Conforme o Plano Municipal de Educação, no seu Art. 10, o S...
Fonte: https://tinyurl.com/4tut6esz
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado: A questão exige que o candidato identifique o destino das informações produzidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, conforme previsto no Plano Municipal de Educação de São Miguel do Oeste, referência direta ao que já está estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e ao Plano Nacional de Educação.
Legislação Aplicável:
LDB (Lei nº 9.394/1996), art. 9º, §2º: “A União coordenará a política nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental [...]”.
Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014), Meta 7: Fomenta a avaliação da qualidade e orientação de políticas públicas.
Tema Central: O tema central é a finalidade das informações produzidas pelas avaliações nacionais: subsidiar a avaliação da qualidade da educação e orientar políticas públicas. Isso garante melhorias efetivas no ensino básico.
Exemplo Prático: Imagine os resultados de uma avaliação nacional mostrando baixo desempenho em leitura. Com base nisso, a Secretaria Municipal pode adotar novas estratégias pedagógicas voltadas à alfabetização, usando esses dados para agir de modo concreto.
Justificativa da Alternativa Correta: Letra B – “Para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.” Essa alternativa está em conformidade literal com a legislação, pois a avaliação serve como instrumento para avaliar a qualidade do ensino e para orientar a formulação e ajuste de políticas públicas educacionais.
Análise das Alternativas Incorretas:
A) Embora a expansão seja importante, a alternativa não contempla a avaliação da qualidade e orientação como propósitos centrais.
C) Fala em “propor políticas”, mas omite a função avaliativa e não especifica a orientação das políticas por meio das avaliações.
D) Refere-se a investimento público e não ao destino das informações das avaliações, fugindo ao foco principal da questão.
Pegadinhas: Atenção: Muitas alternativas misturam termos como expansão, implementação e investimento, que apesar de relevantes em educação, não são a finalidade principal do sistema de avaliação.
Doutrina: Como destaca José Carlos Libâneo (“Didática”), as avaliações nacionais devem servir para “orientar decisões e políticas, visando à qualidade e à equidade”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo