Os documentos curriculares produzidos pela rede municipal ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2521537 Legislação dos Municípios do Estado do Ceará
Os documentos curriculares produzidos pela rede municipal de educação de Sobral (CE) são voltados às seguintes áreas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D) Educação Infantil, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Interpretação do Enunciado: A questão busca saber em quais áreas a rede municipal de educação de Sobral direciona seus documentos curriculares. Trata-se de conhecer a estrutura e prioridades curriculares do município, elemento central em provas para Professor de Ensino Fundamental.

Legislação Aplicável:
No âmbito local, as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Sobral estabelecem os componentes curriculares obrigatórios. Apesar de não haver menção a leis federais ou estaduais específicas na questão, vale destacar que Sobral possui documentos próprios que encontram fundamento orientador na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mas estruturam-se de acordo com a sua realidade.

Tema Central: O conhecimento central é a familiaridade com os referenciais curriculares específicos de Sobral, onde os documentos orientam as práticas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental prioritariamente nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Exemplo Prático: Em uma escola municipal de Sobral, o plano de ensino de 2º ano do Ensino Fundamental baseia-se em documentos curriculares municipais e estrutura as aulas e avaliações de acordo com os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa D está correta porque reflete precisamente as áreas de enfoque dos documentos curriculares de Sobral – Educação Infantil e, no Ensino Fundamental, ênfase em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Análise das Alternativas Incorretas:
A) Inclui “suas modalidades” de forma genérica, mas os documentos são direcionados para as áreas específicas.
B) Errado por restringir indevidamente à Educação Especial, que não é área curricular isolada, e sim modalidade que transversaliza.
C) “Inovação” não é considerada disciplina ou área curricular estabelecida no contexto dos documentos de Sobral.

Estrategias e Pegadinhas: Cuidado com termos genéricos ou a inclusão de áreas ou modalidades não contempladas expressamente pelos documentos da rede de Sobral.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo