Os impostos que integram o Sistema Tributário Nacional poss...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q941328 Direito Tributário
Os impostos que integram o Sistema Tributário Nacional possuem características e elementos próprios que os diferenciam uns dos outros. Nesse contexto, é correto afirmar que o
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema da Questão: Conceito de Tributo e Espécies Tributárias.

A questão aborda características específicas de impostos dentro do Sistema Tributário Nacional, exigindo o conhecimento de como cada imposto é aplicado e suas particularidades legais.

Legislação Aplicável: A questão se baseia principalmente na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional (CTN).

Alternativa Correta: B - Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza é informado pelo critério da generalidade.

Justificativa: O Imposto sobre a Renda é um exemplo clássico de imposto que segue o princípio da generalidade, conforme previsto no artigo 153, inciso III, da Constituição Federal. Isso significa que ele é aplicado a todas as pessoas que auferem renda, independentemente da origem ou natureza dessa renda.

Exemplo Prático: Todos os cidadãos que recebem salários, aluguéis, ou qualquer tipo de rendimento estão sujeitos ao imposto de renda, independentemente de sua profissão ou atividade econômica.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) são impostos cumulativos.
Erro: Tanto o ICMS quanto o IPI são impostos não cumulativos, o que significa que o imposto pago em etapas anteriores pode ser compensado nas etapas subsequentes. Isso está em conformidade com o princípio da não cumulatividade do artigo 155, § 2º, inciso I, da Constituição Federal.

C - Imposto Territorial Rural (ITR) não pode ter alíquotas progressivas.
Erro: O ITR pode ter alíquotas progressivas de acordo com a utilização e dimensão da propriedade, conforme permitido pelo artigo 153, § 4º, inciso I, da Constituição Federal.

D - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) incide sobre o serviço de comunicação.
Erro: O ISSQN não incide sobre serviços de comunicação; estes são tributados pelo ICMS, conforme artigo 155, inciso II, da Constituição Federal.

E - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não pode ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização do veículo.
Erro: O IPVA pode, sim, ter alíquotas diferenciadas conforme o tipo e a utilização do veículo, de acordo com a legislação estadual.

Pegadinhas: A questão apresenta pegadinhas ao confundir impostos cumulativos com não cumulativos e ao sugerir restrições que não existem para alíquotas progressivas ou diferenciadas. Para evitá-las, o candidato precisa compreender bem os princípios e regras que regem cada imposto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B


CF 88


Seção III

DOS IMPOSTOS DA UNIÃO


Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

I - importação de produtos estrangeiros;

II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;

III - renda e proventos de qualquer natureza;

IV - produtos industrializados;

V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários;

VI - propriedade territorial rural;

VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

§ 1º É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V.

§ 2º O imposto previsto no inciso III:

I - será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei;

Gabarito: B


Por generalidade, entende-se que todos que auferirem renda devem pagar o IR. Ao passo que, por universalidade, tem-se a determinação de que todos os rendimentos auferidos sejam tributados pelo IR, independentemente de serem nacionais ou estrangeiros. Profa. Josiane Minardi

Gabarito: B

A solução para todas as respostas podem ser encontradas na própria Constituição Federal.

A) Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) são impostos cumulativos ( ERRADO). Tanto o ICMS quanto o IPI são não-cumulativos (art. 153, §3º, II e art. 155, §2º, I da CF)

B) Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza é informado pelo critério da generalidade. (CORRETO) Previsão no art. 153, §2º, I da CF.

C) Imposto Territorial Rural (ITR) não pode ter alíquotas progressivas.(ERRADO)- Conforme art. 153, §4º, I da CF o ITR"será progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas"

D)Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) incide sobre o serviço de comunicação. (ERRADO)- Nesse caso incidirá apenas o ICMS (art. 155,II da CF) sob pena de bitributação.

E) Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não pode ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização do veículo. (ERRADO)- Conforme o art. 155, §6º, II o IPVA  "poderá ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização".

Caso eu esteja errado, podem me corrigir.

Segue o fluxo!

Para os que tem pressa:


(A) ICMS e  IPI - são não cumulativos

 

(B) IR e ISSQN  é informado pela generalidade (CORRETA)


(C) ITR é progressivo (e suas alíquotas servirão pra desistimular as terras improdutivas)

 

(D) sobre serviço de comunicação incide - ICMS (Não ISSQN)

 

(E) IPVA - tem alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização do veículo.

 

 

Por generalidade, entende-se que todos que auferirem renda devem pagar o IR. Ao passo que, por universalidade, tem-se a determinação de que todos os rendimentos auferidos sejam tributados pelo IR, independentemente de serem nacionais ou estrangeiros. Profa. Josiane Minardi

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo