A respeito da organização administrativa do Distrito Federal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883781 Legislação Estadual

A respeito da organização administrativa do Distrito Federal, julgue o item a seguir.


Os administradores regionais não podem receber remuneração dos cofres públicos do Distrito Federal pelo serviço que prestam, de modo que exercem essa atividade pro bono.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão:

O tema central da questão é a organização administrativa do Distrito Federal, especialmente sobre a remuneração dos Administradores Regionais. O enunciado sugere, equivocadamente, que tais agentes exercem suas funções de maneira pro bono, ou seja, sem remuneração.

A legislação aplicável ao caso é a própria Lei Orgânica do Distrito Federal, que, no Art. 10, § 2º, dispõe:

“§ 2º A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal.”

Fica claro, portanto, que os Administradores Regionais recebem, sim, remuneração dos cofres públicos; apenas existe um limite máximo, vinculado ao subsídio dos Secretários de Estado. Logo, a afirmação do enunciado está em desacordo com o texto legal, pois seus serviços não são gratuitos.

Exemplo prático: Imagine que João, nomeado Administrador Regional, realiza a gestão de uma Região Administrativa específica do DF. Ao final do mês, João recebe sua remuneração regular, calculada dentro dos limites legais que não podem ultrapassar o subsídio de um Secretário de Estado.

Justificativa da alternativa correta (Errado):
A alternativa correta é “Errado”, pois o texto da Lei Orgânica do DF expressamente prevê o direito à remuneração do cargo, não havendo base normativa para afirmar que tal função é exercida de forma gratuita.

Pegadinha da questão:
O termo pro bono pode levar o candidato a pensar em hipóteses excepcionais, mas no âmbito da estrutura administrativa típica, não existe gratuidade obrigatória para o exercício desses cargos. Fique atento a expressões absolutas e generalizações sem respaldo legal!

Doutrina de apoio: Dirley da Cunha Júnior (“Curso de Direito Constitucional”) e Alexandre de Moraes (“Direito Constitucional”) reforçam que, apesar do controle e limite, há remuneração para Administradores Regionais, nos termos da Lei Orgânica do DF.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 33. da LODF. O Distrito Federal instituirá regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, autárquica e fundações públicas, nos termos do art. 39 da Constituição Federal.

  • § 5º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Secretários de Estado, os administradores regionais e os demais casos previstos na Constituição Federal são remunerados exclusivamente por subsídio, fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 19, IX e X.

E ainda sobre a remuneração dos Administradores Regionais:

Art. 10. da LODF O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento sócio-econômico e à melhoria da qualidade de vida.

  • § 2º A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Governo do Distrito Federal

Os Administradores possuem remuneração igual ou menor referente à remuneração salarial dos secretários de estado

Os Administradores possuem remuneração igual ou menor referente à remuneração salarial dos secretários de estado

Oxi, nunca na vida!

Essa era para ninguém reclamar de não acertar sobre lei orgânica do DF.

Tão fácil que parece até pegadinha!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo