De acordo com a LDB, em seu Título V, tem por finalidades d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1134765 Pedagogia
De acordo com a LDB, em seu Título V, tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito comentado:

A alternativa correta é a C - Educação Básica.

O Título V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), mais especificamente nos artigos 22 e 23, define a Educação Básica como a etapa da educação brasileira que visa desenvolver o educando, garantindo-lhe uma formação fundamental para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meios para que possa progredir tanto no trabalho quanto em estudos posteriores. Esta etapa é composta pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Essa formação é considerada indispensável, pois é na Educação Básica que se estabelecem as bases para o desenvolvimento integral do indivíduo, incluindo aspectos cognitivos, físicos, sociais, emocionais e culturais. O objetivo é preparar o aluno não somente para o mercado de trabalho, mas também para que ele possa ter um contínuo processo de aprendizado ao longo da vida, além de exercer a cidadania de forma ativa e consciente.

As alternativas A - Conhecimento adquirido para surdos e B - Educação Especial não são corretas porque referem-se a modalidades específicas de educação direcionadas para públicos com necessidades especiais, o que não é o foco da questão. Já a alternativa D - Pesquisas superiores também não é adequada, pois trata de um estágio de formação além da Educação Básica, ou seja, a Educação Superior, a qual possui outros objetivos e diretrizes específicas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

educação Básico, assim como a educação Superior, são NÍVEIS DE ENSINO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo