo caro ao gênero – acaba sendo o vetor principal dessa alteração [...].

     Sua projeção é dupla: diz respeito tanto aos personagens ficcionais (que se apavoram, gritam e às vezes morrem) quanto a nós, leitores, espectadores ou jogadores (que com eles nos apavoramos e gritamos). Dentro ou fora da obra de horror, a coisa tem que ferver. Mais ou menos como o sapo na panela em fogo baixo: quando o bicho decide sair, é tarde demais.”

NESTAREZ, Oscar. Termômetro do horror: como o gênero se apresenta em diferentes graus. Galileu, 15 de fevereiro de 2022. Cultura. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2022/02/termometro-do-horror-como-o-genero-se-apresenta-em-diferentes-graus.html. Acesso em: 11 mar. 2022.


No intuito de explicar o que deve conter o gênero terror, percebe-se que o autor utilizou, no trecho apresentado, certas passagens perpassadas pela figura de linguagem conhecida como:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: E
5: B